

Porta Nigra é mais um daqueles jogos maravilhosos que pouca gente conhece. Aquele que vc não dava nada e te entrega muito. Tive a oportunidade de jogar um este fim de semana e foi só alegria.
Neste jogo vc irá construir a grandiosa cidade romana Augusta Treverorum, a Morada do Imperador. Cidade mundialmente conhecida em sua época, e que pode ser visitada até os dias de hoje. Em sua entrada temos a famosa Porta Nigra, o "Portão Negro", onde o jogo se passa.
Este é um jogo de ações simples mas com nível de estratégia altíssimo! Suas ações giram ao redor do centro da cidade, onde há um mercado onde vc irá adquirir os materiais necessários para construir os edifícios. Você irá controlar um mestre construtor que só pode construir e adquirir materiais onde eles estiver, e girar pela cidade pode se tornar uma tarefa muito cara, então planeje bem suas ações.

Sua missão é basicamente construir torres pela cidade. E essas torres podem ser de 5 cores diferentes, cada uma com seu valor (tanto para construir, quanto pra pontuar). Primeiro vc adquire os tijolos no mercado, e depois escolhe um dos 4 quadrantes pra construir (cada um com sua própria demanda). Ao construir marca-se pontos e adquire alguns bonus.
O jogo tbm tem um sistema de ações bem interessantes: cada jogador tem um baralho idêntico e a cada turno vc terá à sua disposição 2 cartas. As cartas possuem de 5 a 3 ações disponíveis, mas vc só pode executar de 2 a 3 dessas ações. Nisso estão as ações de comprar do mercado, construir, dentre outros bônus. Ou seja, nem sempre vc consegue fazer tudo na hora que quiser. Planejamento e contenção de danos à todo momento!

Disputa ponto a ponto, componentes lindíssimos, tabuleiro crescendo a cada rodada, regras simples e decisões difíceis… tudo isso acontecendo em PORTA NIGRA! Um verdadeiro JOGAÇO, que merece um pouco mais de atenção.
