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Arquiteto Infame - Arquitetos do Reino Ocidental

Arquitetos do Reino Ocidental
  • avatar
    neoMarcos10/03/20 10:00
    avatar
    neoMarcos
    10/03/20 10:00
    335 mensagens MD

    Joguei Arquitetos do Reino Ocidental com 4 jogadores. Foi uma partida bem interessante pela variação de estratégias que deram certo e errado, em apenas uma hora e meia de jogo. Como éramos alguns jogadores na primeira partida, não fizemos a seleção das construções iniciais e minha estratégia partiu da mão inicial.

    Eu tinha várias construções de valor baixo, mas que me ajudavam a construir repetidamente ou conseguir recursos. Assim, foquei em juntar bastante recurso para encadear as construções. Outra das minhas cartas permitia pontuar por pedreiros entre meus ajudantes, por isso comecei a juntar vários. Tudo apontava para um jogo com baixa reputação, os pedreiros disponíveis eram de mercado negro ou pagar dívidas, o posto fiscal ficou com muito dinheiro algumas vezes, e finalmente, eu comprei uma construção que dava pontos por débitos pagos. Ainda assim, eu demorei para mergulhar minha reputação e perdi pelo menos duas oportunidades de ir no Posto Fiscal.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/37c11_7bzqjp.jpg

    Os adversários souberam aproveitar esse tempo para montar seus jogos. Os três começaram indo pela catedral, o que me desmotivou a seguir o mesmo rumo. O mais interessante é que dois deles, o vencedor e vice, mantiveram cartas de construções em mãos para fazer uma virada na partida, mesmo não alcançando o topo da catedral. Enquanto isso, eu estava bem atrasado porque comecei a seguir pela baixa reputação tarde e sem o dinheiro do posto fiscal. Assim, acabei fazendo ações de prisão e entrega para fazer dinheiro. A vantagem era que essa ação tem sinergia com pagamento de débitos. Por fim, eu estava fundo na reputação e precisava recuperar os 9 pontos que isso me custaria portanto tive que me posicionar no depósito real.

    Nesse momento do jogo, faltava apenas 1 trabalhador para acabar a partida, mas os adversários juntavam recursos. Com medo do que isso poderia gerar, resolvi fazer a última construção da partida, contando que eu teria mais uma rodada para ficar com apenas 1 ponto negativo na reputação. A ideia era que eles não estivessem prontos para a última construção, mas era tarde e dois de três jogadores construíram prédios de muitos pontos na rodada final.

    Eles tiveram tempo para essa troca de direção, graças a perda de tempo nos meus planos, e ao jogador que chegou ao topo da catedral não ter mais jogada após chegar lá. Uma vez no topo, e sem cartas de construção, ele também deixou o jogo solto para os adversários. Espero jogar novamente em breve, achei muito interessante como essa partida permitiu variações nos planos de cada jogador.

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    Comentários:

  • glaubercavassani
    176 mensagens MD
    avatar
    glaubercavassani10/03/20 12:05
    glaubercavassani » 10/03/20 12:05

    Olá tudo bem?

    Venho ensaiando um tempo já pra comprar este jogo. Acredita que há uma boa aceitação por parte do pessoal? Por aqui, ninguém tá muito acostumado com jogos mais experts, no máximo, um 7 Wonders ou Luxor (que ainda é família).

    Meu medo é por na mesa 1 vez só e ninguém mais querer.

    Valeu!

    1
  • JMax
    223 mensagens MD
    avatar
    JMax10/03/20 12:21
    JMax » 10/03/20 12:21

    Arquitetos é um jogo simples, mas muito gostoso de jogar.

    À medida que vamos jogando, vamos aprendendo a criar combos e a readaptar nossa estratégia ao longo do jogo.

    Como dica eu diria que é sempre bom você manter e construir ao menos uma construção com grande pontuação e umas duas medianas. As de baixo custo eu não costumo construir a menos que me dê uma pontuação extra de fim de jogo.

    O mercado negro eu costumo usar esporadicamente, quando for realmente útil pra finalizar algo que já estou fazendo. Montar uma estratégia baseada na virtude baixa é algo que deve ser planejado, senão você se prejudica mais que beneficia. Mas um amigo meu já chegou a quitar umas dez cartas de débito numa rodada e se encheu de pontos. É tudo questão de você criar um combo.

    Ah, e o jogo fica melhor ainda quando você usa a variante de habilidade única de cada personagem!

    2
  • neoMarcos
    335 mensagens MD
    avatar
    neoMarcos10/03/20 14:19
    neoMarcos » 10/03/20 14:19

    glaubercavassani::Olá tudo bem?

    Venho ensaiando um tempo já pra comprar este jogo. Acredita que há uma boa aceitação por parte do pessoal? Por aqui, ninguém tá muito acostumado com jogos mais experts, no máximo, um 7 Wonders ou Luxor (que ainda é família).

    Meu medo é por na mesa 1 vez só e ninguém mais querer.

    Valeu!

    Olá, obrigado Glauber! Tudo certo.

    Se seu grupo está aceitando bem 7 Wonders, que tem bastante simbologia e combos, Arquitetos não será grande problema. Ele vai ter cartas na mão, com simbologia que não é difícil acostumar e vai ter um conceito normal de juntar recursos para construir algo. A novidade será a apenas a alocação de trabalhadores, mas não vejo onde isso poderia afastar jogadores.

    Além disso, é um jogo rápido se todos os jogadores entendem que as principais pontuações vem de construir (catedral/prédios). Tente deixar isso claro.
    JMax:: Arquitetos é um jogo simples, mas muito gostoso de jogar.

    À medida que vamos jogando, vamos aprendendo a criar combos e a readaptar nossa estratégia ao longo do jogo.

    Como dica eu diria que é sempre bom você manter e construir ao menos uma construção com grande pontuação e umas duas medianas. As de baixo custo eu não costumo construir a menos que me dê uma pontuação extra de fim de jogo.

    O mercado negro eu costumo usar esporadicamente, quando for realmente útil pra finalizar algo que já estou fazendo. Montar uma estratégia baseada na virtude baixa é algo que deve ser planejado, senão você se prejudica mais que beneficia. Mas um amigo meu já chegou a quitar umas dez cartas de débito numa rodada e se encheu de pontos. É tudo questão de você criar um combo.

    Ah, e o jogo fica melhor ainda quando você usa a variante de habilidade única de cada personagem!

    Nunca pensei numa estratégia prévia dos prédios, João. Nessa partida, eu sai com prédios de pontuação baixa e mediana, e alguns que geravam pontos extras. Realmente não foi suficiente.

    Eu quero seguir jogando mais vezes, com um mesmo grupo, para experimentar as habilidades variantes. Todos que jogam se mostram curiosos por tentar.

    0
  • glaubercavassani
    176 mensagens MD
    avatar
    glaubercavassani10/03/20 14:21
    glaubercavassani » 10/03/20 14:21

    neoMarcos::
    glaubercavassani::Olá tudo bem?

    Venho ensaiando um tempo já pra comprar este jogo. Acredita que há uma boa aceitação por parte do pessoal? Por aqui, ninguém tá muito acostumado com jogos mais experts, no máximo, um 7 Wonders ou Luxor (que ainda é família).

    Meu medo é por na mesa 1 vez só e ninguém mais querer.

    Valeu!

    Olá, obrigado Glauber! Tudo certo.

    Se seu grupo está aceitando bem 7 Wonders, que tem bastante simbologia e combos, Arquitetos não será grande problema. Ele vai ter cartas na mão, com simbologia que não é difícil acostumar e vai ter um conceito normal de juntar recursos para construir algo. A novidade será a apenas a alocação de trabalhadores, mas não vejo onde isso poderia afastar jogadores.

    Além disso, é um jogo rápido se todos os jogadores entendem que as principais pontuações vem de construir (catedral/prédios). Tente deixar isso claro.

    JMax:: Arquitetos é um jogo simples, mas muito gostoso de jogar.

    À medida que vamos jogando, vamos aprendendo a criar combos e a readaptar nossa estratégia ao longo do jogo.

    Como dica eu diria que é sempre bom você manter e construir ao menos uma construção com grande pontuação e umas duas medianas. As de baixo custo eu não costumo construir a menos que me dê uma pontuação extra de fim de jogo.

    O mercado negro eu costumo usar esporadicamente, quando for realmente útil pra finalizar algo que já estou fazendo. Montar uma estratégia baseada na virtude baixa é algo que deve ser planejado, senão você se prejudica mais que beneficia. Mas um amigo meu já chegou a quitar umas dez cartas de débito numa rodada e se encheu de pontos. É tudo questão de você criar um combo.

    Ah, e o jogo fica melhor ainda quando você usa a variante de habilidade única de cada personagem!

    Nunca pensei numa estratégia prévia dos prédios, João. Nessa partida, eu sai com prédios de pontuação baixa e mediana, e alguns que geravam pontos extras. Realmente não foi suficiente.

    Eu quero seguir jogando mais vezes, com um mesmo grupo, para experimentar as habilidades variantes. Todos que jogam se mostram curiosos por tentar.

    Olá boa tarde!
    Hum entendi. É vou analisar mais um pouquinho, ao menos você me deixou mais confiante na aquisição dele rs.
    Um abraço e obrigado pela dica.

    1
  • PedroMVM
    726 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM10/03/20 16:38
    PedroMVM » 10/03/20 16:38

    Algumas dicas que podem ajudar:
    - Não deixe seus adversários coletarem muitos recursos, use e abuse da captura. Se você deixar o cara pegar 2 ou 3 ouros por turno vai ficar fácil pra ele.
    - A catedral requer ora madeira ou pedra, ora mármore, além de uma carta de construção. Se você perceber que alguém vai focar na catedral tente evitar que ele colete os recursos.
    - O posto fiscal é uma excelente forma de conseguir dinheiro, ainda mais combinando com o aprendiz que reduz um ponto de reputação ao invés de dois. Dependendo do quanto coletar pode pagar algumas cartas de débito no próximo turno (uma carta para casa trabalhador alocado na prisão).
    - Estude as cartas de construção e de aprendizes que existem no jogo. Veja as combinações de pontos das construções, o quanto cada uma pode chegar, para saber quais priorizar nos jogos futuros, caso parem na sua mão. Lembre-se que há um draft no início do jogo, daí você vai escolher melhor sua mão inicial.
    - Da mesma forma, os aprendizes podem ajudar, não apenas para a construção pelo ícone dele, mas pelas habilidades especiais de cada um. Analise os oito iniciais, veja as possibilidades deles na sua estratégia e não tenha medo de gastar moeda para pegar um mais distante.
    - Por fim, jogar com as habilidades especiais de cada arquiteto deixa o jogo MUITO mais legal. 

    Há uma variante que o próprio autor deixou no BGG que pode interessar para acelerar o jogo: cada jogador escolhe um aprendiz entre os oito abertos, em ordem inversa à rodada, sem custo. Depois os aprendizes são repostos normalmente, conforme as regras do jogo.

    2
  • JMax
    223 mensagens MD
    avatar
    JMax11/03/20 11:07
    JMax » 11/03/20 11:07

    Essas dicas do @PedroMVM são muito importantes.

    E essa regra da variante (cada jogador escolhe um aprendiz entre os oito abertos, em ordem inversa à rodada, sem custo, de modo que cada jogador começa já com um), já foi usada em Paladinos e é regra oficial na expansão de Arquitetos (que se chama Era dos Artesãos).

    Eu esqueci de comentar a questão das construções de baixo custo. Não costumo construir muitas porque, a cada uma construída, é um trabalhador a menos pra mim, que poderia ser utilizado em outras coisas. Por isso é bom pesar na hora de construí-las.

    Já as construções que valem muitos pontos, mesmo que a habilidade dela não tenha um grande impacto na sua estratégia a pontuação dela já contribui pra sua vitória.

    No mais, é como Pedro falou. Você deve construir sua estratégia mas não pode deixar a galera sair fazendo combos de aprendizes, construções e quantidade de trabalhadores em excesso em um local.

    Uma parte muito importante desse jogo é frear os oponentes de vez em quando e de maneira que possa atrasá-los o máximo possível, sem prejudicar os seus planos.

    2
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