GabrielAlmeida::Acho que o tempo de partida propriamente dito do TfM não é seu principal detrator. Acrescento a ele a entrega e essa sim é a combinação que faz com que TfM seja, para mim, um lixo de jogo quando comparado aos seus pares.
A relação tempo x experiência de TfM é, para mim, péssima. No mesmo tempo que jogo uma partida de TfM, posso jogar uma e meia de Projeto Gaia ou uma de Dominant Species ou Food Chain, que são experiências muito mais completas.
O jogo é muito propenso a AP, torna-se uma bagunça nas rodadas mais avançadas pelo tanto de cartas que você tem em seu tableau e tem que levá-las em consideração para combar entre si e com novas cartas. Esse é um dos principais motivos do tempo longo das partidas e causa do downtime.
Para finalizar, o jogo tem INTERAÇÃO ZERO (o famoso multiplayer solitaire), algo que venho abominando nos jogos ultimamente. Você tem pouquíssima ingerência no jogo dos outros jogadores, e quando ocorre é na forma de take that pobre e barato.
Tirando a parte do "lixo", eu realmente entendo, compreendo e concordo com o que você comentou, o curioso é que mesmo assim ainda tenho vontade de jogar ele hehehe
Talvez pelo próprio grupo aqui, que não é "tão fera" em jogos mais complexos, onde acabam não querendo jogar ou fazem demorar muito, ou ter que sempre explicar regras, onde TM tem mais chances de ver mesa, realmente não sei.
Você acha que a interação do Gaia é muito maior que a dele? Lá temos uma disputa de territórios, e mais no final os topos das tecnologias e a disputa por algumas peças e aqueles lugares comuns durante o jogo.
No TM além dos take that, tem todo o controle do território também (cidades e florestas, se deixar alguém livre lá e cara dá a surra nos pontos), e marcos e prêmios, que dão uma disputa legal.
Ambos não tem taaanta interação assim hehe