Por W. Eric Martin
Traduzido por Marcolino
“
Cada carta representa um convidado. A frente da carta retrata o convidado vivo; as costas retrata o convidado morto.”
A sentença acima não é muito vista em um jogo publicado, mas você a encontrará nas regras de
The Bloody Inn, do designer
Nicolas Robert e apresentando uma arte brilhante feita por
Weberson Santiago, que a editora belga
Pearl Games pretende lançar na
Spiel 2015. A ambientação do jogo vem de fatos reais que datam de 1831, um julgamento de assassinato no departamento de Ardèche no sul da França relacionados a eventos na L'Auberge de Peyrebeille (a Taverna de Peyrebeille). Um resumo da Wikipédia:
O dono da estalagem, Pierre e Marie Martin, e seus empregados Jean Rochette foram presos em 1831 depois que um cliente, Jean-Antoine Enjolras, foi encontrado morto em um rio próximo, seu crânio estava esmagado. Depois eles foram considerados culpados de seu assassinato. Durante o julgamento subsequente, numerosas testemunhas testemunharam outros crimes cometidos pelos acusados, incluindo mais de cinquenta assassinatos na estalagem, e para agravar as circunstâncias, estupros e canibalismo. Havia rumores que os donos costumavam servir a suas próximas vítimas refeições com partes de corpos cozidos de suas vítimas anteriores. Os acusados foram condenados apenas pela morte de Enjolras, e foram sentenciados a morte. Eles foram executados por guilhotina na frente da taverna, com uma platéia de 30.000 espectadores.
Em
The Bloody Inn, os jogadores representam estalajadeiros que não são tão desagradáveis, mas que estão dispostos a fazerem mais do que limparem lençóis para ganharem dinheiro. Durante as duas temporadas do jogo, os jogadores verão vários hóspedes passarem por sua estalagem compartilhada, com alguns deles saindo para retornar em seguida, alguns deles não tendo tanta sorte, e alguns deles sendo convidados a tomarem parte em seus negócios nefastos.
Os hóspedes vêm em seis tipos – mercadores, artesãos, nobres, religiosos, policiais e camponeses – onde cada tipo tem sua própria cor e cada hóspede tem um nível de 0 a 3, onde todos os camponeses são 0. Muitos hóspedes possuem especialidades relacionadas a seu background: os mercadores, por exemplo, tem muito dinheiro, portanto eles estão dispostos a subornarem outros hóspedes, enquanto os artesãos podem ajudar na construção de anexos para guardarem os hóspedes que “decidirem” ficar um pouco mais.
Cada jogador começa com dois camponeses na mão, e cada turno começa com um hóspede chegando na estalagem, e cada quarto aberto – alguns controlados pelos jogadores e outros simplesmente abertos – recebendo um hóspede. Então os jogadores terão duas ações, uma de cada vez, com as ações sendo como se segue:
- Subornar um viajante, seja um hóspede ou um camponês, colocando esta carta em sua mão para ser usada depois;
- Construir um anexo, usando um hóspede em sua mão para representar o anexo atrás da estalagem (colocando a carta na mesa);
- Agredir um viajante, sendo um hóspede ou camponês, virando a carta de face para baixo;
- Enterrando um corpo em um anexo, que com o tempo sua carteira irá terminar misteriosamente em suas mãos – ou dividido entre você e o dono do anexo;
- Lavar dinheiro, já que tem um limite máximo de 40 francos que você deseja manter em mãos de uma vez só.
Para cada uma das quatro ações, você precisa descartar cartas da mão para executá-las, com você descartando quantas cartas necessárias ao nível (0-3) do alvo em questão. Quer subornar um barão de nível 0? Você pode falar mole com um tolo crédulo sozinho? Um príncipe de nível 3, por outro lado, precisará de algumas outras bocas para convence-lo de que está fazendo a coisa certa. Quando a especialidade do hóspede corresponde com sua ação – subornar / construir / atacar / enterrar – este hóspede retorna para sua mão no final do turno.
Protótipo apresentado na Gen Con 2015 durante um evento para a imprensa.
Depois que cada um dos jogadores tiver feito duas ações, se algum policial estiver em um quarto, todos que tiverem corpos não enterrados terão de pagar 10 francos por corpo como suborno, então descartará o corpo, assim não podendo coletar suas bolsas. Se tiver algum hóspede em quartos que administra, você coletará um pagamento pela hospedagem na manhã e os deixará seguir seu caminho, talvez para vê-los novamente no caminho de casa. Finalmente, você pagará custos por aqueles que empregar (por cartas na mão).
Quanto mais alto o nível do hóspede, mais dinheiro ele carrega, mas maior é esforço requerido para fazer qualquer coisa com essa pessoa. Nem todos os hóspedes podem ajudá-lo a construir anexos, mas aqueles que podem dão poderes especiais para a construção, dinheiro adicional para hóspedes do mesmo tipo que deram uma forma de escapar depois de duas temporadas ou a habilidade de subornar, atacar ou enterrar tantos viajantes quanto puder pagar numa única ação.
Quando todos os hóspedes – o que sobrou deles – tiverem passado por sua estalagem uma segunda vez, você recolhe os fundos dos anexos e soma eles a suas entradas e francos em mãos para ver qual estalajadeiro possui a estalagem mais rentável.
Quanto os rumores de canibalismo, bem, talvez vejamos na expansão
The Bloody Inn: Sweetmeats em futuro próximo...