Acabamos hoje a campanha de King's Dilemma!
Foram 17 jogos no total, incluindo uma rodada jogando o prólogo promocional. Jogamos todas as rodadas com as mesmas quatro pessoas.
O primeiro ponto a destacar é a história: assim como no mundo real, no reino fictício de Ankist, vários eventos distintos acontecem ao mesmo tempo, cada um impactando de uma forma diferente o futuro do reino. Estes eventos são apresentados na forma de cartas de dilema, com dois possíveis resultados nos quais os jogadores (os conselheiros do reino) devem votar para definir como aquele problema será resolvido. Cada conselheiro vota em função do que deseja que aconteça com o reino, para proveito próprio ou da nação.
Sem entrar em mais detalhes da mecânica do jogo ou das instruções (até pra não dar spoiler), segue abaixo o que eu vi como pontos positivos, neutros e negativos:
Positivos:
+ A história é muito bem escrita! Com certeza é o ponto principal do jogo, e o gameplay consegue nos inserir nesse universo de forma satisfatória;
+ O jogo evita de se tornar repetitivo com pequenas modificações nas regras causadas pelas cartas reveladas ou pelas cartas de evento;
+ Jogo possui algumas "catch up mechanics" (ordem da escolha de alinhamentos, ordem inicial de votação, ...) para tentar evitar que algum jogador fique muito atrás ou muito na frente, o que é necessário quando se tem uma campanha tão longa com os mesmos jogadores;
Neutro:
º Em nenhum momento o manual fala como ganhar o jogo, ou o que são decisões boas ou ruins. A consequência disto é que no começo do jogo não se tem noção do peso das decisões de cada um (por exemplo, um amigo pegou 4 adesivos negativos em uma mesma rodada e levou muito tempo pra conseguir se recuperar);
° O jogo tem bastante texto, se você não gosta de ler, pode se tornar um ponto negativo;
Negativos:
- O envelhecimento dos adesivos não é bem explicado: apesar de só haverem três espaços para marcar, o post do designer no BGG fala que adesivos envelhecem indefinidamente. Isso faz uma mega diferença em quais adesivos são cobertos quando um novo é revelado;
- Algumas cartas de evento possuem regras um pouco confusas, consultei o BGG em dois momentos.
Uma sugestão para o final do jogo, é jogá-lo com a cabeça bem fresca. Se todo mundo estiver cansado, muito da estratégia ou da discussão pode se perder! E depois de investir tanto tempo no jogo (no nosso caso, umas 27 horas), você quer que o final seja o melhor possível!
Para saber se a sua galera vai gostar desse jogo, sugiro jogar o o prólogo promocional no Tabletop Simulator; se gostarem do prólogo, certamente vão gostar do jogo. Como o prólogo é uma história stand alone, caso alguém não goste do jogo, você não toma spoiler da história do jogo principal.