Escrita por: Rodrigo Neves.
Sinopse do Jogo:
Taluva é um jogo abstrato de estratégia, com uma proposta inovadora de expansão territorial em 3 dimensões. O designer responsável foi Marcel-André Casasola Merkle, que desenvolveu outros jogos como: Meureter, Tadaam!, Attika e Santa Cruz. Publicado em 2006, ele aceita partidas de 2 à 4 jogadores. É um jogo que suas tiragens esgotam rapidamente, ficando por longos períodos “Out of Print”. Uma partida do jogo dura de 20 à 40 minutos e não possui nenhuma dependência de idioma.
Objetivo:
Em Taluva, os jogadores colocam placas compostas por vulcões e outros tipos de terrenos, para formar uma ilha. As placas podem ser colocadas adjacentes ou por cima de outras peças. Assim, a ilha se expande para fora (horizontal) e para cima (vertical), durante o curso do jogo. Ao mesmo tempo, os jogadores tentam colonizar a ilha através da construção de cabanas, templos e torres. Cada tipo de edifício tem suas próprias regras de construção. O jogo termina quando todas as placas forem jogadas.
Mecânicas:
- Tile Placement;
- Tabuleiro Modular;
Componentes:
Taluva possui poucos componentes, que estão armazenados em uma caixa de arte bem bacana. Ele é formado por 48 peças de terreno, 4 cartas de referência, 4 kits de edifícios contendo 20 cabanas, 3 templos e 2 torres cada, mais o manual de instruções.
As peças de terreno são formadas, cada uma, por 3 hexágonos de terreno, que podem ser do tipo: vulcão, selva, rocha, deserto, lago ou planície. As peças possuem uma arte muito bonita, acabamento caprichado e são muito mais espessas que um tile normal. Todas possuem a mesma arte no verso.
As peças de construção são bem elegantes e feitas de madeira. Formam um conjunto bem harmonioso em conjunto com as peças de terreno. São 4 kits de jogadores com cabanas, templos e torres. Os kits são das cores vermelho, magenta, areia e marrom.
Na caixa, temos originalmente manuais em várias línguas, com exceção ao português. Mas não se preocupe... aqui na Ludopédia temos uma tradução excelente do manual do Taluva em nossa língua, e eu mesmo preparei uma ficha de resumo do jogo, para ser impresso, recortado e inserido em sleeves 80x120 (Gold). Estes materiais se encontram disponíveis na página do jogo.
Síntese do Jogo:
O Taluva é um jogo muito simples. Começando do primeiro jogador e seguindo no sentido horário até que a última peça de terreno seja colocada, cada um dos jogadores deve executar em seu turno duas ações obrigatórias: colocar uma peça de terreno da pilha comum e construir edifícios.
1. Pôr uma peça de terreno:
a) Expansão (Horizontal, no primeiro nível): Pôr uma peça de terreno ao lado de uma existente, no primeiro nível da ilha. Não possui restrições e nem posições obrigatórias, basta existir ao menos uma adjacência.
b) Erupção vulcânica (Vertical, do segundo nível para cima): Pôr uma peça de terreno em cima de uma existente, independente de ser segundo, terceiro ou maior nível. Deve obedecer aos seguintes critérios:
• Vulcão sobre vulcão sempre, mas em direção diferente.
• Não pode haver espaço livre debaixo da peça.
• Cabanas cobertas são devolvidas à caixa.
• Não se podem cobrir Templos e nem Torres.
• Não se podem cobrir colônias completas, de nenhum jogador.
2. Construir um edifício:
a) Construção normal, usando uma peça somente, pode ser feita nas seguintes condições:
• Construir uma cabana: Nível 1
• Construir uma Torre: adjacente a uma colônia sua, nível 3 ou mais;
• Construir um Templo: tem que estar adjacente a uma colônia sua com 3 campos ou mais (e em qualquer nível).
b) Expandir uma colônia existente, usando cabanas:
• Todos os campos adjacentes, de um único tipo de terreno por jogada.
• Em cada tipo campo, uma cabana por nível apenas.
Uma informação importante... Na rodada de um jogador, se não existirem mais edifícios disponíveis para construção, ou não tiver nenhum local possível para a construção dos edifícios a sua disposição, o jogador é automaticamente eliminado do jogo. Por isto, em casos de expansões desenfreadas ou um rápido crescimento das colônias (principalmente para 2 jogadores), não é incomum o próprio jogador se ver obrigado a “canibalizar” suas colônias, através de erupções vulcânicas, para renovar seu estoque de cabanas.
Existem dois tipos de condições de fim de jogo oficiais:
• Vitória imediata: Para um jogo mais rápido, ele termina assim que o primeiro jogador colocar todos os edifícios de pelo menos dois tipos em jogo. Em geral são os templos e torres. Quem atingir esta condição primeiro é o vencedor.
• Vitória de final do jogo: Versão mais longa, que só termina quando a última peça de terreno é colocada em jogo. Quem tem mais templos vence. Em caso de empate, quem tem mais torres. Em caso de empate, quem tem mais cabanas, contando inclusive as cabanas devolvidas à caixa.
Avaliação:
Taluva é um jogo muito simples de se entender, muito belo e com um visual encantador. É um jogaço abstrato... Arte linda, visual fantástico. Independe de idioma. Possui um setup muito ágil e a duração da partida é curta. Jogo OOP, difícil de achar.
Agora ele requer uma certa experiência no jogo para poder se apresentar uma estratégia eficiente. Isto é típico dos jogos abstratos. O problema é que jogadores casuais ou em um primeiro contato com este jogo, muitas vezes não conseguem entender tais estratégias, e acabam achando ele um jogo sem objetivo... bobo. Sem elaborar nenhuma estratégia, se tem aquela sensação de que o jogo é que joga por você, de repetições mecânicas.
Aconselho a jogar partidas com novos jogadores sem usar a condição de vitória imediata. Entretanto, vale o investimento a experiência, pois é um jogo onde se descobre seu verdadeiro encanto ao longo de algumas partidas.
É um jogo que brilha e se torna bem mais animado com 4 jogadores.