Gabi::Da família, não joguei o Steam ou o Age of Steam; tenho o Railways of Nippon, que ainda n estreei, mas é praticamente idêntico ao Railways of the World, que já joguei e é um dos meus favoritos. Uma pena mesmo não terem traduzido em editoras nacionais pois são uma série muito inteligente e interessante. Quanto às diferenças, acredito que já foram citadas pelo pessoal.
Imagino que o motivo de não haver tido mais edições (e não é só no Brasil) é o mesmo do Age of Steam ter ficado fora de catálogo há tantos anos - a treta entre o Wallace e o Bohrer.
Pra quem não conhece a história, o Age of Steam foi feito pelos dois designers, mas até hoje eles brigam em relação à quanto foi a contribuição de cada um. O Wallace disse que o Bohrer "apenas fez o desenvolvimento" do jogo, enquanto o Bohrer diz que o Wallace chegou com uma versão bem preliminar e foi o desenvolvimento pela Winsome que deixou o jogo do jeito que ficou.
O fato é que por conta dessa briga o Age of Steam mesmo sendo um jogo extremamente bem respeitado, com uma quantidade absurda de expansões que eram praticamente novos jogos, passou vários anos fora de catálogo (e quando finalmente saiu, nesse kickstarter do ano passado, não foi sem muita briga - inicialmente ele sairia com o nome do Bohrer na capa, Wallace obviamente não gostou, e quando finalmente saiu foi sem nome de ninguém - vai vendo). O Steam então meio que foi originado dessa brigaiada toda, que virou até meio que piada na época, vide essa foto promocional:
/pic471002.jpg)
Embora eu ache que no fundo nunca vamos saber o que de fato aconteceu (eu tendo a achar que a realidade deve ter sido mais próximo do que descreve o Bohrer, em especial pelo histórico de jogos dos dois), é realmente uma pena que isso tenha acontecido, imagino que muita coisa excelente teria saído se eles continuassem a trabalhar juntos.