Hoje 25 de Janeiro faz um ano do maior crime ambiental de nossa história: o rompimento da Barragem de Brumadinho, que matou mais de 270 pessoas. Em resposta ao ocorrido, a Galbs Games desenvolveu o jogo Vela, lançado em Dezembro de 2019.
Vela é um jogo desenvolvido e ambientado em Minas Gerais, que trata da mineração em nosso estado. No jogo a companhia mineradora Vela busca trabalhadores para explorar uma mina recém-descoberta, buscando por ouro, prata e pedras preciosas. Os mineiros enfrentam todo tipo de risco, como desmoronamentos, monstros e galerias de gás explosivo, e no final aquele que encontrar a maior quantidade de riquezas se torna o vencedor e recebe o título de funcionário do mês.
Infelizmente as semelhanças da companhia mineradora Vela com a realidade são assustadoras. Essa semana uma investigação do Ministério Público de Minas Gerais concluiu que o rompimento da barragem estava previsto desde 2017, e o pior: o cálculo de quantas pessoas poderiam morrer e quanto dinheiro cada uma custaria estava todo documentado. No jogo muitas vezes você se pega fazendo uma escolha do que vale mais: pegar uma pedra preciosa ou manter um mineiro vivo? A semelhança com a realidade pode ser mais literal do que parece.
Acreditamos que jogos, assim como toda forma de arte, retratam o contexto político, social e histórico do momento e lugar em que foram produzidos. Vela é antes de tudo um jogo para se divertir, imaginar e criar, com família e amigos, mas traz também reflexões sobre a situação social e ambiental de nosso estado, que é marcado desde suas raízes, durante a Corrida do Ouro, por uma mineração predatória e devastadora.
Minas Gerais pede socorro para que nossa história de descaso ambiental e social não continue a se repetir, deixando cicatrizes nas pessoas e nos relevos. Vela é um jogo, mas é também uma denúncia e uma memória.
Quanto vale a vida? E quem Vela por ela?



