Por W. Eric Martin
Traduzido por Rafael Sales
Em março de 2015 a Z-man Games anunciou que até essa data já haviam recebido pedidos antecipados de mais de 52.000 cópias de Pandemic Legacy, seu lançamento para a Spiel 2015 dos designers Matt Leacock e Rob Daviau que estreará em 10 línguas em todo o mundo no dia 8 de Outubro de 2015.
Por um acaso (ou por planejamento, como você preferir), no mesmo dia eu estava jogando
Pandemic Legacy com
Daviau, com o dono da Z-Man Games
Sophie Gravel e com
Megan Hinterman Kanous em um hotel em Raleigh, na Carolina do Norte. Kanous estava no grupo já que é a pessoa quem distribui os jogos para o mercado então seria bom para ela entender o produto que irá vender. Gravel foi a pessoa quem organizou o evento. Daviau foi a pessoa que nos guiou durante os primeiros meses do jogo. Eu estava no grupo para poder escrever sobre o
Pandemic Legacy e dividir (um pouco) da experiência com todos vocês.
Você pode fazer algo para manter essa foto em segredo? Não? Ok, então publique.
Pandemic Legacy, para aqueles que não estão familiarizados com o jogo, é uma mistura entre o jogo cooperativo
Pandemic, de Matt Leacock, que estreou em 2007 e estourou ao longo do tempo e teve múltiplas expansões e subprodutos enquanto servia como o ponto de entrada para jogos modernos, e entre o jogo
Risk Legacy de Rob Daviau, que transformou o antigo jogo de guerra
Risk em uma experiência de “quase-RPG” na qual o mundo reflete as ações dos jogadores.
Minha primeira postagem de
Pandemic Legacy foi em maio de 2014, e o conceito do jogo estava claro: pegar a famosa jogabilidade de Pandemic, e ter os resultados de um jogo transferidos para as próximas partidas. Eu não tinha ideia de quais seriam os detalhes do jogo, mas o conceito era repleto de possibilidades. Em julho de 2014, a Z-Man revelou uma visão geral do jogo:
Um ano. Uma equipe. Uma esperança.
Pandemic Legacy começa o que será um dos piores anos da história da humanidade. Se realmente será o pior ano vai depender dos jogadores, que têm de se unir para salvar o mundo. Ao contrário de Pandemic, ações tomadas em um jogo de Pandemic Legacy afetam todos os jogos futuros. Personagens mudarão. Alguns serão perdidos. Heróis surgirão. E, claro, há as doenças, que começam sob controle, mas logo...
Você pode salvar a humanidade? Você está pronto para os desafios que o esperam em Pandemic Legacy?
Esse é o cenário para o jogo. Você começa em janeiro, e joga
Pandemic Legacy muito parecido com o jogo base. Se você nunda jogou
Pandemic – ou têm “virgens de Pandemic” na mesa – você pode usar os componentes de
Pandemic Legacy para (quase) jogar o Pandemic original para aprender a natureza de sua jogabilidade, como dividir cartas, o ritmo das epidemias, e por aí vai. A jogabilidade não será idêntica ao
Pandemic porque o tabuleiro de
Pandemic Legacy possui mais conexões entre as cidades, que será importante para os novos elementos no futuro. Uma vez que vocês já entenderam o básico de
Pandemic, você pode mergulhar no “pior ano da história da humanidade”. Divertido!
Outras partes do tabuleiro também parecem diferentes.
Enquanto os conceitos básicos de jogabilidade são familiares, você poderá notar as diferenças de imediato. Cada cidade no tabuleiro apresenta um quadro ao lado dela, e toda vez que um surto (“outbreak”) ocorre em uma cidade, você marca o menor número não marcado. Marcando “1” não resulta em mudanças na jogabilidade; ele meramente indica alguma agitação na cidade contra os médicos. Marcando o “2”, porém, sinaliza o início de um tumulto na cidade contra os mesmos médicos, com vôos bloqueados para dentro e para fora da cidade. As Estações de Pesquisa da cidade serão destruídas e novas não mais poderão ser construídas. (Sim, eles estão agindo contra aqueles que não têm responsabilidade sobre a situação, mas eu acho que posso encontrar uma ou dezenas de exemplos de comportamentos iguais na vida real). Marcando um “4” ou um “5” indica maiores níveis de devastação na cidade, mas eu vou deixar esse detalhe como um mistério por enquanto, principalmente porque eu não me lembro deles.

Mumbai provou ser um ponto de conflito em janeiro, com Dehli logo atrás.
Uma outra mudança óbvia para o
Pandemic é a presença de um baralho de Legacy (Legado): um baralho de cartas que ostentam um rótulo de advertência enorme e uma olhada na carta pode estragar muito do que está por vir nos jogos futuros. (Os números no canto inferior ajudam a reorganizar o deck caso haja necessidade. Ache alguém que não está jogando para fazer isso!) As cartas dirão quando você deve pegá-las, então você lê o outro lado da carta – possivelmente comprando outras cartas também – até que você encontre a próxima carta com um sinal de PARE, que também terá uma indicação de quando você deverá ler a carta. Às vezes essas cartas serão úteis, mas isso não acontece frequentemente.
Carta do topo do baralho de Legacy; sem “spoilers”!
Pandemic Legacy apresenta um punhado de personagens já conhecidos, mas nesse jogo eles são personagens reais e não apenas papéis. Você escolhe um nome para o seu personagem no início do jogo, e com o progresso da partida eles podem receber melhorias (quando você ganha), cicatrizes (quando você está em uma cidade que sofre um surto), e até se relacionarem (que ligará o seu personagem à outros de diversas formas). As cicatrizes são bem temáticas, que poderá incapacitar um personagem onde ele recebeu a cicatriz ou pagar um custo adicional para viajar para certas regiões do mundo. Receber três cicatrizes, porém, forçará que você se aposente do jogo, porque você está morto.
Um elemento não-temático é que você pode escolher qual a cicatriz que receberá, e algumas cicatrizes são definitivamente melhores – ou “menos pior” – para alguns personagens do que outras. Ao falar sobre isso, Daviau mencionou que ele e Leacock tinham testado cicatrizes distribuídas aleatoriamente, mas descobriram que os jogadores não gostam de ter um personagem enfraquecido por uma cicatriz devastadora. Em geral, Daviau disse que ele se focou no enredo do jogo enquanto Leacock trabalhava no controle, ou seja, permitir que jogadores tenham alguma medida de controle sobre o que acontece a eles ou ao redor deles. Assim, considere a distribuição de cicatrizes com uma vitória para Leacock.
Violet queria ser uma estrela do Rock quando era jovem, mas agora ela é apenas uma pesquisadora.
Assim como em
Risk Legacy, algumas das mudanças permanentes do jogo exigem que seja colocada um adesivo em algum lugar, como aconteceu com o tumulto de Mumbai ou com a cicatriz na Violet (que de fato recebeu a cicatriz em nosso primeiro jogo). O jogo inclui os adesivos que mostram algumas das recompensas e cicatrizes, e que permitem que você marque as cidades quando for necessário, enquanto outros adesivos, e outras coisas, ficam escondidos e apenas serão revelados quando o jogo solicitar através do baralho Legacy, durante vários momentos do jogo.
Outra alteração do
Pandemic é que
Pandemic Legacy ajusta o seu nível de sucesso ou fracasso. Para começar o jogo, você tem um financiamento do governo de nível 4, o que significa que vc tem permissão para adicionar quatro cartas de eventos da sua escolha (das oito cartas disponíveis) no baralho de localização antes do jogo começar.
Em um toque “Leacockiano” de benevolência, você está autorizado a ver quais cubos estão em quais cidades no começo da partida antes de você decidir quais eventos escolherá. Se você perde o jogo, seu nível de financiamento aumenta em dois para o próximo jogo, dando mais eventos para ser usado e um pouco de descanso entre epidemias; se você ganha, porém, seu investimento cai em dois níveis. Fique bom o suficiente e você terá um ótimo baralho com nenhuma carta de eventos – bem, mais ou menos. Uma das possibilidades de recompensa que você pode ter por ganhar um jogo é um adesivo de “evento sem financiamento”, que poderá ser aplicado em qualquer carta localização. Se alguém estiver com essa carta em sua mão no futuro, o jogador pode usá-la como uma localização normal ou usá-la para o evento sem gastar uma ação.
Osaka agora tem uma nova utilidade no jogo – bem, pelo menos para esse jogo.
Como em
Pandemic, às vezes as coisas vão perfeitamente bem em
Pandemic Legacy e às vezes não. A situação parece estável, ou pelo menos quase, daí você se depara com uma carta de epidemia, pega Dehli de baixo do baralho, e espalha alguns cubos no sul da Ásia para ver surtos surgindo de todo lugar. O jogo #1 parecia relativamente sob controle – até o momento em que saiu do controle.
As coisas podem acontecer entre um jogo para outro, como seu financiamento ser reduzido ou aumentado, mas não importa como você faz para tentar eliminar as doenças em janeiro – seja bom ou ruim – para o próximo jogo você passará para fevereiro e o que ele ocasionar. Eu perguntei para Daviau sobre isso, e além da natureza temática de passagem de tempo, ele veio com a desculpa de que o jogo precisava ficar sobre os trilhos.
Em resumo, se você ganhar todos os jogos de
Pandemic Legacy, você irá jogar doze vezes. Se você perder todas as vezes, você irá jogar doze vezes. Esses dois números determinam o mínimo e o máximo que certas coisas acontecem, que é importante para alguns tipos de eventos e atividades, muitas das quais eu ainda não vi. Como Daviau pontuou, se você repetir fevereiro uma meia dúzia de vezes a lá Phil Connors, você possivelmente vai devastar uma grande quantidade de cidades do tabuleiro, prejudicando os seus esforços em ter visto março, muito menos os últimos meses do ano.
À beira da derrota
No final, nosso grupo jogou
Pandemic Legacy quatro vezes, com a derrota do primeiro jogo tendo sido nosso único revés. Após o primeiro trimestre do ano, eu estava pronto para ser feito de bobo em abril, mas outras pessoas – no caso todos menos eu - tinham vôos para pegar, então tivemos que parar por aqui. Daviau disse que foi um bom momento para parar de qualquer forma (ao final do primeiro ato), e eu vou ter que acreditar em sua palavra até porque eu não olhei as outras cartas do baralho de Legacy para ver o que estava por vir.
Quanto às diferentes cores de caixas, eles explicaram que foi mais um esforço de marketing para permitir que uma pessoa jogue um jogo com seus amigos e outro com a sua família, por exemplo, sem que as coisas fiquem misturadas. Todos os componentes serão iguais, não importa a capa, e nós teremos que esperar até a segunda temporada para descobrir que outros truques Leacock e Daviau podem ter para nós.
Nós podemos ser heróis, apenas por um dia.