Até que ponto você iria para salvar a sua própria vida em uma situação extrema? Você roubaria, mataria, saquearia? Podemos até responder um retumbante “Claro que não!”, mas o This War of Mine nos convida a adentrar um mundo sombrio que nos faz refletir sobre até onde vai nossa moral e começa nosso instinto de sobrevivência.
O jogo foi inspirado no Cerco de Sarajevo, que aconteceu durante a Guerra da Bósnia. Jogando, temos que sobreviver alguns dias, mas na vida real o cerco durou quase 4 anos, de 5 de abril de 1992 a 29 de Fevereiro de 1996. Estima-se que mais de 12.000 pessoas foram mortas e 50.000 feridas durante o cerco, sendo 85% das vítimas civis. Como se pode imaginar, o tema é pesado e TWOM reflete muito bem isso. É um jogo que até te deixa meio mal se você entrar muito de cabeça no ambiente proposto.
A cidade de Sarajevo ficou assim durante o Cerco… A arte do jogo remete bem a este cenário
Diferentemente da maioria dos jogos de guerra, TWOM funciona sob a perspectiva de civis. Assim, os personagens não são soldados e guerrilheiros, mas chefs de cozinha, jornalistas, professores… gente como a gente! O jogo de tabuleiro (a versão original é para PC) é colaborativo e começa com três personagens formando uma colônia de sobreviventes que terão de lutar para conseguir recursos básicos como comida, água e outros suprimentos. Pode entrar e sair gente, mas você nunca pode controlar mais que 4 pessoas.
Todos as jogadoras realizam ações com todos os personagens em seu turno. Cada personagem tem no máximo 3 ações, mas esse número pode ser menor conforme se degrada o estado de saúde dos sobreviventes. São cinco os parâmetros de saúde: fadiga, ferimentos, tristeza, fome e doença. Com exceção da fadiga, todos matam se chegarem a níveis críticos. E, quando alguém morre, a tristeza dos outros aumenta, o que diminui o número de ações para ir buscar suprimentos. Acaba virando um círculo vicioso em que ninguém quer entrar! Se você matar alguém em algum conflito, a tristeza também pode aumentar, então todo cuidado é pouco.
A personagem Zlata estava, neste momento, gravemente ferida e levemente com fome (indicado pelas bolinhas pretas)
A partida é dividida em fases do dia, durante as quais você pode realizar algumas ações específicas. Durante a manhã, tiramos uma carta de Evento, que pode modificar a narrativa trazendo consequências para as jogadas seguintes. O dia é bem perigoso fora do abrigo, então temos que ficar por lá mesmo construindo melhoramentos (como aquecedores e fogões) ou equipamentos (como armas e pás). Também podemos explorar a colônia removendo entulho e tentando arrombar portas. No entardecer é quando as pessoas comem e tomam água.
À noite é o momento de buscar ferramentas, materiais, comida e remédios. Mas parte do time tem que ficar de guarda no abrigo e outra parte tem que descansar para não chegar à exaustão. A busca por suprimentos é um negócio arriscado e, primeiro, deve-se escolher onde ir. Cada lugar tem um nível de periculosidade e também apresenta uma lista de determinados itens mais fáceis de serem encontrados por lá. Temos que fazer pouco barulho, esconder/fugir dos soldados e bandidos, desviar de possíveis perigo, enfim, tentar não entrar em confusão para nos mantermos vivas e saindo do local com o máximo possível de suprimentos. Enquanto isso, o pessoal que ficou de vigia pode enfrentar saqueadores que tentarão roubar nossas coisas!
O amanhecer é quando o time de exploradores retorna ao abrigo e vamos checar se alguém morreu e quem precisa de medicamentos. Também tiramos cartas de narrativa e de destino, que muitas vezes trazem surpresas nada agradáveis… Quando eu joguei teve até rato que acabou com toda nossa comida! Depois dessa fase, começamos um novo dia. Ganhamos o jogo se sobrevivermos até o final e conseguirmos atingir nosso objetivo, que é sorteado no início de cada partida.
This War of Mine é excelente, mas tem um defeito como jogo cooperativo: ele apresenta poucas medidas contra “alpha players”, ou seja, aqueles jogadores que dominam a partida e acabam tomando todas as decisões pelo grupo. No final, eu realmente queria adentrar mais naquele universo, mas optei por baixar o também excelente aplicativo do celular. Devo dizer que foi uma experiência bem melhor sozinha – o tabuleiro, aliás, tem modo solo! Enfim, se você gosta de jogos cooperativos de sobrevivência, é um super jogo, mas tenha cuidado ao montar seu time. Dependendo de quem você escolher, pode ser que prejudique toda a experiência.
Vale também destacar que o jogo já foi resenhado por alguém com muito mais propriedade: uma pessoa que viveu o cerco de Sarajevo de fato! Ler o relato dela é interessantíssimo e acrescenta muito à experiência. O texto foi traduzido neste post aqui do @Guilherme.felga: https://www.ludopedia.com.br/topico/33031/o-melhor-review-que-eu-nao-escrevi
Obrigada ao @guschafer por trazer à minha atenção esse precioso testemunho!