Não posso deixar de prestigiar a coluna sobre este jogo... parabéns, muito bem redigido.
Particularmente, o Clãs da Caledônia é meu TOP 1, em questão diversão. Sempre que olho para a estante e penso em jogar algo, logo já vem a dúvida "será que vou me divertir como me divirto com clãs?". Se a resposta for negativa, ele vem pra mesa.
O jogo em si, ainda que tenha influência de vários outros consagrados, tem sua própria roupagem, identidade, e é, com o perdão da opinião, muito mais fluído do que eles. Funciona de forma brilhante. E, o principal ponto em minha opinião para me garantir tanta diversão é seu escalonamento! É muito agradável jogar, qualquer que seja a configuração de jogadores. 2 jogadores? ótimo! 3? excelente! 4? Mercado brilha ainda mais! Me divirto muito...
E, o escalonamento também funciona no modo solo. Eu não sou adepto de automas. Concordo que os automas surgiram com a intenção de simular uma IA tal qual os jogos de PC, mas, não é minha praia. Toda vez que um jogo exige uma adaptação muito grande para jogar solo, rapaz, me dá uma preguiça... acho um sofrimento só ler o manual de automa do Scythe ou Gaia, o que dirá jogar!
Enfim, babei mais uma vez no jogo. Hoje tem mesa dele.