toledoesilva::lbleicher::toledoesilva::Que texto sensacional Lucas! Também sou um grande admirador desse conceito de ser algo determinado pelo o que os jogadores fazem.
Achei que Feudum teria isso com o seu mercado, mas infelizmente na minha experiência isso foi muito raso, acabei vendendo (por outros motivos também em relação ao design do jogo).
Como queria ter minha própria cópia para testar, pode falar como conseguiu a sua?
Abraço.
Pois é, e pra mim nada melhor quando se une esse conceito e ainda por cima ter regras simples!
O Feudum eu nunca joguei, mas pelo pouco que li me deu a impressão de ter regras excessivamente complicadas, você teve essa impressão?
Quanto à minha cópia, depois de anos procurando acabei conseguindo num leilão aqui na Ludopédia, por um preço até razoável. Já tinha perdido outros leilões por aqui porque o preço tava demais pra mim (eu ainda não me acostumei com o fato de 400 ser um preço normal hoje em dia, hehe).
Se tiver com quem pegar no exterior, uma boa opção seria pegar no BGG marketplace. Até poucos anos atrás até lá era um negócio completamente absurdo já que ele estava fora de catálogo há anos, mas depois que anunciaram a edição comemorativa muita gente resolveu vender a antiga pra pegar a nova, e até hoje dá pra achar por lá a partir de US$70 (o que não é baratíssimo, mas o jogo certamente vale esse preço se tiver alguém pra trazer - se juntar frete e imposto aí realmente fica brabo...)
As regras do Feudum não são exatamente complicadas na essência, o problema é que cada uma possui uma exceção ou detalhe que na somatória deixa de fato excessivamente complicado. É o que todos dizem... faltou a mão de um produtor ali.
O ideia da cadeia de produção no jogo é boa, mas eu acho que foi mal implementada. Toda rodada você precisa escolher 4 ações, e uma delas é manipular o mercado. A questão que existem várias outras, e dependendo da estratégia, nem todos jogadores irão fazer o mercado girar e funcionar de maneira orgânica.
Para esse mercado do Feudum funcionar dessa forma, acredito que precisaria de uma fase específica de mercado (tipo um SR de 18xx) na qual os jogadores não precisariam sacrificar uma ação para isso. O jogo ficaria realmente econômico na minha opinião dessa forma.
Obrigado pelas dicas de compra!
Feudum possui muitas regras, mas não chega a ser um jogo complicado. O pessoal se esquece que a proposta do designer foi radicalizar no conceito de sandbox e é exatamente por esse motivo que as regras são o que são.
Acho que o jogo acabou virando um bode expiatório neste quesito "muitas regras, curva de aprendizado intimidatória". Vários euros pesadões possuem o mesmo "problema" (Projeto Gaia e Lisboa só pra ficar com dois exemplos), mas nenhum deles ganhou a má fama.