Fala galera, blz?!
Curto bastante Abyss, mas uma das coisas que me incomodavam eram os combates com vitória automática, então criei uma house rules simples.
Você precisará apenas de um dado D6 (o 6 valeria 0 "zero"), ele irá de 0 à 5.
Quando um monstro for revelado, e quiser enfrenta-lo, terá que obrigatoriamente baixar um de seus aliados para ajudar nesse combate, e rolar o dado.
O resultado tem que ser 6 ou mais para vitória, caso não consiga a trilha de ameaça avança e o jogador passa a vez.
Em ambos os casos o aliado é descartado.
Exemplo de combate:
- baixo um aliado nível 3 e rolo o dado 4 = 7 - vitória - pegue a recompensa da trilha de ameaça, a volte para posição inicial e descarte o aliado.
- baixo um aliado nível 4 e rolo o dado 1 = 5 - derrota - avance na trilha de ameaça, descarte o aliado e passe a vez para o próximo jogador.
Rápido, simples e objetivo, trazendo um pouco de variação e sorte controlada no combate.
Difícil abrir mão de um aliado 4 ou 5 em combate, mas dependendo do nível da trilha de ameaça e suas recompensas, valerá a pena.