Grand0rbiter::lxndrnn::Além disso, acho curioso o argumento de "uma diferença de 80 pontos é muita coisa". Sendo que uma diferença de 80 pontos em um jogo que os jogadores terminam, por exemplo, com 240 e 160 pontos é a mesma, proporcionalmente, a um jogo em que os jogadores terminam com 24 e 16 pontos, respectivamente.
Não é a mesma diferença proporcionalmente, não. É o mesmo número, mas não é uma mesma diferença proporcional.
E ainda assim, 80 pontos de diferença numa pontuação que termina com o vencedor com 240 ainda é bastante. É 1/3 (33%) da pontuação do vencedor nesse caso. 80 pontos é muita jogada pra ter se feito diferente do que simplesmente uma carta, por exemplo.
No caso de 24 e 16 pontos, 80 pontos é 333% da pontuação do vencedor.
Olha... não sei se entendi teu argumento, mas vou ter que insistir que é a mesma diferença proporcional e vou dar um exemplo bem besta:
Se fizermos uma prova de matemática que vale 100, você tira 40 e eu tiro 80, em números absolutos eu fiz 40 pontos a mais do que você.
Já o professor de português não gosta de números altos e, na prova dele, decide que a pontuação máxima é 10. Eu tiro 4 e você tira 8, em números absolutos você fez 4 pontos a mais do que eu.
A diferença entre você e eu, em cada uma das provas, é proporcionalmente a mesma (no caso, 40 e 4 representam, em cada uma das provas, respectivamente, 40%). Entende que não faria sentido eu olhar pra você e falar "Ah cara, você é burro, na prova de matemática eu fiz QUARENTA pontos a mais do que você; na prova de português você só fez QUATRO a mais do que eu, pff"?
Essa diferença de 1/3 de pontuação total entre dois jogadores é muito comum em qualquer jogo. Vai lá na página de partidas rankeadas do Projeto Gaia (
aqui) e de Agricola (
aqui), por exemplo, que você vai ver que essa diferença
proporcional (ou até maior) é muito comum.
Meu argumento não é de que "uma diferença de 1/3 é pequena" (pode até não ser, mas é bastante comum em jogos de tabuleiro), mas sim de que as pessoas vêem números grandes (no exemplo, 80 ao invés de 8) e ficam impressionadas com eles.