lxndrnn::@bruno, acho que @GabrielAlmeida não entrou no mérito do post do @Grima (hype negativo dos jogos de tabuleiro), mas abordou a sensação de que ele fez parecer que minha análise teria sido negativa, enquanto na realidade ela foi bastante positiva.
Ao ler a review a primeira vez (sim, li duas vezes) também fiquei com uma impressão de que você criticou mais do que elogiou, mas acho que sei o motivo: Você deu muitos alertas para jogadores se afastarem do jogo, caso eles tenham gosto X ou Y. Dessa forma, quando o leitor se identifica com X (ou Y) ele já sente o gosto amargo da rejeição em sua boca, já solta aquele "hmmm" de alerta, PRINCIPALMENTE quando o texto é bem escrito (coisa que é, e muito, parabéns aliás).
Sobre o texto em si, gostei muito do que li. Parabéns mesmo, e que venham muitos outros textos.
Infelizmente não tive ainda a oportunidade de jogar Tapestry para opinar sobre o jogo em si, contudo preciso fazer uma observação sobre um ponto levantado (e comentado por outro colega um pouco acima): O Impacto da Assimetria versus Fator Sorte.
- Para mim, um jogo assimétrico não trás diferentes níveis de probabilidade de quem será o (possível) vencedor, mas sim diferentes desafios e caminhos a se seguir pelos jogadores. Um jogo assimétrico deve dar as mesmas chances de vitória para todos, mas com diferentes caminhos a se seguir dependendo de suas escolhas. A partir do momento que é visto que determinada raça/poder/etc tem mais chances de Vitória temos um problema. O Terra Mystica citado, por exemplo, TINHA um problema e precisou de um ajuste nas pontuações iniciais das raças para ser consertado. Veja, EXISTE o problema. O mesmo (parece) acontecer com Tapestry. O fato do designer ter 'corrigido' não diminui o fato do problema ter existido.
...Agora, a sorte das cartas, se realmente é como dizem, que no meio da partida alguém pode pontuar muito gracas a uma carta, ai temos um problema real e estrutural, e desse tipo fica bem difícil remediar. Um exemplo prático disso é o (sensacional) Terraforming Mars, onde o draft se torna essencial nesse equilíbrio.
Enfim, excelente olhar sobre o jogo. Olhar esse que me deixou com mais vontade ainda de conhecê-lo, e estou no aguardo de novos textos!