Fala galera, blz?!
Tenho jogado o Civilization: Um Novo Amanhecer, e aos poucos ele está se tornando um dos meus favoritos.
Visto que o jogo é um "corrida" para ver quem cumpre primeiro os 3 objetivos da mesa, resolvi bolar umas "House Rules" com Pontos de Vitória para dar uma diversificada na jogatina.
O jogo ainda é uma corrida, mas se tornou um pouco mais lenta, visando a expansão de sua civilização para pontuação no final da partida, já que ela (pontuação) irá definir o vencedor e não mais quem cumpriu os 3 objetivos primeiro.
As regras originais continuam as mesmas, inclusive cumprir 3 objetivos ser o gatilho para o final do jogo com pequenas alterações:
- Quando colocar um marcador de controle em um espaço inicial de bárbaro, ele ficará fora do jogo sob seu controle (derrotado);
- Quando derrotar um marcador de controle rival, ele ficará fora do jogo em seu controle e o adversário não poderá recuperá-lo.
- Quando derrotar uma cidade rival, ela ficará fora do jogo em seu controle e o adversário não poderá recuperá-la.
- Você só pode mover 1 de suas caravanas por vez, mesmo que tenha 2 ou 3 em jogo.
Já fiz várias alterações procurando deixar o mais equilibrado possível, mantendo agora apenas a pontuação no final da partida.
FINAL DA PARTIDA (CADA):
- CARTA DE TECNOLOGIA - II:1PV, III:2PV, IV:3PV
- DIPLOMACIA COM UMA CIDADE-ESTADO OU RIVAL - 2PV
- MARCADOR DE CONTROLE - 1PV
- MARCADOR DE COMÉRCIO NÃO USADO - 1PV
- RECURSO NATURAL NÃO USADO - 2PV
- CIDADE - 2PV, OU CIDADE DESENVOLVIDA - 3PV
- CONTROLE DE UMA CIDADE-ESTADO - 4PV
- CONTROLE DE UMA MARAVILHA NATURAL - 3PV
- CONTROLE DE UMA MARAVILHA - ANTIGA: 3PV, MEDIEVAL: 4PV, MODERNA: 5PV
- BÁRBARO DERROTADO - 2PV
- MARCADOR DE CONTROLE RIVAL DERROTADO - 2PV
- CIDADE RIVAL DERROTADA - 4PV
- OBJETIVO FINAL REALIZADO - 5PV
(você escolhe aplicar ou não esses pontos, eu particularmente não aplico, sendo apenas o gatilho para o final da partida)