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  3. Eight-Minute Empire: Legends
  4. Eight-Minute Empire: Legends - resenha

Eight-Minute Empire: Legends - resenha

Eight-Minute Empire: Legends
  • avatar
    tiagovip31/08/15 13:50
    avatar
    tiagovip
    31/08/15 13:50
    414 mensagens MD

    https://cf.geekdo-images.com/images/pic1664196_md.jpg





    Eight-Minute Empire: Legends é um jogo de controle de área mesclado com coleção de conjuntos (set collection). As regras são bem diretas: no seu turno você pega uma carta da fileira de seis cartas disponíveis. A primeira carta da fileira é de graça, as próximas duas custam 1 cada, a quarta e a quinta carta custam 2 cada, e a sexta (e última) carta custa 3. Cada carta possui duas informações relevantes: na parte de baixo está indicada qual a ação permitida pela carta (usualmente será: ou colocar exércitos (cubos) no tabuleiro, ou mover exércitos, ou remover exército de um dos oponentes, ou construir uma fortaleza). Na parte de cima da carta está o nome da mesma e o efeito especial dela: ou ter a carta lhe dará algum bônus para algum dos tipos de ação (como, por exemplo, dar-lhe um movimento extra quando movimentando, ou permitindo colocar um exército adicional) ou será alguma coisa relacionada à pontuação (como: 1 ponto de vitória por carta do tipo Florestaque você tiver ao final do jogo, ou 1 ponto de vitória para cada 3 moedas que você tiver ao final da partida).

    No jogo ganha-se pontos por controlar territórios e regiões, bem como pontos advindos das cartas que dão, claro, pontos. Após certa quantidade de rodadas (8 rodadas para 4 jogadores - cada jogador terá, ao final, 8 cartas diante de si) o jogo encerra-se e quem tiver mais pontos, vence!

    Primeiro de tudo: o jogo não demora somente 8 minutos para acabar. Está mais para 8 minutos por jogador - pode ser menos, claro, mas usualmente o jogo demorará entre 20 a 30 minutos. De qualquer maneira, ele senta-se confortavelmente na seção dos fillers. Mas é um fillermais parrudo que muitos, com carne nos ossos. A cada turno haverá escolhas entre várias opções: qual carta pegar, como melhor usar a ação fornecida. Não são decisões realmente difíceis, porém não são bobinhas - é preciso considerar, ponderar sobre seu jogo e o dos outros. Eight-Minute Empire: Legends é um jogo tático por natureza - no entanto suas escolhas podem partir do princípio do jogo até o final, não somente pela disposição de seus exércitos, como também porque certas cartas estão ligadas a outras, o que, portanto, afetará suas decisões futuras.

    Como um jogo de controle de área, o Eight-Minute Empire: Legends oferece grande quantidade de interação entre os participantes, nem sempre na forma de ataques (existem poucas cartas que permitem isso), e sim mais na disputa por territórios e regiões. Além disso, as cartas que dão pontos exigem atenção dos envolvidos, já que deixar certas cartas disponíveis para outrem pode ceder uma significativa quantidade de pontos (por exemplo, se o mesmo jogador conseguir as duas cartas do tipo Nobre, ele ganhará 4 pontos). Portanto, Eight-Minute Empire: Legends não é do estilo de jogo "você faz o seu, eu faço o meu, no final comparamos" - neste jogo há luta! Bem, quase isso.

    O valor de re-jogabilidade aparenta ser alto, posto que a ordem em que as cartas saem, algo que irá mudar sempre, afeta todo o andamento do jogo, e, ademais, o preparação do formato do tabuleiro também pode variar. Somado a isso, o jogo vem com variantes que certamente ajudarão para manter o frescor da novidade por mais tempo. Em todo caso, leia isso mantendo em mente que ainda não coloquei esse fator à toda prova.

    Os componentes do jogo são excelentes: as peças do tabuleiro são resistentes, a caixa tem um tamanho apropriado e excelente para transporte, e o papel das cartas tem a espessura padrão. Eu gostaria que as moedas (de papel cartolina) fossem maiores, mas é algo que incomoda pouco (e certamente não a todos). O manual é bem composto e claro: é fácil encontrar informações. A arte no geral é excelente - Ryan Laukat, além de ser o designer, provou-se um artista talentoso.

    Uma única coisa nos incomodou: o último jogador parece sofrer de uma certa desvantagem (sem ter qualquer vantagem inicial). O primeiro a jogar, na partida, é aquele que vencer o leilão inicial - ok. Mas quem joga em segundo, terceiro e quarto, estão, todos, na mesma posição: de terem perdido o leilão, mas estar em segundo (por estar à esquerda do vencedor do leilão), é mais vantajoso do que estar em terceiro que é melhor do que ser o quarto - isso mesmo que este último tenha sido, digamos, o segundo que mais apostou no leilão. Essa desvantagem ocorre por que, na primeira rodada, todos escolhem antes de você, e, principalmente, na última rodada, o primeiro jogador terá 6 opções de cartas, o próximo a jogar terá 5, depois 4 e, por fim, o quarto jogador terá somente três opções. Talvez se o último jogador ganhasse 1 ou 2 moedas a mais do que os demais, houvesse um equilíbrio maior - é difícil dizer. "Mas não é para ser justo, é por isso que tem o leilão inicial!", alguém pode dizer. Eu até concordo, mas acredito que, então, deveria haver leilão para cada posição - para segundo e terceiro a jogar, ao invés de seguir a ordem horária a partir do vencedor do leilão inicial. Enfim, é válido notar que, ao menos, não é tudo ruim: o último a jogar fará uma jogada "sem resposta", fazendo a ação final da partida, onde poderá tomar um território, ou uma região, sem que os outros possam fazer qualquer coisa contra. É, definitivamente, uma vantagem, mas não a vimos como suficiente para contrabalancear a desvantagem de ter somente três opções de cartas, mas quem sabe com mais partidas essa opinião mude? Pode acontecer.

    Para resumir: Eight-Minute Empire: Legends é um bom jogo, um ótimo filler, com componentes acima da média, fácil de aprender e de jogar, oferecendo uma boa quantidade de decisões em um tempo de jogo tão pequeno. Eu o apreciei bastante e aguardo por jogá-lo mais vezes!

    E é isso!

    Abs,

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  • Canal

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    Comentários:

  • FilipeLM
    14 mensagens MD
    avatar
    FilipeLM01/09/15 13:51
    FilipeLM » 01/09/15 13:51

    Tiagovip, parabéns pela análise e fico feliz com a empolgação com o jogo!

    Tenho e gosto muito do primeiro, o original, e recomendo muito o jogo para quem não conhece.

    Ainda não consegui uma cópia do Legends, mas já estava de olho nele e me parece melhor que primeiro mesmo!

    Com relação à sua análise, queria fazer dois comentários:

    Primeiro: Acho que não ficou muito claro que o tabuleiro agora é modular, e cada que continente está num 'tile' grande que juntos formam o tabuleiro de jogo. No original o tabuleiro tinha 'apenas' duas faces, e acho que esse novo tabuleiro contribui muito pra rejogabilidade do novo jogo.

    Fica uma foto como referência:

    https://ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/16941_m.jpg

    Segundo: Sobre a reposição das cartas, acho que vocês estão interpretando errado as regras… no original, e nas regras que encontrei na net do Legends, tão logo alguém compre uma carta, as cartas são deslizadas para esquerda e uma nova carta deve ser colocada pra sempre haver 6 opções. Assim, de fato o jogador inicial tem uma vantagem de já escolher primeiro uma carta, mas para os demais, as cartas vão ficando sempre mais baratas e vão sempre surgindo cartas novas.

    Ainda que essa seja a regra só para o primeiro, acho que vocês poderiam adota-la no Legends porque, para mim, esse é um dos pontos fortes do jogo! E onde o fator sorte contribui para a diversão!

    Um abraço,
    Filipe!

    3
  • tiagovip
    414 mensagens MD
    avatar
    tiagovip01/09/15 18:18
    tiagovip » 01/09/15 18:18

    FilipeLM::Com relação à sua análise, queria fazer dois comentários:

    Primeiro: Acho que não ficou muito claro que o tabuleiro agora é modular, e cada que continente está num 'tile' grande que juntos formam o tabuleiro de jogo. No original o tabuleiro tinha 'apenas' duas faces, e acho que esse novo tabuleiro contribui muito pra rejogabilidade do novo jogo.

    Fica uma foto como referência:

    https://ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/16941_m.jpg

    Segundo: Sobre a reposição das cartas, acho que vocês estão interpretando errado as regras… no original, e nas regras que encontrei na net do Legends, tão logo alguém compre uma carta, as cartas são deslizadas para esquerda e uma nova carta deve ser colocada pra sempre haver 6 opções. Assim, de fato o jogador inicial tem uma vantagem de já escolher primeiro uma carta, mas para os demais, as cartas vão ficando sempre mais baratas e vão sempre surgindo cartas novas.

    Ainda que essa seja a regra só para o primeiro, acho que vocês poderiam adota-la no Legends porque, para mim, esse é um dos pontos fortes do jogo! E onde o fator sorte contribui para a diversão!

    Um abraço,
    Filipe!


    Olá!
    Sobre o 1o comentário; perdão, deveria ter deixado mais claro que é modular. Valeu!
    Sobre o 2o: então, estou não. Veja, há 34 cartas para compra, no total. Jogando em 4 a partida dura 8 rodadas. Assim, diga-se que chegou a última rodada. Todos já compraram 7 cartas = 28 cartas. Há ainda 6 disponíveis. Exatamente o tanto necessário para encher o display das cartas.
    Então o 1o jogador compra 1. Restam 5 no display. Não há mais carta no espaço de custo 3.
    Então o 2o jogador compra 1. Restam 4 no display. Não há mais carta no 2o espaço de custo 2.
    Então o 3o jogador compra 1. Restam 3 no display. Não há mais carta no 1o espaço de custo 2.
    Assim, chega na vez do 4o jogador, e só há 3 cartas possíveis para ele comprar (custo 0, 1 e 1).

    Compreendeu o que eu diz dizer?
    Abs,

    0
  • Marcolino
    1406 mensagens MD
    avatar
    Marcolino02/09/15 00:58
    Marcolino » 02/09/15 00:58

    Olha, acho que essa questão das compras de cartas não confere não viu, toda vez que se compra uma carta o display "anda" para a esquerda e uma carta nova entra no espaço de maior custo a direita.

    Eu tenho a versão da Devir e as regras são assim, mudou para o Legends?

    0
  • LanderX
    123 mensagens MD
    avatar
    LanderX02/09/15 02:05
    LanderX » 02/09/15 02:05

    tiagovip::
    FilipeLM::Com relação à sua análise, queria fazer dois comentários:

    Primeiro: Acho que não ficou muito claro que o tabuleiro agora é modular, e cada que continente está num 'tile' grande que juntos formam o tabuleiro de jogo. No original o tabuleiro tinha 'apenas' duas faces, e acho que esse novo tabuleiro contribui muito pra rejogabilidade do novo jogo.

    Fica uma foto como referência:

    https://ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/16941_m.jpg

    Segundo: Sobre a reposição das cartas, acho que vocês estão interpretando errado as regras… no original, e nas regras que encontrei na net do Legends, tão logo alguém compre uma carta, as cartas são deslizadas para esquerda e uma nova carta deve ser colocada pra sempre haver 6 opções. Assim, de fato o jogador inicial tem uma vantagem de já escolher primeiro uma carta, mas para os demais, as cartas vão ficando sempre mais baratas e vão sempre surgindo cartas novas.

    Ainda que essa seja a regra só para o primeiro, acho que vocês poderiam adota-la no Legends porque, para mim, esse é um dos pontos fortes do jogo! E onde o fator sorte contribui para a diversão!

    Um abraço,
    Filipe!


    Olá!
    Sobre o 1o comentário; perdão, deveria ter deixado mais claro que é modular. Valeu!
    Sobre o 2o: então, estou não. Veja, há 34 cartas para compra, no total. Jogando em 4 a partida dura 8 rodadas. Assim, diga-se que chegou a última rodada. Todos já compraram 7 cartas = 28 cartas. Há ainda 6 disponíveis. Exatamente o tanto necessário para encher o display das cartas.
    Então o 1o jogador compra 1. Restam 5 no display. Não há mais carta no espaço de custo 3.
    Então o 2o jogador compra 1. Restam 4 no display. Não há mais carta no 2o espaço de custo 2.
    Então o 3o jogador compra 1. Restam 3 no display. Não há mais carta no 1o espaço de custo 2.
    Assim, chega na vez do 4o jogador, e só há 3 cartas possíveis para ele comprar (custo 0, 1 e 1).

    Compreendeu o que eu diz dizer?
    Abs,

    Cara, acho que você tá jogando errado sim Tiago. Não joguei o legends, mas tenho o "original" e quando uma carta é comprada, outra entra.
    Perceba que TALVEZ essa forma que você tá jogando só fizesse sentido se o jogador inicial mudasse todo turno.
    Não tem como o 4 jogador ganhar se ele nunca vai ter opções suficientes de escolha do jeito que você tá fazendo.
    Fora que a conta trocando todas as cartas é a mesma.
    Exemplo: jogando do seu jeito, no final do turno, teriam 4 cartas a menos e 4 seriam repostas.
    Repondo na hora que compra, no final do turno, 4 teriam sido repostas do mesmo jeito.
    Se no final do turno você descarta as 3 que não foram usadas, tem grandes chances MESMO de estar jogando errado...

    0
  • tiagovip
    414 mensagens MD
    avatar
    tiagovip02/09/15 11:57
    tiagovip » 02/09/15 11:57

    LanderX::Cara, acho que você tá jogando errado sim Tiago. Não joguei o legends, mas tenho o "original" e quando uma carta é comprada, outra entra.
    Perceba que TALVEZ essa forma que você tá jogando só fizesse sentido se o jogador inicial mudasse todo turno.
    Não tem como o 4 jogador ganhar se ele nunca vai ter opções suficientes de escolha do jeito que você tá fazendo.
    Fora que a conta trocando todas as cartas é a mesma.
    Exemplo: jogando do seu jeito, no final do turno, teriam 4 cartas a menos e 4 seriam repostas.
    Repondo na hora que compra, no final do turno, 4 teriam sido repostas do mesmo jeito.
    Se no final do turno você descarta as 3 que não foram usadas, tem grandes chances MESMO de estar jogando errado...


    De novo. Isso só ocorre na última rodada da partida. Até lá há cartas suficientes para preencher o display. Mas na última rodada não.

    É uma conta simples de fazer, pessoas. São 34 cartas para compra. Comprando 4 por rodada, quantas sobrarão na rodada 8?

    Peguem aí a calculadora e multipliquem 4 x 7. Daí diminuam esse valor de 34. Algo me diz que obterão o número 6.

    Então sigam o esquema que fiz mais acima. O último a jogar na última rodada terá opção de 3 cartas para comprar, não 6.

    E sim, isso não ocorre no Eight-Minute Empire, pois neste tem mais cartas para compra.

    Abs,

    2
  • LanderX
    123 mensagens MD
    avatar
    LanderX02/09/15 12:00
    LanderX » 02/09/15 12:00

    tiagovip::
    LanderX::Cara, acho que você tá jogando errado sim Tiago. Não joguei o legends, mas tenho o "original" e quando uma carta é comprada, outra entra.
    Perceba que TALVEZ essa forma que você tá jogando só fizesse sentido se o jogador inicial mudasse todo turno.
    Não tem como o 4 jogador ganhar se ele nunca vai ter opções suficientes de escolha do jeito que você tá fazendo.
    Fora que a conta trocando todas as cartas é a mesma.
    Exemplo: jogando do seu jeito, no final do turno, teriam 4 cartas a menos e 4 seriam repostas.
    Repondo na hora que compra, no final do turno, 4 teriam sido repostas do mesmo jeito.
    Se no final do turno você descarta as 3 que não foram usadas, tem grandes chances MESMO de estar jogando errado...


    De novo. Isso só ocorre na última rodada da partida. Até lá há cartas suficientes para preencher o display. Mas na última rodada não.

    É uma conta simples de fazer, pessoas. São 34 cartas para compra. Comprando 4 por rodada, quantas sobrarão na rodada 8?

    Peguem aí a calculadora e multipliquem 4 x 7. Daí diminuam esse valor de 34. Algo me diz que obterão o número 6.

    Então sigam o esquema que fiz mais acima. O último a jogar na última rodada terá opção de 3 cartas para comprar, não 6.

    E sim, isso não ocorre no Eight-Minute Empire, pois neste tem mais cartas para compra.

    Abs,

    AHhh foi mal. Agora entendi. Mas cara que coisa tosca se isso for assim mesmo. não custava nada colocar mais 3 cartas ali...

    0
  • tiagovip
    414 mensagens MD
    avatar
    tiagovip02/09/15 12:53
    tiagovip » 02/09/15 12:53

    LanderX::AHhh foi mal. Agora entendi. Mas cara que coisa tosca se isso for assim mesmo. não custava nada colocar mais 3 cartas ali...


    Pois é, mas penso que tenha sido de propósito. Pois quem faz a última jogada, fica sem resposta. Se eu tomo um local, não haverá mais quem possa tomá-lo de mim. Assim, reduzindo as opções, o impacto da última jogada é reduzido (aqui, normalmente, não deixamos sobrar carta de movimento para o último a jogar).

    Abs,

    0
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