Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Tapestry
  4. Ajustes Oficiais Stonemaier das Civilizações

Ajustes Oficiais Stonemaier das Civilizações

Tapestry
  • Raneron
    873 mensagens MD
    avatar
    Raneron21/11/19 19:10
    Raneron » 21/11/19 19:10

    educez::
    FCL84::Nzocrato mabsousa Root teve rebalanceamento? A versão nacional tem algum tipo de erro que precisa ser corrigido ao jogar?

    Teve ajustes antes de ser lançado aqui. A versão nacional já veio atualizada... A expansão tem alguns erros impressos no tabuleiro das facções, mas a Meeple Br disponibilizou adesivos. O reprint de agora vem corrigido...

    Já está confirmada  a correção no reprint?

    0
  • RCons
    161 mensagens MD
    avatar
    RCons21/11/19 19:42
    RCons » 21/11/19 19:42

    Que vergonha dessa Stonemaier... Não fizeram playtest não? Lançaram um jogo quebrado!
    Num jogo de R$500+ ($80), isso é inaceitável. Que pena!

    0
  • RCons
    161 mensagens MD
    avatar
    RCons21/11/19 19:43
    RCons » 21/11/19 19:43

    Raneron::
    educez::
    FCL84::Nzocrato mabsousa Root teve rebalanceamento? A versão nacional tem algum tipo de erro que precisa ser corrigido ao jogar?

    Teve ajustes antes de ser lançado aqui. A versão nacional já veio atualizada... A expansão tem alguns erros impressos no tabuleiro das facções, mas a Meeple Br disponibilizou adesivos. O reprint de agora vem corrigido...

    Já está confirmada  a correção no reprint?

    Sim, a editora confirmou.

    1
  • hildebrando
    501 mensagens MD
    avatar
    hildebrando21/11/19 20:56
    hildebrando » 21/11/19 20:56

    http://https://boardgamegeek.com/thread/2316659/official-tapestry-civilization-adjustments

    No link acima em um topico do bgg um usuario perguntou se os novos prints de Tapestry vão conter os novos ajustes feitos nos playmats das civilizações?

    Resposta do stegmayer:
    “Acredito que não, já que é possivel que esses ajustes sejam modificados com o tempo. No máximo posso incluir este novo manual de ajustes numa edição futura do Tapestry (talvez)”

    2
  • guschafer
    152 mensagens MD
    avatar
    guschafer21/11/19 22:22
    guschafer » 21/11/19 22:22

    Tô curtindo o jogo amarradão. Uma das melhores aquisições do ano, com certeza.

    Puta jogo bonito, simples e fácil de ensinar, que joga rápido e é prazeroso de jogar. Não é top 10 mas é um excelente jogo.

    Para mim, atende todas as necessidades para uma boa jogatina.

    Tem raça desbalanceada? Tem!

    É um Euro disfarçado de CIV. É!

    O jogo é bom mesmo assim? É!

    Tem muito mimimi com o jogo? Para C!#$%%^!

    É tão simples... não gostou, vai jogar outra coisa!

    Pior que deve ter um monte de gente aí palpitando e sequer jogou o jogo.

    ZZZZZZZZZ



    9
  • ArturFel
    490 mensagens MD
    avatar
    ArturFel21/11/19 22:23
    ArturFel » 21/11/19 22:23

    Não existe jogo assimétrico balanceado não, o que existe é informação que não é coletada. Criem um site para registrar as partidas de Marco Polo e vcs vão descobrir os personagens mais forte. Basta ver a quantidade de patchs que jogos de estratégias recebem todo o ano. 

    4
  • Nzocrato
    48 mensagens MD
    avatar
    Nzocrato22/11/19 08:58
    Nzocrato » 22/11/19 08:58

    ArturFel:: Não existe jogo assimétrico balanceado não, o que existe é informação que não é coletada. Criem um site para registrar as partidas de Marco Polo e vcs vão descobrir os personagens mais forte. Basta ver a quantidade de patchs que jogos de estratégias recebem todo o ano. 


    Com certeza, por isso é sempre coloco umas aspas em balanceamento. É uma questão muito complexa e no final balanceado para quem? Grupos diferentes, metas diferentes, estilo de jogos diferentes, tudo isso influencia no resultado das classes. Com certeza se você sair registrando partidas de qualquer jogo com assimetria deve emergir um padrão de personagem mais forte, a questão é mais ligada ao quão mais forte esta o personagem, o quanto os outros podem influenciar no jogo (interação direta) para impedir o desenvolvimento do mais forte e claro o sentimento das pessoas ao jogar com cada um dos personagens.

    Eu no Tapestry não senti ainda nenhum grande desbalanceamento ou necessidade de mudar nada, mas entendo que outros possam ter sentido e que os dados apontem para uma civilização estar mais forte. 

    No mais acho que é muito como o guschafer disse acima, tem muito mimimi com o jogo, muito hate,muito hype, muita revolta por preço, isso tudo gera muita neblina do que o jogo realmente é.

    E concordo com o guschafer novamente: Bonito, simples, gostoso demais de jogar e muito divertido. Jogo que vê mesa muito fácil. 

    1
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn22/11/19 09:16
    lxndrnn » 22/11/19 09:16

    Realmente não consigo concordar com a crítica de "lançou há pouco tempo e já tem regra para balancear", sorte que ninguém precisa da minha concordância para ter sua própria opinião.

    Tempo, no nosso caso, é completamente desimportante. O que vale é o número de partidas registradas. O jogo já tem mais de mil e oitocentas partidas registradas, o que é muito mais do que a maioria dos jogos já lançados tem ou vai ter em sua existência, especialmente em se tratando de jogos assimétricos.

    A crítica de "então por qual motivo lançou o jogo assim?" embora seja compreensível demonstra que o crítico não tem conhecimento sobre o conceito de playtest. As partidas de teste servem para achar bugs no jogo, loops infinitos, combinações quebradas etc. Embora os dados extraídos possam ser analisados do ponto de vista de balanceamento geral, não é esse o objetivo principal.

    O jogo está longe de ser perfeito e todas as críticas são válidas, eu inclusive acho que foi uma falha algumas civilizações terem sido lançadas do jeito que foram, pois a verificação do desbalanceamento nem passava pela necessidade de ter vários jogos, elas aparentemente se mostraram ser muito boas ou muito ruins através de simples análise matemática das possibilidades. Além disso, jogo com a variante de sempre comprar 2 cartas de tapeçaria e ficar com 1, pois acredito que dê mais poder para os jogadores definirem seus próprios destinos no jogo (inclusive o designer deixou claro que essa regra não é a oficial apenas pelo fato de que aumentaria o tempo da partida, o que pra mim não é um problema).

    Mas, embora não o redima completamente, o próprio designer afirmou que em determinado momento ele deixou de prezar pelo balanceamento perfeito inicial para lançar mais civilizações "divertidas" e que iria fazer o balanceamento em momento posterior, quando necessário. Ele não apenas não escondeu essa opção como também a divulgou antes do jogo ser colocado para venda.

    E nesse ponto eu não consigo discordar dele: eu prefiro ter a possibilidade de jogar com várias civilizações muito diferentes mesmo sabendo que elas não estão completamente balanceadas do que ficar travado em um número pequeno e ter que esperar anos até que uma expansão seja lançada. Agora as coisas já melhoraram: posso jogar com as facções desbalanceadas sabendo que elas o são e que já existe um regramento oficial para ajustar a competitividade de cada uma.

    Sinceramente, se das 16 civs existentes 8 não precisaram de nenhum ajuste, 5 precisaram de um ajuste pequeno e 3 precisaram de um ajuste pouco maior, o cara fez um ótimo trabalho.

    Dito isso, cabe a cada um atribuir a cada produto o valor que entende justo e não há problema algum em jogadores/colecionadores que não entendam que o preço do mercado coincide com o valor por eles atribuído, dadas as falhas e limitações do jogo.

    5
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn22/11/19 10:22
    andrekohn » 22/11/19 10:22

    Nzocrato::
    mabsousa:: Eu sou do time dos haters.
    Estou com vontade de testar o Tapestry.

    Mas... O Volume de partidas do TM e o nível de jogo que o balanceamento atende, me parece bem diferente do caso do Root e Tapestry.

    Só estou sendo chato mesmo

    Tomara que o update melhore o game e quem comprou sinta-se satisfeito.


    Que bom que tem vontade de testar, ficar acompanhando fórum e comentando sobre jogos que não se tem o mínimo interesse seria muito triste. ahahah

    Concordo com você sobre o volume de partidas e achei bem surpreendente mesmo um balanceamento tão recente, considerando o lançamento retail temos apenas 3 semanas.

    Tomara sim que melhore, mas para te falar a verdade eu não sinto necessidade nenhuma ainda das mudanças então talvez use só no futuro.
    Todo mundo é chato com alguma coisa, principalmente quando tem muita gente gostando de algo que não entendemos o porque valorizam tanto ( No meu caso seriam vários BGs, show da sandy junior, iphones....e a lista vai hahahah).

    Mas muitas vezes é só nosso ego também querendo forçar nossa visão do mundo sobre os outros.





    Grand0rbiter:: Handicapp de 15 pontos por oponente é relaxo. São 75 pontos em um jogo de 5 jogadores! Vai me falar que algo tão gritante assim não apareceu nas supostas centenas de playtests antes do lançamento?

    É o marketing mesmo. Criar hype, colocar embargo, lançar rápido, lucrar o máximo e depois deixar os fãs fazerem o trabalho.

    Depois é só ir na comunidade e assumir que o jogo tem problema e ser humilde. Ganha mais pontos pela imagem e segue lançando jogo mal feito.


    Cara realmente um handicap muito grande, a verdade é que pensando aqui centenas de playtests não seriam suficientes para balancear porra nenhuma, não sei como é o trabalho de desenvolvimento de BGs pois não sou da área mas fazendo uma conta rápida, 16 civs, jogando partidas de 5, teríamos que ter 4368 partidas registradas para que tivéssemos ao menos uma partida com cada combinação de 5 civs possivel ( é isso mesmo ou minha matemática ta zuada?)

    Se você fosse testar todas as possibilidades no 1x1 seriam mais 120 partidas. E vai aumentando para cada combinação de número de jogadores. 

    As supostas 300 a 500 partidas de playtests não serviriam para balancear muito ao meu ver nesse sentido.

    Quanto ao resto da sua opinião na verdade eu acho interessante demais o modelo da stonemaier e acho que o tapestry é uma evolução até, o modo como nossas organizações funcionam estão mudando muito e essa agilidade de lançamento e atualização, lançamento de produtos em estágios de validação pela comunidade esta muito presente já no meio digital (MVP), você conseguir trazer isso para um produto físico é bem loucura.

    Nem sei se ele fez conscientemente, dá uma lida depois se tiver interesse no livro organizações exponenciais aborda um pouco dessas ideias de utilização da comunidade para desenvolvimento e engajamento com a marca.

     Sinceramente pode parecer escroto e muita gente vai achar que tá lançando incompleto só para ganhar dinheiro fácil e talvez seja, mas a verdade é que venda por venda ele teria da mesma forma pelo posicionamento atual da marca dele. Talvez seria mais fácil lançar com 4-6 civilizações e mais fechado, balanceado, eu prefiro como está. Caos! hahaha

    O jogo é muito bem feito, claro na minha opinião.





    andrekohn:: Detesto ser hater, mas preciso concordar com o amigo acima. Stegmaier não consigo nem mais considerar designer, mas sim marketeiro - sem o sentido pejorativo da palavra. O cara trabalha com propaganda, não com boardgame. Peguei ranço absurdo dele e da maneira com que ele trabalha.

    E olha que curti o Tapestry.


    É, mas todos fazem não? CMON com seus Kicstarters que mais trabalham o FOMO nos exclusivos que tudo para vender. Jogos e mais jogos em pré-venda com anúncios de tiragens limitadas para vender mais, apelando para a sensação de escassez. Stonemaier com seus anúncios e propagandas(diarios do designer) dia a dia até o lançamento para gerar o hype e incrementar as vendas.

    Cada um com seu modelo de marketing e vendas, temos que tomar cuidado é para não comprarmos o que não vamos gostar porque o marketing foi bem feito, de resto tudo certo.

    E isso é em todo mercado de venda de tênis, carro, videogames, roupa, etc.

    As vezes seu sentimento é mais porque não gosta dos jogos dele e ele vende muito bem, ai você se sente enganado? hahahah 
    Abraço


    Então cara, discordo nesse ponto. Primeiro não acredito que seja muito válida a comparação com a CMON, isso pq a CMON é uma empresa e não um boardgame designer. A CMON que entrega jogos redondos e diferentes - gostando ou não deles e eu mesmo não curto a maioria - assinados por diferentes designers. Daí a campanha do kickstarter é feita pra promover o jogo com minis, marketing, stretch goals, etc. Então a CMON se cerca de bons designers, tem todo cuidado pra fazer um jogo e, posteriormente, entubar o marketing pra gerar o hype. A prioridade é o jogo, que depois é alavancado com o hype gerado. 

    O stegamier é o contrário: Ele é um designer que vive do hype porque os jogos dele são medíocres e extremamente parecidos, sempre uma corridinha com objetivos abertos pra ganhar pontos de vitória. Ele então se preocupa mais com o marketing do que com o jogo. Se desse metade da atenção que ele dá pra propaganda que ele faz - de si mesmo - à criação dos jogos, talvez tivéssemos grandes jogos dele no mercado. 
    Existem outros designers geniais por ai - Feld, Uwe, Konieczka - que fazem jogos incríveis, têm um total de 0 de preocupação pra gerar o hype e colocam no mercado jogos memoráveis.

    No fim a minha crítica é ao modelo de trabalho do stegamier, e não ao Tapestry em si, já que o cara se preocupa mais em gerar hype que produzir bons jogos. É o primeiro hype designer do mundo dos boardgames. E, repito, curti o Tapestry, mas esse modelo dele de trabalhar acho que não agrega nada ao hobby. E sobre me sentir enganado, nem tenho esse direito já que o stegmaier nunca me prometeu nada hahaha :D
    Sei que o intuito do tópico nem era esse, mas acho muito legal quando surgem discussões assim no portal (mesmo que sem querer hahaha) que nos fazem refletir sobre nosso hobby e o que tem acontecido nele, como os designers trabalham, as empresas, etc. 
    Infelizmente já chegou a turma do "não gostou é só não comprar", "mimimi", que acha que qualquer debate é desnecessário e que presume ser mais produtivo tentar impôr uma opinião do que dialogar com as visões diferentes.
    Um abraço!

    3
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES22/11/19 10:28
    J. MARQUES » 22/11/19 10:28

    Eu já disse isso várias vezes: o maior problema de Tapestry (fora o custo desnecessariamente alto) é ele ser do Stegmeyer.
    Fosse de qqr outro designer as pessoas iriam elogiar mais.
    E um jogo bom e divertido, com um teminha de civilizaçao de pano de fundo.

    5
Responder
  • 1
  • 2
  • 3(current)
  • 4
Tapestry - Ajustes Oficiais Stonemaier das Civilizações
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.