Nzocrato::mabsousa:: Eu sou do time dos haters.
Estou com vontade de testar o Tapestry.
Mas... O Volume de partidas do TM e o nível de jogo que o balanceamento atende, me parece bem diferente do caso do Root e Tapestry.
Só estou sendo chato mesmo
Tomara que o update melhore o game e quem comprou sinta-se satisfeito.
Que bom que tem vontade de testar, ficar acompanhando fórum e comentando sobre jogos que não se tem o mínimo interesse seria muito triste. ahahah
Concordo com você sobre o volume de partidas e achei bem surpreendente mesmo um balanceamento tão recente, considerando o lançamento retail temos apenas 3 semanas.
Tomara sim que melhore, mas para te falar a verdade eu não sinto necessidade nenhuma ainda das mudanças então talvez use só no futuro.
Todo mundo é chato com alguma coisa, principalmente quando tem muita gente gostando de algo que não entendemos o porque valorizam tanto ( No meu caso seriam vários BGs, show da sandy junior, iphones....e a lista vai hahahah).
Mas muitas vezes é só nosso ego também querendo forçar nossa visão do mundo sobre os outros.
Grand0rbiter:: Handicapp de 15 pontos por oponente é relaxo. São 75 pontos em um jogo de 5 jogadores! Vai me falar que algo tão gritante assim não apareceu nas supostas centenas de playtests antes do lançamento?
É o marketing mesmo. Criar hype, colocar embargo, lançar rápido, lucrar o máximo e depois deixar os fãs fazerem o trabalho.
Depois é só ir na comunidade e assumir que o jogo tem problema e ser humilde. Ganha mais pontos pela imagem e segue lançando jogo mal feito.
Cara realmente um handicap muito grande, a verdade é que pensando aqui centenas de playtests não seriam suficientes para balancear porra nenhuma, não sei como é o trabalho de desenvolvimento de BGs pois não sou da área mas fazendo uma conta rápida, 16 civs, jogando partidas de 5, teríamos que ter 4368 partidas registradas para que tivéssemos ao menos uma partida com cada combinação de 5 civs possivel ( é isso mesmo ou minha matemática ta zuada?)
Se você fosse testar todas as possibilidades no 1x1 seriam mais 120 partidas. E vai aumentando para cada combinação de número de jogadores.
As supostas 300 a 500 partidas de playtests não serviriam para balancear muito ao meu ver nesse sentido.
Quanto ao resto da sua opinião na verdade eu acho interessante demais o modelo da stonemaier e acho que o tapestry é uma evolução até, o modo como nossas organizações funcionam estão mudando muito e essa agilidade de lançamento e atualização, lançamento de produtos em estágios de validação pela comunidade esta muito presente já no meio digital (MVP), você conseguir trazer isso para um produto físico é bem loucura.
Nem sei se ele fez conscientemente, dá uma lida depois se tiver interesse no livro organizações exponenciais aborda um pouco dessas ideias de utilização da comunidade para desenvolvimento e engajamento com a marca.
Sinceramente pode parecer escroto e muita gente vai achar que tá lançando incompleto só para ganhar dinheiro fácil e talvez seja, mas a verdade é que venda por venda ele teria da mesma forma pelo posicionamento atual da marca dele. Talvez seria mais fácil lançar com 4-6 civilizações e mais fechado, balanceado, eu prefiro como está. Caos! hahaha
O jogo é muito bem feito, claro na minha opinião.
andrekohn:: Detesto ser hater, mas preciso concordar com o amigo acima. Stegmaier não consigo nem mais considerar designer, mas sim marketeiro - sem o sentido pejorativo da palavra. O cara trabalha com propaganda, não com boardgame. Peguei ranço absurdo dele e da maneira com que ele trabalha.
E olha que curti o Tapestry.
É, mas todos fazem não? CMON com seus Kicstarters que mais trabalham o FOMO nos exclusivos que tudo para vender. Jogos e mais jogos em pré-venda com anúncios de tiragens limitadas para vender mais, apelando para a sensação de escassez. Stonemaier com seus anúncios e propagandas(diarios do designer) dia a dia até o lançamento para gerar o hype e incrementar as vendas.
Cada um com seu modelo de marketing e vendas, temos que tomar cuidado é para não comprarmos o que não vamos gostar porque o marketing foi bem feito, de resto tudo certo.
E isso é em todo mercado de venda de tênis, carro, videogames, roupa, etc.
As vezes seu sentimento é mais porque não gosta dos jogos dele e ele vende muito bem, ai você se sente enganado? hahahah
Abraço
Então cara, discordo nesse ponto. Primeiro não acredito que seja muito válida a comparação com a CMON, isso pq a CMON é uma empresa e não um boardgame designer. A CMON que entrega jogos redondos e diferentes - gostando ou não deles e eu mesmo não curto a maioria - assinados por diferentes designers. Daí a campanha do kickstarter é feita pra promover o jogo com minis, marketing, stretch goals, etc. Então a CMON se cerca de bons designers, tem todo cuidado pra fazer um jogo e, posteriormente, entubar o marketing pra gerar o hype. A prioridade é o jogo, que depois é alavancado com o hype gerado.
O stegamier é o contrário: Ele é um
designer que vive do hype porque os jogos dele são medíocres e extremamente parecidos, sempre uma corridinha com objetivos abertos pra ganhar pontos de vitória. Ele então se preocupa mais com o marketing do que com o jogo. Se desse metade da atenção que ele dá pra propaganda que ele faz - de si mesmo - à criação dos jogos, talvez tivéssemos grandes jogos dele no mercado.
Existem outros designers geniais por ai - Feld, Uwe, Konieczka - que fazem jogos incríveis, têm um total de 0 de preocupação pra gerar o hype e colocam no mercado jogos memoráveis.
No fim a minha crítica é ao modelo de trabalho do stegamier, e não ao Tapestry em si, já que o cara se preocupa mais em gerar hype que produzir bons jogos. É o primeiro hype designer do mundo dos boardgames. E, repito, curti o Tapestry, mas esse modelo dele de trabalhar acho que não agrega nada ao hobby. E sobre me sentir enganado, nem tenho esse direito já que o stegmaier nunca me prometeu nada hahaha

Sei que o intuito do tópico nem era esse, mas acho muito legal quando surgem discussões assim no portal (mesmo que sem querer hahaha) que nos fazem refletir sobre nosso hobby e o que tem acontecido nele, como os designers trabalham, as empresas, etc.
Infelizmente já chegou a turma do "não gostou é só não comprar", "mimimi", que acha que qualquer debate é desnecessário e que presume ser mais produtivo tentar impôr uma opinião do que dialogar com as visões diferentes.
Um abraço!