André Klock::Quando uso um dado azul, diz que posso gastar um marcador de proeza pra aumentar seu resultado em 1.
A dúvida é: posso gastar apenas um marcador ou mais?
Pode subir o valor em apenas 1 ou se puder pagar mais poderia subir mais?
Essa é uma boa pergunta, pois acabei descobrindo que essa questão está traduzida errada no manual na versão em português.
No manual em português está escrito:
Dados Azuis de Proeza não podem ser relançados com marcadores de Foco. Em vez disso, você pode usar um marcador de Proeza para aumentar o valor de um dado de Proeza em um após jogá-lo.
Dá a entender que você só poderá aumentar o valor apenas UMA ÚNICA vez, pois você não pode rerolar dados azuis.
Mas no manual em inglês (desde a v1.0) está escrito:
Blue Feat dice cannot be re-rolled with Focus tokens. Instead, you may spend a Feat token to increase the value of a Feat die by one before you re-roll your other dice.
Traduzindo:
Dados Azuis de Proeza não podem ser relançados com marcadores de Foco. Em vez disso, você pode usar um marcador de Proeza para aumentar o valor de um dado de Proeza em um antes de você rerolar seus outros dados.
Ou seja, você pode aumentar o valor de um dado azul de proeza até 2 vezes,
uma vez antes de cada rerolagem. No FAQ oficial o autor explica que você pode inclusive fazer isso sem efetivamente rerolar seus outros dados, mas gastando essa rerolagem (como se você escolhesse rerolar 0 dados para ativar a opção de gastar o marcador de proeza).
Obrigado por perguntar sobre isso. Irei acrescentar na postagem inicial.
Aproveitei e acrescentei mais uma informação sobre os dados azuis: se você escolher relançar SEM FOCO (sem gastar marcadores de foco) poderá relançar os dados azuis também.