Ancient Terrible Things (ATT) é um jogo muito bom, divertido e muito temático que vale a pena ser jogado (se você conseguir deixar de lado o rage com a RBX - Buró). Porém ATT sofre com suas regras confusas e várias versões/atualizações espalhadas (lá fora o jogo está na segunda edição mas possui uma revisão de regras chamada de v2.5). Após jogar algumas vezes e me ver pego consultando o BGG para sanar minhas dúvidas resolvi fazer essa postagem (FAQ) reunindo o máximo possível de respostas oficiais e soluções lógicas para questões que possam confundir a grande maioria. Não é definitivo, mas acredito que irá ajudar bastante, principalmente àqueles com dificuldade de consultar em inglês e/ou iniciantes no jogo.
~~~
Observação 1: O manual de regras impresso do jogo base publicado no Brasil está atualizado de acordo com a segunda edição internacional. Porém lá fora existe um guia rápido com regras atualizadas na v2.5. Essa versão trás uma alteração significante para as rerolagens com foco (descrita abaixo).
Observação 2: Os manuais em português disponíveis aqui na Ludopedia estão desatualizados.
Não se baseie por eles para aprender a jogar e/ou tirar dúvidas.
~~~
Atualizado 26/02/21: Acrescentei uma informação sobre os dados azuis de proeza (obrigado
André Klock pela observação). Troquei a palavra "rerolagem" (e similares) para "relançamento" para estar de acordo com o termo usado no manual em português.
~~~
***JOGO BASE (ATT)***
RELANÇAMENTO COM FOCO:
- Para fazer um relançamento com foco você deve
(1) selecionar quais dados deseja relançar e gastar marcadores de Foco em igual número
OU (2) gastar marcadores de Foco para travar os dados que não deseja relançar.
Fonte:
Guia Rápido de Regras v2.5 (em inglês)
MAPA (Marcador de 1º jogador):
- No início da rodada o jogador que possuir o mapa
pode escolher entrega-lo para outro jogador (que será o primeiro jogador nessa rodada). [
A forma como foi traduzida na versão impressa pode levar ao erro que quem tiver o mapa sempre deve entrega-lo a outro jogador no início de cada rodada - pág 6]
Fonte:
Guia Rápido de Regras v2.5 (em inglês)
USANDO MARCADORES DE PROEZA PARA AUMENTAR EM UM O VALOR DOS DADOS AZUIS DE PROEZA:
- No manual em português está escrito (pg 2):
Dados Azuis de Proeza não podem ser relançados com marcadores de Foco. Em vez disso, você pode usar um marcador de Proeza para aumentar o valor de um dado de Proeza em um após jogá-lo.
Dá a entender que você só poderá aumentar o valor apenas UMA ÚNICA VEZ, pois você não pode relançar dados azuis.
- Mas no manual em inglês (desde a v1.0) está escrito:
Blue Feat dice cannot be re-rolled with Focus tokens. Instead, you may spend a Feat token to increase the value of a Feat die by one before you re-roll your other dice.
Traduzindo:
Dados Azuis de Proeza não podem ser relançados com marcadores de Foco. Em vez disso, você pode usar um marcador de Proeza para aumentar o valor de um dado de Proeza em um antes de você relançar seus outros dados.
Ou seja, você pode aumentar o valor de um dado azul de proeza até 2 vezes,
uma vez antes de cada relançamento. Inclusive as cartas
Mão Firme (Carta de Proeza) e
Talismã (Carta de Pilhagem) também estão com a tradução meio dúbia. Onde está escrito "
após uma jogada" leia-se "
antes de cada relançamento". No
FAQ oficial o autor explica que você pode inclusive fazer isso sem efetivamente relançar seus outros dados, mas gastando esse relançamento (como se você escolhesse relançar 0 dados para ativar a opção de gastar o marcador de proeza).
OBS importante: no manual (em inglês ou português) não fica muito claro, mas você pode relançar dados azuis de proeza caso seu relançamento seja SEM FOCO, ou seja, relançar todos os dados e sem gastar marcadores por isso.
Fonte:
BGG
***EXPANSÃO THE LOST CHARTER (TLC)***
CARTA DE ENCONTRO SINISTRO
- A carta
Rebeldes Insurgentes (Encontro Sinistro de verso verde) está com a sua pontuação errada. No
original ela vale 1 ponto (ao invés de valer 7, como impresso na versão brasileira). [
observado pelo usuário CarlosAlvarez]
CARTA DE ENCONTRO DE EVENTO
- Se sair um Encontro de Evento na hora de abrir novos encontros para preencher os locais no tabuleiro você deve abrir uma nova carta de Encontro Sinistro para aquele local. Se for um novo Evento esse é descartado e abrimos uma nova carta de Encontro Sinistro (só é possível ter um Evento por local). O Evento irá substituir a ação do local e irá permanecer em jogo até alguém ir com seu peão lá e resolver o seu efeito (Fase de Exploração).
-
É possível que algum evento permaneça ativo no tabuleiro mesmo sem nenhuma carta de Encontro Sinistro no local.
Fonte 1 /
Fonte 2 (BGG)
VARIANTE: OBSESSÃO DE PERSONAGENS E ENCONTROS PREMEDITADOS
- Cada personagem possuirá uma Obsessão por algum tipo de Encontro, que lhe dará a chance de enfrentar (
premeditar) tal Encontro caso alguém falhe previamente.
- Se você ainda estiver no barco, ou seja, ainda não tiver jogado nessa rodada, e algum jogador falhar em superar o Encontro que você tem Obsessão (descrito em sua carta)
você pode escolher ir com seu peão para tal local e ficar lá até que chegue sua vez. Isso é
Premeditar um Encontro. Na prática você está reservando aquele Encontro para o seu turno.
- Essa ação também é chamada de
resgatar, pois o jogador que falhou não receberá um marcador de Coisa Terrível (
você o resgatou antes que acontecesse algo terrível). Porém ele deve devolver, se possível, quaisquer marcadores que tenha pego proveniente dessa carta de Encontro.
- Caso alguém queria enfrentar esse Encontro Premeditado por você (antes de chegar o seu turno), seu peão volta ao barco e você entrega (caso tenha) um marcador aleatório da sua pilha de Coisa Terrível para ele. Dessa forma, o Encontro deixa de ser Premeditado.
-Caso chegue a sua vez e você ainda esteja no local do Encontro Premeditado você começará seu turno nesse local mesmo (não volta pro barco nem escolhe outro local no tabuleiro). Poderá coletar recursos e fazer a ação do local normalmente.
- Caso vença esse Encontro você se livra de sua Obsessão. Caso falhe, continua com ela (e seus efeitos). Lembrando que Cartas de Obsessão custam -2 pontos ao final do jogo.
- Note que a Profetisa tem Obsessão por
qualquer tipo de Encontro e os personagens exclusivos da edição nacional (Sertanista e Kaiapó) não possuem Cartas de Obsessão. [N
ada que impeça de usar de outro personagem que não esteja em jogo]
Fonte 1 /
Fonte 2 (BGG)
- Se a Profetisa estiver em jogo é possível que um Encontro possa ser premeditado por dois jogadores (ela e quem tiver a Obsessão pelo tipo específico do Encontro).
Não existe resposta oficial para esse caso ainda, mas no
BGG sugeriram o seguinte: se os dois jogadores quiserem, os dois peões vão para o local e os dois estarão premeditando tal Encontro. Se um conseguir superar antes do outro (em ordem de turno) o segundo volta pro barco. Caso alguém queria enfrentar esse Encontro Premeditado pelos dois irá receber um marcador aleatório de Coisa Terrível de cada um. Caso tenha uma resposta oficial a respeito irei atualizar.
CONQUISTA "UM SÓ OBJETIVO"
- Normalmente para roubar uma Conquista de outro jogador você deve ter 1 a mais do que o exigido na carta: 1 Encontro de determinado tipo a mais, 1 carta de Pilhagem a mais, etc.
- Essa Conquista em específico causa confusão pela forma como a regra foi redigida (mesmo no original): dá a entender que você pode roubar se você tiver 1 marcador a mais que a maior pilha do jogador que a possuir, mesmo que seja menor que o exigido para reivindica-la em primeiro lugar (uma pilha de 7 marcadores de qualquer tipo). Ou seja, se o jogador 1 tiver 7 marcadores de Tesouro mas comprar uma Carta de Pilhagem de custo 4 (ficando assim com 3 de Tesouro), e o jogador 2 tiver 4 marcadores de Tesouro ele poderia roubar essa Conquista.
-
Novamente, não há uma resposta oficial, mas o consenso é de que o mínimo para se roubar essa Conquista são 7 marcadores. Caso o jogador que a possua ainda tenha os 7 marcadores exigidos inicialmente, então para se roubar precisa de pelo menos 8 e assim por diante.
Fonte 1 /
Fonte 2 (BGG)
MODO SOLO
- MAPA: O mapa pode ser descartado para conseguir fugir ao falhar em um Encontro. No caso o mapa volta para a Ruína Decadente, ficando disponível novamente para o jogador (ação do local).
O mapa não pode ser usado para fugir de um encontro na Ruína Decadente. [
Da forma como foi traduzido não ficou muito claro - pág 7]
***MINI EXPANSÃO MADNESS OF MCGUFFIN (MoM)***
DADOS BRANCOS
- Essa mini expansão simplifica os relançamentos de dados (substituindo as regras normais do jogo) e acrescenta a possibilidade de ganhar recursos extras com os dados brancos de ação. [
Disponível apenas para partidas com 4 jogadores]
- Cada jogador recebe 2 Cartas de Pilhagem disponíveis nessa expansão: 1 Chapéu e 1 Pilhagem de McGuffin. Para usar cada carta (ativar um relançamento) você deve gastar um dado branco de ação.
-
Ativando o Chapéu: gaste X marcadores de Foco (inclusive zero) para
trancar X dados verdes (inclusive zero), relançando o restante. Pode ser usado duas vezes por turno.
-
Ativando a Pilhagem de McGuffin: gaste X marcadores de Foco para
relançar X dados verdes. Ao ativar essa carta deve-se gasta-la (virar para baixo). Só pode ser usado uma vez por turno.
- Dados brancos de ação não gastos que mostrarem símbolos de recurso (Foco, Proeza ou Tesouro) darão tais marcadores ao final da Fase de Encontro.
~~~
Caso tenham mais alguma dúvida que não foi mencionada na postagem comente abaixo que irei procurar a resposta e adicionar ao FAQ. Caso algo tenha ficado ainda mais nebuloso comente abaixo que tentarei explicar melhor.