Vou comentar a parte do final do episódio onde vocês falam de memória e conservação de jogos (e o risco do Popeye no espaço sumir do mapa).
Como é minha área, acho que consigo trazer umas contribuições, sou arquiteto restaurador e na história do restauro e da preservação esse interesse só surgiu justamente quando primeiro houve uma noção de história (nem sempre as pessoas entendiam isso) e as pessoas passaram a perceber a perda irreversível de algum bem ou resquício histórico.
Um exemplo mais palatável pra nossa geração é o cinema, as primeiras filmagens não eram tratadas como algo valioso e muita coisa foi simplesmente parar no lixo, por exemplo simplesmente não existe a primeira temporada de Doctor Who, todo mundo achou que o outro guardou e ninguém guardou. O mesmo se sabe dos vídeos institucionais da era vargas que só se sabe que existiram.
Mais recentemente esse tipo de pensamento realmente tem chegado no mundo dos videogames que tem tido até um trabalho melhor, pois a galera guarda jogos com carinho. O pessoal que está tentando guardar a história da internet está penando, afinal quem vai querer guardar o site velho de uma empresa falida? E quando o servidor vence o contrato tudo simplesmente SOME. É bem triste mas já há muitos sites e videogames que simplesmente sumiram do mapa.
Nos jogos de tabuleiro uma história bem legal é a do Jogo real de UR, ele foi encontrado num túmulo e simplesmente não tinha regras! (e ninguém sabia que era um jogo) Paralelamente um curador achou uma tábua com escrita cuneiforme realmente difícil de traduzir, ele sabia que era um jogo, mas eram regras sem um tabuleiro. Ele estudou e procurou por 2 anos, até que conseguiu fazer as regras fazerem sentido num tabuleiro de outro museu e daí foi recuperado o antigo jogo de UR.
Ou seja, tem gente sim que joga jogos de tabuleiro antigos, e a esse ponto. Se quiserem tenho outras histórias do gênero, acho que daria um bom episódio.
Gosto demais da assimetria nos jogos, e acho interessante algumas soluções para resolver os temidos desbalanceios.
Particularmente, eu acho que quando a condição de vitória é a mesma para todos, fica mais difícil de balancear com precisão. É difícil ver alguém reclamar desse ponto nos COINs por exemplo. Como cada facção tem sua própria condição de vitória, me passa a impressão que ficam mais ajustadas, ou pode ser apenas aquilo que comentaram de ficar mais difícil de perceber algum desajuste. O Star Wars Rebellion que comentaram, assim como o Guerra do Anel, eu entendo usam dessa mesma estratégia.
Qual a opinião de vocês sobre casos como o Cry Havoc, no qual após várias críticas sobre a falta de balanceamento entre as facções, o designer se defendia dizendo que era necessário muitas partidas para se alcançar o ajuste desenhado por ele? Num contexto em que a maioria dos jogadores não gasta muito tempo em um mesmo jogo, achei um tiro no pé, visto o relativo fracasso do jogo. Comparar com Root chega a ser covardia (e esse já passou por ajustes mesmo assim). O designer do Cry Havoc nunca teve a humildade de voltar atrás e ajustar, criou uma regra alternativa que favorecia as outras duas facções mais prejudicadas originalmente, e simplesmente deixou a escolha dos jogadores sobre usar ou não. Para mim uma das piores experiências que tive com jogos assimétricos.
tpcordeiro::Comentando os comentários: lá pelos idos de 1990 tínhamos em casa um TK-3000 (clone do Apple II) por conta do meu pai trabalhar com tecnologia na época, com isso eu acabei jogando um jogo nele que eu já cansei de buscar na internet e nunca mais encontrei absolutamente nada.
Do que eu me lembre era basicamente uma luta entre dois piratas, onde vc controlava um e o PC o outro. Eu me lembro perfeitamente do fósforo verde, com os dois piratas na tela, num gráfico bem semelhante ao do Príncipe da Pérsia (na verdade, a silhueta deles né...). Na minha cabeça o jogo se chamava Piratas do Caribe, mas não sei se era isso mesmo ou esse era somente um apelido q eu e um amigo colocamos.
E basicamente é esse o meu "Popeye no Espaço" digital, perdido no tempo como lágrimas na chuva.
pode ser pirates ou swashbuckler, tive os dois em meu bom e velho apple2e
tpcordeiro::Comentando os comentários: lá pelos idos de 1990 tínhamos em casa um TK-3000 (clone do Apple II) por conta do meu pai trabalhar com tecnologia na época, com isso eu acabei jogando um jogo nele que eu já cansei de buscar na internet e nunca mais encontrei absolutamente nada.
Do que eu me lembre era basicamente uma luta entre dois piratas, onde vc controlava um e o PC o outro. Eu me lembro perfeitamente do fósforo verde, com os dois piratas na tela, num gráfico bem semelhante ao do Príncipe da Pérsia (na verdade, a silhueta deles né...). Na minha cabeça o jogo se chamava Piratas do Caribe, mas não sei se era isso mesmo ou esse era somente um apelido q eu e um amigo colocamos.
E basicamente é esse o meu "Popeye no Espaço" digital, perdido no tempo como lágrimas na chuva.
pode ser pirates ou swashbuckler, tive os dois em meu bom e velho apple2e
Olha.... Swashbuckler... Vou te dizer q eu acho q vc encontrou meu "Popeye nos Espaço"!
Engraçado q eu lembro muito bem dessa "faixa preta" no meio onde efetivamente o jogo acontece, mas não lembro desses detalhes verdes em cima e embaixo, mas muito provável que seja minha memória carcomida pelo tempo. Muito obrigado!