Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Podcasts
  3. KeyForge: O Chamado De Arconte...
  4. Tabulices #50 - Keyforge e Balanceamento

Tabulices #50 - Keyforge e Balanceamento

KeyForge: O Chamado De Arcontes
Podcast
Tabulices
Episódio
Tabulices #50 - Keyforge e Balanceamento
Download
Download ( 400 )
Feed
https://ludopedia.com.br/podcast/30/tabulices/feed
Duração
01:34:20
  • avatar
    DaniloSilvestre03/11/19 13:01
    avatar
    DaniloSilvestre
    03/11/19 13:01
    111 mensagens MD

    O que é um jogo balanceado? No episódio de número cinquenta PH Mazzilli e Danilo Silvestre debatem o modelo adotado pelo jogo Keyforge para analisar como o balanceamento ocorre em jogos competitivos. É possível que adversários tenham as mesmas possibilidades de vitória quando um baralho foi criado sem a participação tanto do jogador quanto do game designer? A variedade é sempre inimiga do balanceamento? É mais difícil equilibrar um jogo com múltiplos jogadores? Será que todo jogo competitivo precisa ser balanceado ou isso é mais uma preocupação dos jogadores do que dos criadores?


    Jogos citados nesse episódio:
    - Keyforge
    - Magic: The Gathering
    - Netrunner
    - Pokémon TCG
    - Twilight Struggle
    - Star Wars: Rebellion
    - Root

    Músicas desse episódio:
    Sambalanço Trio - Estamos Aí
    Aaron Parks - Professor Strangeweather
    Erykah Badu - Penitentiary Philosophy

    O Tabulices está disponível no Spotify! Aproveite também para seguir por lá a "Tabulist", nossa playlist com as músicas que compõe a trilha sonora do podcast!

    1
    0
    13

  • Canal

    Veja Também

    Tabulices

    Veja Também

    Tabulices #66 - Motores
    Tabulices #65 - Interação e conflito
    Tabulices #64 - O que a experiência nos traz
    Tabulices #49 - Jogos da Infância
    Tabulices #60 - Temas tabus

    Compre agora o jogo KeyForge: O Chamado De Arcontes na LUDOSTORE
    R$ 40,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • Metalegit
    136 mensagens MD
    avatar
    Metalegit04/11/19 15:17
    Metalegit » 04/11/19 15:17

    Ainda não joguei Keyforge. Não tem ninguém próximo que joga e não tenho mais tempo pra me dedicar para esse formato (cartas físicas). A ideia do Keyforge é muito boa. Ter um deck pronto pra jogar sem precisar colecionar inúmeras cartas e fazer o deck building é excelente. Ao mesmo tempo, não poder escolher as cartas que mais gosto pra colocar no baralho é ruim. Se os decks fossem balanceados e complementares, o jogo seria perfeito (mais ao estilo de pedra-papel-tesoura, onde uma raça quase sempre vence a outra A>B>C>A). Mas a existência de facções mais fortes que outras deixa um gostinho de pay-to-win muito ruim. Teria que achar um deck que tenham cartas que sejam o counter perfeito para aquela facção, mas aí você já gastou rios de dinheiro nesse jogo e vai ter dezenas decks inúteis.

    Em relação aos torneios somente com decks que sejam ruins, eu acho uma ideia bacana pra usar aquele deck que você sabe que nunca mais vai ver mesa. Se ainda não existir, daqui a pouco vão criar torneios limitados (só pode jogar com valores até X de SAS/AERC/Rankey/ADHD...).
    --
    Pensando em outros jogos, o Smash UP é bastante parecido com Keyforge (também é Richard Garfield, quem diria). Você pega duas facções e embaralha todas as cartas daquelas facções montando um deck. Na sua rodada, você pode jogar um lacaio e fazer uma ação de qualquer raça, comprando cartas no final da rodada. Da mesma forma que o Keyforge, parece-me que o Smash UP tem combinações mais fortes que outras (não estudei pra saber quais são).

    No Pokémon, o jogo mudou muito com o tempo. No início as cartas eram muito fracas, com Pokémons básicos tendo de 30-70 HP. Agora tem alguns com mais de 200HP. É praticamente impossível jogar com cartas das primeiras gerações com as cartas de hoje. Além disso, os torneios hoje tem muitos decks iguais, com poucas variações de cartas e cores. Em relação ao poder das cartas, no Magic e no Hearthstone as coisas são um pouco mais consistentes, pois desde o início da criação do jogo existem regras para o custo que definem mais ou menos o poder da criatura, algo como: custa 1 tem 1/1 de força, custa 4 tem 4/4. Isso permite que todas as cores consigam ficar mais ou menos balanceadas.

    No Magic consigo ver um balanceamento melhor entre as cores devido a ter muita liberdade de criação de decks. Não existe uma cor absoluta. Você sempre pode adaptar seu deck para colocar cartas para contrabalancear o jogo. Aliás, cada cor tem sua identidade bem definida e é a combinação de cores que torna o balanceamento possível.

    No Hearthstone, sendo um jogo digital, por outro lado, é muito mais fácil rebalancear as cartas e modificar para que nenhuma classe seja melhor que as outras. Tem até sites especializados em colecionar dados para montar estatísticas, onde verificam periodicamente como cada classe está jogando. Infelizmente os desenvolvedores demoram muito tempo para reajustar cartas - as vezes anos. Isso já incomodou muita gente e essas pessoas desistiram de jogar por esse motivo.

    3
  • Johnnycury
    470 mensagens MD
    avatar
    Johnnycury04/11/19 17:38
    Johnnycury » 04/11/19 17:38

    Pra tentar ilustrar o pesadelo que é o balanceamento de jogos, vou fazer um paralelo fora dos jogos de tabuleiro com o League of Legends.

    Um dia eles anunciaram que iriam deixar mais fraco um item para tanks (personagens com muita vida e pouca mobilidade), e isso foi recebido como uma grande enfraquecida para os assassinos (muita mobilidade e dano).

    Isso porque o item era tão forte, que era praticamente obrigatório todo mundo jogar de tank pra comprar esse item. E com tanto tank, era obrigatório que pelo menos um jogador fosse um hypercarry (quantidades absurdas de dano por segundo), pra poder matar esses tanks todos. E com um hypercarry no outro time, era obrigatório alguém jogar de assassino, pra poder eliminar rapidamente o hypercarry. Se houver menos tanks, um hypercarry não é tão necessário, e sem um hypercarry, o assassino fica obsoleto.

    Magic não é diferente. As vezes uma carta X, essencial para um deck Y é banida, de repente a carta Z, usada como counter para o deck Y perde valor.

    O tal do meta é uma coisa desgracada. O coitado do designer faz o jogo pra ser jogado de um jeito, e os jogadores vão lá e estragam tudo. (Ou as vezes é só preguiça do designer mesmo)

    5
  • Metalegit
    136 mensagens MD
    avatar
    Metalegit04/11/19 22:17
    Metalegit » 04/11/19 22:17

    Johnnycury::
    O tal do meta é uma coisa desgracada. O coitado do designer faz o jogo pra ser jogado de um jeito, e os jogadores vão lá e estragam tudo. (Ou as vezes é só preguiça do designer mesmo)


    O PH mencionou num episódio antigo que no blood rage tinha desbalanceamento no Loki, que é uma estratégia apelona se ninguém jogar contra.

    No Wingspan os corvos são muito fortes por si só.

    No Stone Age a estratégia de fome é roubada.

    Não importa o jogo, mesmo que o jogo seja muito bem balanceado, realmente os jogadores vão descobrir uma forma de explorar e abusar.

    3
  • rodrigocaruso
    608 mensagens MD
    avatar
    rodrigocaruso06/11/19 15:00
    rodrigocaruso » 06/11/19 15:00

    Eu acho que tem gente demais evangelizando que Keyforge é o apogeu do balanceamento, sendo que o jogo está em um estágio completamente experimental tendo 1 ano de vida.

    Sim, gente, um jogo tão experimental pode ter sim problemas. Ainda pode divertir muita gente, mas não concordar com 1 ou outra coisa no design de algo experimental não é crime.

    Mesmo os sistemas de análise computacional de deck são experimentais(e tem falhas), mas já ajudaram mais a comunidade que a FFG fez ao dizer: "basta acostumar com o deck que vc faz milagre". Isso de acostumar com o deck tem um BOM limite, não vai salvar muitos casos.

    1
  • Luizifusp
    61 mensagens MD
    avatar
    Luizifusp07/11/19 09:39
    Luizifusp » 07/11/19 09:39

    Bom dia pessoal
    Adorei o episódio sobre balanceamento. Confesso que essa característica vem me preocupando nos jogos atuais.
    Antes disso, sobre a questão de jogos de tabuleiro, consoles e porque um "desenvolveu" mais que o outro em determinado momento, vcs acertaram em cheio! Mercado! É impossível prever como as ações humanas interferem na escolha de um produto em relação ao outro.
    Voltando ao balanceamento, me incomoda quando o jogo possui uma determinada facção ou combinação mais overpower do que outra. A sensação que tenho é que os designers estão vendendo um produto que não foi totalmente balanceado e depois se preocupam com isso, como se o consumidor fosse um playtest. Com o keyforge a sensação é pior, porque a falta de balanceamento é proposital.
    Devido a complexidade dos jogos modernos eu até entendo que ocorram problemas de balançamento que você percebe depois de muitas e muitas jogatinas. O próprio xadrez, jogo milenar, possui um leve desbalançamento devido a iniciativa das brancas, imagine um jogo moderno. Mas claro que se eu for jogar com um campeão de xadrez isso será irrelevante hahahah. 
    Em resumo, um desbalanceamento natural que ocorra depois de você se tornar especialista no jogo eu aceito, mas o jogo já sair da caixa com um desbalanceamento evidente ou proposital para fomentar mercado, isso me deixa bastante frustrado.
    Abraços e parabéns pelo trabalho
    Luiz Alberto    

    2
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio07/11/19 22:51
    joaoclaudio » 07/11/19 22:51

    Achei fantástico o episódio. A princípio ia até pular por conta do jogo a ser debatido, mas valeu a pena não pular. Parabéns senhores!

    2
  • tpcordeiro
    1757 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro08/11/19 09:03
    tpcordeiro » 08/11/19 09:03

    Comentando os comentários: lá pelos idos de 1990 tínhamos em casa um TK-3000 (clone do Apple II) por conta do meu pai trabalhar com tecnologia na época, com isso eu acabei jogando um jogo nele que eu já cansei de buscar na internet e nunca mais encontrei absolutamente nada.
    Do que eu me lembre era basicamente uma luta entre dois piratas, onde vc controlava um e o PC o outro. Eu me lembro perfeitamente do fósforo verde, com os dois piratas na tela, num gráfico bem semelhante ao do Príncipe da Pérsia (na verdade, a silhueta deles né...). Na minha cabeça o jogo se chamava Piratas do Caribe, mas não sei se era isso mesmo ou esse era somente um apelido q eu e um amigo colocamos.
    E basicamente é esse o meu "Popeye no Espaço" digital, perdido no tempo como lágrimas na chuva.


    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bd/Tk3000iie_2.jpg  https://t.gamesnostalgia.com/screenshots/p/r/prince-of-persia/3793.jpg

    2
  • educez
    1126 mensagens MD
    avatar
    educez08/11/19 10:12
    educez » 08/11/19 10:12

    joaoclaudio::Achei fantástico o episódio. A princípio ia até pular por conta do jogo a ser debatido, mas valeu a pena não pular. Parabéns senhores!

    Idem aqui, excelente episódio...

    3
  • DaniloSilvestre
    111 mensagens MD
    avatar
    DaniloSilvestre08/11/19 19:28
    DaniloSilvestre » 08/11/19 19:28

    Pessoal, tivemos problemas essa semana e ao invés de lançar o podcast hoje, sexta-feira, só conseguimos fazer a gravação hoje. Deve sair editado na semana que vem, avisaremos por aqui e nas redes sociais! Desculpa a bagunça, e valeu pelos comentários por aqui!

    3
Responder
  • 1(current)
  • 2
KeyForge: O Chamado De Arcontes - Tabulices #50 - Keyforge e Balanceamento
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.