Ainda não joguei Keyforge. Não tem ninguém próximo que joga e não tenho mais tempo pra me dedicar para esse formato (cartas físicas). A ideia do Keyforge é muito boa. Ter um deck pronto pra jogar sem precisar colecionar inúmeras cartas e fazer o deck building é excelente. Ao mesmo tempo, não poder escolher as cartas que mais gosto pra colocar no baralho é ruim. Se os decks fossem balanceados e complementares, o jogo seria perfeito (mais ao estilo de pedra-papel-tesoura, onde uma raça quase sempre vence a outra A>B>C>A). Mas a existência de facções mais fortes que outras deixa um gostinho de pay-to-win muito ruim. Teria que achar um deck que tenham cartas que sejam o counter perfeito para aquela facção, mas aí você já gastou rios de dinheiro nesse jogo e vai ter dezenas decks inúteis.
Em relação aos torneios somente com decks que sejam ruins, eu acho uma ideia bacana pra usar aquele deck que você sabe que nunca mais vai ver mesa. Se ainda não existir, daqui a pouco vão criar torneios limitados (só pode jogar com valores até X de SAS/AERC/Rankey/ADHD...).
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Pensando em outros jogos, o Smash UP é bastante parecido com Keyforge (também é Richard Garfield, quem diria). Você pega duas facções e embaralha todas as cartas daquelas facções montando um deck. Na sua rodada, você pode jogar um lacaio e fazer uma ação de qualquer raça, comprando cartas no final da rodada. Da mesma forma que o Keyforge, parece-me que o Smash UP tem combinações mais fortes que outras (não estudei pra saber quais são).
No Pokémon, o jogo mudou muito com o tempo. No início as cartas eram muito fracas, com Pokémons básicos tendo de 30-70 HP. Agora tem alguns com mais de 200HP. É praticamente impossível jogar com cartas das primeiras gerações com as cartas de hoje. Além disso, os torneios hoje tem muitos decks iguais, com poucas variações de cartas e cores. Em relação ao poder das cartas, no Magic e no Hearthstone as coisas são um pouco mais consistentes, pois desde o início da criação do jogo existem regras para o custo que definem mais ou menos o poder da criatura, algo como: custa 1 tem 1/1 de força, custa 4 tem 4/4. Isso permite que todas as cores consigam ficar mais ou menos balanceadas.
No Magic consigo ver um balanceamento melhor entre as cores devido a ter muita liberdade de criação de decks. Não existe uma cor absoluta. Você sempre pode adaptar seu deck para colocar cartas para contrabalancear o jogo. Aliás, cada cor tem sua identidade bem definida e é a combinação de cores que torna o balanceamento possível.
No Hearthstone, sendo um jogo digital, por outro lado, é muito mais fácil rebalancear as cartas e modificar para que nenhuma classe seja melhor que as outras. Tem até sites especializados em colecionar dados para montar estatísticas, onde verificam periodicamente como cada classe está jogando. Infelizmente os desenvolvedores demoram muito tempo para reajustar cartas - as vezes anos. Isso já incomodou muita gente e essas pessoas desistiram de jogar por esse motivo.