Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Board”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados ao nosso hobby, e hoje vamos abordar o tema “rage” na mesa de jogo (não é o jogo Rage CMON).
Todos que jogam jogos de tabuleiro (na verdade qualquer tipo de jogo), já devem estar acostumados ou pelo menos já viu alguém dando o conhecido rage durante uma partida. O bom e velhor rage, a explosão máxima de fúria de um jogador na mesa de jogo, é aquele momento onde ele expressa todo o seu sentimento de ódio sobre as ações de outros jogadores, é lindo (risos), porém muitas vezes também dá medo.
Os Motivos e Estágios do Rage
O rage na mesa de jogo pode acontecer de várias formas, porém os mais comuns (pelo menos aqui na minha mesa de jogo) são aqueles onde os jogadores interferem diretamente no jogo de outro jogador, geralmente usando cartas ou algum tipo de recurso que atrasa ou dificulta a vida do jogador, ou em jogos onde existem ataques diretos contra outros jogadores, esses acho que são os principais geradores de rage aqui na nossa mesa.
Em ambas as situações citadas acima, os jogadores se sentirão prejudicados pela ação do outro jogador, e a medida que a partida vai se tornando mais complicada para ele, o sentimento de dá aquele rage na mesa se torna cada vez maior, esse sentimento pode se tornar incontrolável para alguns jogadores no momento em que esse tipo de ação se torna mais constante contra ele, até chegar no seu limite.
Outro dos grandes motivos para o rage entre jogadores são as provocações que eles mesmos proferem na mesa de jogo, coisas como "você não está nem doido de fazer isso na minhas terras", ou os clássicos "você vai fazer isso?" e "vai ter volta", vão deixando a mesa de jogo cada vez mais tensa ao ponto dessas simples provocações passarem ao rage entre eles.
Quando o jogador atingiu seu limite de tolerância de coisas sendo feitas contra ele, vem o estágio um do rage. O estágio um de muitos jogadores começa suave, uma reclamação aqui, um mal dizer ali, um insulto de leve acolá, até que essa situação de rage leve passa para o rage pesado, onde os insultos, a discussão e as ofensas se tornam mais constantes (e verdadeiros), a partir desse ponto eu costumo classificar como o segundo nível de rage. O estágio três eu presenciei apenas uma vez na minha mesa de jogo, que é onde os jogadores ficam realmente com raiva dos outros jogadores, por aqui isso aconteceu apenas uma vez em uma partida de GoT: A Guerra do Trono, após essa situação nunca mais jogamos esse jogo.
Jogos de Rage
Muitos jogos podem fazer com que o jogador tenha aquele rage básico na mesa, alguns são mais difíceis de isso acontecer e outros mais fáceis, porém tem jogos que eu acredito que foram feitos exclusivamente para causar o rage em sua mesa, são aqueles jogos que fazem os jogadores interferirem diretamente no jogo do outro com as mecânicas de combate ou invasão, ou ainda a mecânica de "Toma essa".
Há algum tempo eu fiz um post falando exclusivamente sobre esses tipos de jogos que causam treta na mesa de jogo, e entre as causas das tretas nesses jogos podemos considerar o rage como uma delas. Lá eu citei jogos da linha GoT, onde basicamente todos eles são feitos para que se tenham conflitos e tretas entre os jogadores na mesa de jogo, além desses, citei também a linha de jogos do Muchkin, que assim como GoT é um jogo para causar tretas e consequentemente rage na mesa de jogo. Para quem quiser dá uma conferida nesse post antigo, o link vai ficar logo abaixo.
JOGOS QUE CAUSAM TRETA:
Como Lidar com o Rage na Mesa
Cada mesa de jogo possui suas maneiras e ações para lidar com os jogadores que começam ou fazem rage na mesa. Aqui nós costumamos já ir zoando com o cara, falando coisas como: "já vai ficar com raiva?", "quer uma cerveja para esfriar a cabeça?" ou coisas do tipo, tentando quebrar a tensão inicial com algum humor para que o rage não siga em frente, porém cada mesa de jogo é diferente da outra, então cada um pode ter uma maneira diferente de lidar com a situação.
No geral, como todos ali na mesa são amigos, dá para saber quando um rage dado pelo jogador não passa de uma piadinha e não vai passar disso, mesmo que pareça bem ofensivo. Afinal, como eu falei, todos ali devem conhecer muito bem os jogadores e devem perceber quando alguém está falando sério ou está só falando algo ao vento para o outro jogador, mas também sabem quando já passa a ser algo sério, aí é quando devemos tentar inteferir e evitar que a situação se estenda.
Mas e vocês, como e porque geralmente acontece um rage na sua mesa de jogo? Como vocês lidam com isso? E quais os principais jogos que fazem isso acontecer?
Companhe mais novidades na redes sociais do Canal