
















ANÁLISE DA PROVA
Meus dois amigos Leandro e Deyvid com quem eu havia corrido em MONZA na semana anterior (link aqui https://www.ludopedia.com.br/topico/34462/rf90-uma-relaxante-prova-em-monza) correram novamente comigo agora em BARCELONA e é possível ter uma boa noção de quanto o RACE! FORMULA 90 muda de uma pista para outra.
O BERGER (Deyvid) começou a prova de forma ALUCINANTE graças a "toda poderosa" estratégia SAVE TYRES. Esta estratégia é tida como "apelona" devido a grande quantidade de TRACK CARDs (cartas que aumentam muito o desempenho do carro) e como ele tinha pista limpa à frente, seu carro simplesmente VOOU na pista. No entanto as coisas mudam quando o líder começa a pegar retardatários, ele passa a perder muito tempo para ultrapassá-los em curvas.
SENNA (leandrograunke) fez uma prova bastante APÁTICA. Ao largar com SAVE FUEL (poupa gasolina) sua estratégia de corrida era fazer apenas UMA ÚNICA PARADA, algo IMPORTANTÍSIMO em qualquer corrida, ainda mais em Barcelona, que tem um pit stop mais longo que o normal. SENNA até conseguiu seu objetivo, no entanto isso acabou não se refletindo em vantagem porque ele perdeu muito tempo brigando com os SUPER FAST já que esta estratégia não deixa seu carro correr muito (justamente para poupar gasolina). Mas Leandro ainda está explorando o jogo e portanto descobrindo as melhores combinações. SAVE FUEL me parece uma estratégia para ser usada como um PLANO B ou em pistas com mais curtas, como HUNGRIA ou MÔNACO.
Quanto a mim, fazia um tempão que eu não vencia [rsrsrs]. Resolvi correr fora do tradicional nesta prova (Tradicional: 10 pneus, 5 slots de dano, 6 Cartas na Mão), configurei meu carro para 12 PNEUS, 4 SLOTS DE DANO e 6 CARTAS.
Foi uma corrida muito divertida, tenho que confessar.Minha estratégia era fazer 2 paradas, tentar parar perto do final para colocar a poderosa estratégia PUSH (que permite mover muito ao custo de queima excessiva de combustível) e sair descascando no final da corrida, mas o desempenho do BERGER na corrida tava muito alucinante o que me forçou a mudar os planos e correr muito (mas muito) risco, retardando freadas e (ab)usando das EXTREME TRAJECTORIES. Tive muita sorte habilidade em todas as tentativas (ao contrário de MONZA na prova anterior, onde eu devo ter andando mais na brita do que na pista).
Aquele último PIT STOP ANTECIPADO foi uma decisão muito difícil pois eu ainda tinha muito PNEU pra gastar (e estava de SAVE TYRES) além de pista limpa à minha frente. Pra piorar, minha mão tava cheia de TRACK CARDS (que aumentam demais o desempenho do carro) e eu teria que PERDER MUITAS durante o pit stop para respeitar a quantidade limite de 6 cartas na mão... Só que no RACE! FORMULA 90 é uma FAÇANHA alguém conseguir fazer um pit stop e voltar na liderança, ainda mais no último stint, sem contar que o BERGER tava de SAVE TYRES. Esta também foi outra decisão bastante complicada: QUAL ESTRATÉGIA USAR?
Com 12 pneus eu poderia botar SAVE TYRES e tentar vencer na base das TRACK CARDs, assim como o BERGER, mas a cartilha do RACE! FORMULA 90 diz que no último stint, se você é LÍDER, deve colocar uma estratégia que te permita CORRER BASTANTE. Então resolvi arrojar e voltar com a BALANCE, que permite explorar melhor as trajetórias (e BARCELONA está cheia delas). Funcionou! Meu carro voltou super bem, explorei as trajetórias e comprei track cards, BERGER não conseguiu um bom desempenho no último stint e abri bastante nas últimas voltas.
Outra coisa que me ajudou DEMAIS nessa corrida foi a habilidade LAPPING, que me facilita ultrapassar retardatários. Esta habilidade é bastante polêmica, muitos veteranos a desprezam completamente porque algumas cartas tem BANDEIRA AZUL, que permitem simular esta habilidade, com a diferença que este efeito da bandeira azul não dura muito tempo (termina a cada fim de RACE STAGE) enquanto a habilidade LAPPING dura a corrida inteira. Eu confesso que sou muito fã dela.
Quando se joga o RACE! FORMULA 90 contra pessoas que ainda estão conhecendo o jogo é a melhor hora para tentar se divertir, porque jogar contra VETERANOS deixa a prova muito séria, muito sisuda, fica parecendo um wargame [rssrsr]. Gostei bastante da corrida (acho que foi porque eu venci).