Fubanga::Pes Soberbos::Acabei de adquirir o Marco Polo e ontem já foi pra mesa.
Jogamos em 4, todos novatos nesse jogo (primeira partida de todos).
Portanto, utilizei o setup e os personagens sugeridos para uma primeira partida.
Foi uma vitória esmagadora e humilhante do Mercator ex Trabriz.
Tipo assim, foi uma coisa absolutamente vergonhosa!
Claro que uma partida apenas é muito pouco pra avaliar balanceamento dos personagens, mas a princípio, por essa partida e lendo seu texto, penso que este personagem só deixa de ter uma vantagem bem pesada se for um jogo entre jogadores bem experientes.
Pois é necessária muita visão, que vem com experiência, para usar pouco o Bazar.
E se todo mundo usar o Bazar, eu vejo nele uma vantagem muito descomunal em relação aos outros.
É isso aí. Em jogo com Mercator, tem que se usar o bazar com muito mais parcimônia. Tem que buscar os recursos no Khan, nos trading posts, etc.
Pois é.
O problema é que, pra existir uma mesa em que se use pouco o Bazar, se faz necessário jogadores muito experientes.
Penso que, mesmo se for uma mesa com jogadores não exatamente novatos no jogo, mas com poucas partidas (umas 3-4 por exemplo), seria difícil bolar uma estratégia minimamente eficiente sem utilização constante do Bazar.
Com uma partida apenas eu não tenho propriedade pra dar essa opinião, mas mesmo assim vou falar: penso que o Mercator não deveria ser um personagem incluído no setup sugerido para uma primeira partida.
Tudo bem, entendo que a inclusão dele nessa sugestão de primeira partida se deve à sua habilidade ser mais simples, fácil de entender, mas ela acaba desbalanceando a partida (por tudo que argumentei).
Durante a partida, percebendo o domínio descomunal do Mercator, cagando recurso pra todo lado, eu cheguei nessa conclusão e, inclusive, comentei com todos: "galera, a gente não pode ficar usando o Bazar desse jeito, não!".
No entanto, em seguida, comentei: "mas como não usar o Bazar???".