Parte 1, o básico e a parte 2, o avançado! (pra quem quiser conferir)
Parte 3, Os personagens.
Serei muito breve nos comentários sobre os personagens, apesar deles serem determinantes em diversas situações, considero-os bem diretos em seus benefícios, então, sobre cada um deles escrevi como eu costumo jogar e aproveitar suas habilidades. Alguns não irão concordar com minha visão sobre um ou outro personagem... Vamos discutir oras! 
Matteo Polo

Recebe 1 contrato (aleatório) e o dado branco no início de todas as rodadas da partida.
O contrato de graça que esse personagem recebe pode fazer o jogador de posse dele querer cumprir apenas contratos, porém ele não escolhe esses contratos e isso pode não ser tão vantajoso quanto parece. Por outro lado, o que faz eu considerar Matteo Polo um dos melhores personagens é seu dado branco! Ele potencializa todas as possibilidades de ações, virtualmente dá uma ação a mais que os adversários e principalmente, o branco, assim como o preto, nesse jogo NÃO SÃO CORES! Logo, com a aquisição de apenas 1 dado preto, esse personagem já pode viajar duas vezes na mesma rodada (tendo recursos para tal), se os adversários derem “bobeira” pode utilizar três vezes a ação Favor do Khan, fica menos “doloroso” gastar 3 dados na ação de pegar ouro no Grande Bazar... ou seja, a grande força do personagem está no dado branco, e devido esse único dado extra, considero Matteo Polo um dos personagens mais abertos e flexíveis de se jogar!
Raschid ad-Din Sinan

Escolher a face do dado é de longe a habilidade que mais surpreende quem é apresentado ao jogo. "Como assim? Um jogo de dados onde um personagem pode escolher as faces dos dados? É um absurdo!"...
...Nem tanto, a maior vantagem dessa habilidade é que ela te dá certeza onde os demais jogadores terão incertezas. Você sabe exatamente quanto precisa pagar de multa caso ela seja necessária, assim, se a viagem é de dois passos, 9 moedas serão suficientes para executá-la!
Outra vantagem é “travar” o local de ação Favor do Khan com um belíssimo dado -desgraçado- de face 6. Eu, quando jogo contra
Raschid ad-Din Sinan já verifico se preciso visitar esse local e sei que caso vá depois de meu oponente de posse desse personagem, terei de reservar um dado 6 para tal.
No momento de traçar uma rota, de posse de Raschid ad-Din Sinan, procure por fontes de recursos e moedas que pedem apenas 1 dado e nenhuma troca! O meu sonho, tendo esse personagem, é percorrer uma rota passando por cidades que geram moedas e recursos em troca apenas de um valor alto no dado. É geralmente nesses casos que eu escolho jogar com Raschid ad-Din Sinan, considero esta sua maior vantagem.
Berke Khan

Não pagar multas é, na minha opinião a habilidade mais forte do jogo!
É um personagem que tem o que nenhum outro tem: tempo!
Você pode decidir se vai a um local vazio para torná-lo caro aos adversários ou se vai aproveitar outros locais que tem limitações (conseguir Contratos, Favor do Khan e Cidades) antes que outro jogador acabe com as ofertas desses locais.
Berke Khan só tem uma desvantagem, dados de valores baixos são imprestáveis pra ele! Enquanto as regras do jogo tornam as rolagens baixas necessárias para evitar multas astronômicas (pagar 6 moedas para poder adquirir 6 camelos pode não ser uma boa opção) para um personagem que não paga multas essas rolagens “ruins” de fato se tornam ruins (sem aspas agora).
Uma dica é use e abuse da ação de pegar camelos e dados pretos com esse personagem! Dado de face 6, geralmente uso para adquirir 6 camelos. É o personagem com o qual mais eu busco camelos e dados pretos.
Considero-o tão forte que é o personagem com o qual tenho a maior taxa de vitórias, geralmente consigo viajar duas vezes por rodadas e coloco os 9 postos comerciais no mapa (afinal, suas viagens são sempre pelo custo mínimo) e também vou bem nos contratos.
Mercator ex Tabriz

É o personagem que eu menos gosto...
...E é considerado o “mais forte” pela comunidade. Explico porquê não curto muito esse personagem: sua habilidade é passiva! Ou seja, depende das ações dos outros jogadores para obter as vantagens de sua habilidade.
Mas é impossível os jogadores não irem ao Grande Bazar e ele acabar ganhando recursos de graça o jogo inteiro... você pode dizer. Mas eu digo que eu vou buscar recursos em qualquer lugar, menos no Bazar, e jogadores experientes farão o mesmo. Se for uma partida de dois jogadores então é pior ainda, certa vez, joguei contra o mercador na situação do mapa trazer algumas opções de gerar recurso, o resultado foi uma das vitórias mais acachapantes da minha vida, meu adversário ganhou de mim no máximo 6 camelos distribuídos pelas cinco rodadas e NENHUM recurso! Fiz pra lá de 100 pontos nessa partida...
Particularmente, não gosto de depender dos adversários para obter vantagem em jogo algum, é “meu estilo” de jogar, porém conheço um excepcional jogador cujo estilo é exatamente esse, jogar “em cima” dos adversários, seja atrapalhando suas jogadas, seja ganhando benefícios em função das mesmas, e imagino que ele não seja o único que aprecie essa estratégia, pois como disse pouco acima, o Mercator ex Tabriz é considerado o personagem mais forte pela maioria dos jogadores.
Johannes Carprini

De Oásis a oásis!
Este é o oposto do mercador, muitos não gostam, mas minha opinião diverge novamente da maioria. Já vi argumentarem que o personagem precisa de ajuste, tipo andar 3 passos pagando 2 ou algo do tipo... bom, eu já tenho uma boa quantidade de partidas (e algumas vitórias) com ele sem qualquer ajuste, então acho que está tudo certo com Johannes Carprini. Acredito que existe uma ansiedade no jogador para aproveitar a habilidade em TODAS as jogadas (ou rodadas) e neste caso específico, digo, essa habilidade específica, deve ter o momento de aplicá-la muito bem calculado, pois para aplicar de forma eficiente as vantagens de ir de um oásis a outro no mapa, normalmente será necessário dar “3 passos” de viagem, saindo de uma cidade e chegando noutra, e 3 passos é muito caro, principalmente se houver multa pelo espaço de viagem já estar ocupado, então prefiro outra abordagem...
Observe que essa habilidade te dá muita liberdade de criar uma rota, você consegue percorrer e ligar cidades que com outro personagem seria bem mais custoso e complicado... Eu geralmente uso essa habilidade no início ou no fim da partida, decidindo por qual lado do mapa vou começar meu caminho. Também a uso para chegar em Beijing rápido ou para não pagar os recursos do caminho que liga à cidade onde tenho que chegar.
Outro ponto importante é o rendimento de 3 moedas que Johannes Carprini tem e que pode ser combinada com outras fontes de moedas do mapa facilitando muito a vida do jogador pois quanto mais dinheiro você tiver, mais liberdade terá!
Kubilai Khan

Já vencer a corrida por Beijing...
É realmente tentador, porém esse personagem é aquele que eu considero que precisa de mais “sorte” ao sacar as cartas de objetivo e conseguir montar uma rota eficiente, pois pode não ser tão fácil fazer uma conexão eficiente de cidades quando você parte sua jornada à partir de Beijing.
O “perfeito” (na minha opinião) é conseguir Xian e Sumatra numa rota que fique ali pelo sul do mapa, e se conseguir, é uma rota custosa, onde o jogador tem que saber extrair recursos, por isso o considero um personagem para jogadores experientes.
Wilhelm von Rubruk
(Guilherme de Rubruck)

Colocar um posto de comércio em cada cidade que o personagem passar (sem ter que terminar seu movimento nela)...
É muiiiiiito vantajoso, porém muito caro! Este é o personagem que mais precisa de dinheiro, logo é imprescindível o jogador encontrar meios de levantar esse dinheiro (e também camelos). Esse também é um dos únicos personagens que (eu) considero ideal para realizar uma estratégia focada, no caso, focada em viagens, pois ele é capaz de fazer 25 pontos só pelo fato de viajar (15 pelos dois últimos postos de comércio e 10 pelos dois postos de comércio pretos que só ele tem). Acredito que escolher bem por onde começar a rota é o diferencial para conseguir levantar os recursos necessários para efetuar as viagens, e usando os recursos bônus que as cidades dão (ele coloca os postos de comércio e recolhe os bônus) para tanto pagar pelos próximos movimentos quanto cumprir alguns contratos fazem de Wilhelm von Rubruk um personagem muito forte nas mãos de jogadores experientes.
Niccolo & Marco Polo

Meu(s) personagem(s) preferido(s)!
Avançar por duas rotas e colher os benefícios das cidades nos dois caminhos é algo de que tiro muito proveito. Uma excelente jogada de abertura que esse personagem permite é, em sua primeira jogada do jogo, abrir mão de até 3 dados para conseguir até 9 moedas (a quantidade de dados/moedas vai depender de qual foi sua renda inicial e se algum adversário ocupou o local de viagem) e chegar em duas cidades diferentes de rotas opostas (Moscow e Alexandria geralmente são a melhor opção para esse movimento), claro que os benefícios das cidades alcançadas é que vão determinar se vale ou não a pena o sacrifício de alguns dados para pagar pela viagem... mas posso afirmar que muitas e muitas vezes vale!
Nunca se esqueça que eles podem "dividir" os pontos de viagem que adquiriram entre os dois meeples de forma totalmente livre, inclusive, um dos meeple pode ganhar um bônus de viagem e ser o outro a se mover pelo mapa! (e tbm não esquecer do camelo gratuito a cada rodada).
Novamente, como os demais personagens com foco em viagem (Johannes Carprini e Wilhelm von Rubruk) é na escolha das cartas objetivos e montagem da rota que está o sucesso desses personagens, por isso eles geralmente só se tornam eficientes conforme os jogadores adquirem experiência no jogo e acredito que seja por isso que os autores não os recomendem para a primeira partida do jogo.
É isso pessoal! Muito obrigado a quem acompanhou os 3 posts e mandaram mensagens de apoio ou geraram debate nos comentários, essa comunidade é realmente incrível!