Não consigo opinar sobre o Food Chain Magnate(FCM), não joguei e nunca me interessou a ponto de ir buscar mais informações. Tá na lista dos jogos que se me chamarem eu jogo. Mas ele tem um estigma que realmente permeia o nosso hobby e move as pessoas a fazer esse tipo de análise, que eu chamo de sommelier de caixa.
Sommelier de caixa é o sujeito que quer precificar um jogo somente pelos componentes, na cabeça dele o jogo deveria custar o valor dos componentes. Mas sendo também muito raso, um jogo é o fruto de um trabalho de game designers, ilustradores, editores e a tia do café. Não sei quanto tempo demorou para fazer e testar o FCM, mas por ter a proposta de um jogo complexo deve ser um trabalho de anos e esse trabalho tem que ser remunerado.
Outro ponto é que público esse jogo quer atingir, não é um jogo de massa, mesmo que sejam impressas 20.000 cópias para distribuir por todo o mundo e baratear a produção, acredito que não exista essa demanda. A editora ficaria com vários jogos encalhados. No BGG cerca de 6000 pessoas cadastraram esse jogo na wishlist, mas a gente sabe como funciona wishlist, colocamos lá mas não necessariamente vamos comprar assim que surgir a oportunidade. Mesmo que a editora imprimisse mais 6.000 jogos com certeza teria encalhe.
Sobre o Tapestry existe outro estigma que é o do hate puro e simples. Assim como o FCM os jogos da Stonemaier Games tem a sua proposta, como jogador experiente eu entendo a proposta, não existe enganação da não existência de mecânicas. Não dá para comparar nesse quesito com FCM, pois são propostas totalmente diferentes. Sobre os componentes, eu concordo que poderiam ser componentes mais simples para baratear o custo. Porém o grande mercado não quer jogos de produção simples, por mim tanto faz desde que seja um bom jogo, mas não é assim que funciona. A Stonemaier Games já entendeu isso e lança seus jogos como se fosse uma versão de luxo e o mercado continua absorvendo. Então acho que a estratégia está funcionando pois eles já tem quase uma dezena de jogos base. Como você falou o público quer o Brass novo com todos os mimos, será que se fosse só um ajuste nas regras mantendo a arte teria o mesmo impacto?
Quem espera jogos mais pesados não tem motivo para olhar para os jogos da Stonemaier Games, até o recentemente celebrado Wingspan tá longe de ser um jogo pesado. Se eu quero um jogo que eu possa colocar na mesa e explicar as regras rapidamente para qualquer nível de jogador e uma mesa que comporte muitos jogadores, são esses os jogos que eu quero. Cada um tem que saber o que é melhor para si.