Bem, esse é um jogo que eu jogo com a minha mãe e meus irmãos quando eles estão aqui, então é com quatro pessoas sempre.
Falar que você é um lobisomem é uma coisa que depende de quem fala. Se for meu irmão mais novo, ele realmente é. Se for minha mãe.... ninguém sabe se na verdade ela é o morto.
Faz parte da estratégia, da dinâmica, e o mais importante é do clima da mesa. Eu mesmo quando uma vez que fui o morto fiz barulho na cadeira no turno do lobisomem, pra fingir que eu me mexi pra ver a carta do meio. E na discussão eu fiz silencio só rindo.
Lembrando que falar "Eu era o lobisomem" é algo valido, considerando que se o Vampiro trocar de carta com você, você virou do time dos aldeões e agora tem que caçar o lobisomem também. A bruxa pode ver o card de um outro jogador, então também seria meio anti-jogo falar que fulano é o lobisomem.
Basicamente, a nossa interpretação da regra é a seguinte:
1º Caçador. Abre o olho, tira uma carta do cemiterio, esconde SEM OLHAR QUAL CARTA É ( Tb não pode mostrar pra provar que você foi o caçador) e fica quietinho. Fecha o olho.
2º Bruxa. Abre o olho e vê a carta de UM jogador. Não olha o meio, não olha de mais de uma pessoa. Fecha o olho.
3º Lobisomem. Abrem os olhos (Pq podem ser mais de um). O lance do lobisomem ser o terceiro dá a dica pra eles se existe algum caçador em jogo. Olhando as cartas do cemitério eles sabem o que eles podem fingir ser. Fecham os olhos.
4º Zumbi. Abre o olho. Esse na minha opinião é o que dá mais trabalho. Você esconde a sua carta, do mesmo jeito que o caçador esconde. Ai você pega uma carta do cemitério e olha. Se essa carta tiver uma habilidade, vc pode usar ela. Se vc tirar a bruxa por exemplo, você pode olhar a carta de outro jogador. Se vc tirar o caçador, pode tirar a outra carta do cemitério sem olhar, etc etc. Fecha o olho.
5º Vampiro. Abre o olho. Você pode trocar a sua carta tanto pela carta de outro jogador quanto por uma carta do centro. Lembrando que apesar de você virar outra classe, diferente do zumbi, você NÃO USA a habilidade da carta, a única exceção sendo se você tirar o Zumbi (Até pq o zumbi não tem condição de vitória) que ai vc fica obrigado a trocar de carta, e, por usar a habilidade do zumbi, vc ainda usa a habilidade da nova carta que tirar.
Ex: Vc é um vampiro, resolve ser bonzinho e pegar uma carta do cemitério, vira um zumbi(Só da pra virar zumbi se ele tiver no cemitério), usa a habilidade do zumbi, esconde a carta de zumbi, e pega outra do cemitério. Pegou a bruxa, ai você ainda ve a carta de outra pessoa jogando o jogo. Em 10 segundos tá?
Depois de tudo isso, começa a discussão e as pessoas são votadas.
Primeiro caso: A mais votada foi um lobisomem. Aldeões ganham.
Segundo caso: A mais votada não foi um lobisomem, não foi um morto e não tem um caçador em jogo. Lobisomens ganham.
Terceiro caso: A mais votada não foi um lobisomem, não foi um morto, mas tem um caçador em jogo. Revela-se a carta escondida pelo caçador. Se for um lobisomem, aldeões ganham. Caso contrário, lobisomens ganham.
Quarto caso: A mais votada foi o morto. Os mortos ganham.
Ai entram os empates
Empatou mas matou lobisomem, aldeões ganham
Empatou e não matou lobisomem, lobisomens ganham
Empatou e matou o morto, mortos ganham
Cabe ressaltar que se não tiver lobisomem em jogo (Os dois estão no cemitério) e o mais votado não for o morto, ainda assim os lobisomens ganham. Ou seja.. todo mundo perde. Pra isso a gente vota em paz na vila também, que é apontar pra cima.
Bem, é como jogamos pelo menos. Não sei se tem algo que não entendemos direito, mas desse jeito flui bem e é bem bacana. 