red_djow::
Saudades do amigo!
marciusfabiani::Será que esse menino gosta de euro? Hahaha!
Mas sinto um distúrbio na força aqui em casa... nos próximo episódios ahha
marciusfabiani::The City of Big Shoulders me parece mais uma tentativa na linha "18xx: The Euro Game". Não negarei uma partida investigatória se botarem o jogo na minha frente, mas provavelmente não gastarei nenhum erg correndo atrás de uma cópia.
Aproveitando, deixa tirar uma duvida. Esse ai é um jogo longo tb, apesar de não tão longo quanto alguns 18xx raiz, minha dúvida é: pro conceito desses jogos se realizarem, ou seja, pra idéia de ser um investidor fazer sentido o jogo tem que ser longo mesmo?
Saudades idem!
Excelente pergunta. Não sei bem o que você entende como o "conceito" desses jogos, mas eu vou pressupor que é a coisa do stock market. Se for, eu acho que a resposta é não, o jogo não tem que ser longo. Há ótimos "jogos de trem" (se é que podemos chamar os exemplos adiante assim) com stock markets simplificados, como North American Railways e Mogul. O próprio Acquire, um dos primeiros jogos de stock market -- se não for o primeiro -- não é um jogo longo.
Acho que a pergunta que temos que fazer é: por que um 18xx é um jogo longo? Pra responder a pergunta, temos que investigar em que atividades o tempo de jogo é gasto. E eu digo pra você, com base nas partidas que tenho: o grosso das cinco, seis, sete horas de uma partida de 1830, por exemplo, é gasto com: 1) pagamentos e confecção de troco -- a simples passagem de fichas de pôquer do banco pros jogadores e vice-versa; 2) o AP dos jogadores que decidem o que querem fazer só quando chega a vez deles; e 3) o cálculo do valor das rotas, muitas das quais já foram calculadas em turnos anteriores -- em resumo, refazer contas que já foram feitas antes.
Se os jogadores forem disciplinados e focados, pensando no turno deles enquanto os outros jogam; se for usada alguma forma de minimizar a troca de dinheiro entre jogadores e banco (por exemplo, registrando os pagamentos de dividendos numa planilha e pagando tudo de uma vez só no final do round de operações, em vez de ficar pagando os dividendos no final do turno de cada companhia); e se for feito um registro do valor de cada rota, só refazendo os cálculos quando o valor da rota efetivamente tiver alguma alteração (upgrade de tile, novo trajeto que tenha aparecido), o tempo de jogo cai MUITO, mas muito mesmo. Entre jogadores focados, que já sabem as regras e usam planilha, eu chuto que uma partida de 1846 vai durar entre 2 e 3 horas.