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  3. Teotihuacan: City of Gods
  4. Morte súbita "desbalanceado", variante?

Morte súbita "desbalanceado", variante?

Teotihuacan: City of Gods
  • avatar
    Felipe02326/09/19 12:07
    avatar
    Felipe023
    26/09/19 12:07
    210 mensagens MD

    Jogamos o modo  "morte súbita" do Teotihuacan com três players.
    É muito bom! O jogo fica muito mais dinâmico e fluido.
    O tempo de jogo reduziu bastante, -3 rodadas faz diferença.

    Poréemmmm tem uma parada que ficou bem desbalanceado.

    Na minha partida eu era o segundo jogador e gerei o terceiro eclipse.

    Assim, o terceiro player não podia mais fazer a sua ação, Consequentemente o primeiro e segundo jogador fizeram um turno a mais do que o terceiro.

    Isso pra mim ficou desbalanceado.

    House rules que pode ser criado :

    Aplica-se a morte súbita e os demais jogadores que restam para completar  a mesma rodada teriam um turno pra equivaler o mesmo número de turnos.

    O que vcs acham?

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  • EdgarWZ
    240 mensagens MD
    avatar
    EdgarWZ26/09/19 12:15
    EdgarWZ » 26/09/19 12:15

    Acho que daí deixa de ser morte súbita. ;)
    A resposta padrão é: planeje seu turno melhor para não ser pego de surpresa.

    3
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal26/09/19 12:23
    Ovatsug Rednal » 26/09/19 12:23

    Joguei apenas umas 3 partidas de thuthucão e nenhuma com morte súbita, então a opnião é baseada em puro achismo.


    E sou muito prolixo então vamos lá:


    Acredito que tem jogos que realmente a questão de balanceamento precisa ser revista. Isso é fato. Porém, em jogos sem turnos definidos, em que algo dispara o gatilho de fim de jogo, geralmente existem compensações.


    Quando você joga o thuthucão por exemplo com a configuração básica para iniciantes, a quantidade de material que cada jogador começa parece completamente aleatória, tipo "4 ouros pra um" e "2 madeiras pra outro".. mas isso deve ter algum balanceamento.


    Vou usar de exemplo o jogo euphoria, que no próprio manual diz que "não se preocupe com quantidade de turnos, pois depois de jogadores fazendo turnos duplos, ou gastando uma rodada para recuperar seus dados (coisa que também pode acontecer no thuthucão), a partida acaba meio que se equilibrando sozinha e um turno a mais ou a menos deixa de fazer tanta diferença".


    acredito que o mesmo ocorra no thuthucão. Mas vou te falar que sempre sou a favor da diversão e house rules. se você sentir essa necessidade, vai na fé.

    2
  • w_walker
    123 mensagens MD
    avatar
    w_walker26/09/19 13:46
    w_walker » 26/09/19 13:46

    EdgarWZ::Acho que daí deixa de ser morte súbita. ;)
    A resposta padrão é: planeje seu turno melhor para não ser pego de surpresa.

    O EdgarWZ respondeu perfeitamente, quando vcs jogam essa variante estão assinando um acordo que qualquer um pode encerrar o jogo antes.
    Eu, mas aí é minha opinião, acho que o desbalanceio do jogo é outro e está na ação de contruir as pirâmides. O manual da expansão tem até uma variante pra ajustar isso que chama Pyramids Expert, ou alguma coisa assim.

    2
  • Anarkion
    80 mensagens MD
    avatar
    Anarkion26/09/19 15:10
    Anarkion » 26/09/19 15:10

    Felipe023::Jogamos o modo  "morte súbita" do Teotihuacan com três players.
    É muito bom! O jogo fica muito mais dinâmico e fluido.
    O tempo de jogo reduziu bastante, -3 rodadas faz diferença.

    Poréemmmm tem uma parada que ficou bem desbalanceado.

    Na minha partida eu era o segundo jogador e gerei o terceiro eclipse.

    Assim, o terceiro player não podia mais fazer a sua ação, Consequentemente o primeiro e segundo jogador fizeram um turno a mais do que o terceiro.

    Isso pra mim ficou desbalanceado.

    House rules que pode ser criado :

    Aplica-se a morte súbita e os demais jogadores que restam para completar  a mesma rodada teriam um turno pra equivaler o mesmo número de turnos.

    O que vcs acham?

    Acho uma pessima ideia. Se voce der mais um turno para o proximo jogador, ele vai poder responder ao eclipse, ganhando uma segunda chance por assim dizer. A morte subita serve para deixar o jogo mais competitivo, pois nao lhe da a garantia de alimentar os trabalhadores como no jogo padrao, criando formas de acelerar o eclipse justamente para quebrar quem esteja sem cacau. Mudar isso, muda toda a ideia da morte subita. Neste caso, jogue sem a morte subita, assim todos terão o mesmo numero de turnos.

    3
  • Felipe023
    210 mensagens MD
    avatar
    Felipe02326/09/19 15:24
    Felipe023 » 26/09/19 15:24

    Anarkion::
    Felipe023::Jogamos o modo  "morte súbita" do Teotihuacan com três players.
    É muito bom! O jogo fica muito mais dinâmico e fluido.
    O tempo de jogo reduziu bastante, -3 rodadas faz diferença.

    Poréemmmm tem uma parada que ficou bem desbalanceado.

    Na minha partida eu era o segundo jogador e gerei o terceiro eclipse.

    Assim, o terceiro player não podia mais fazer a sua ação, Consequentemente o primeiro e segundo jogador fizeram um turno a mais do que o terceiro.

    Isso pra mim ficou desbalanceado.

    House rules que pode ser criado :

    Aplica-se a morte súbita e os demais jogadores que restam para completar  a mesma rodada teriam um turno pra equivaler o mesmo número de turnos.

    O que vcs acham?

    Acho uma pessima ideia. Se voce der mais um turno para o proximo jogador, ele vai poder responder ao eclipse, ganhando uma segunda chance por assim dizer. A morte subita serve para deixar o jogo mais competitivo, pois nao lhe da a garantia de alimentar os trabalhadores como no jogo padrao, criando formas de acelerar o eclipse justamente para quebrar quem esteja sem cacau. Mudar isso, muda toda a ideia da morte subita. Neste caso, jogue sem a morte subita, assim todos terão o mesmo numero de turnos.


    Concordo, porém não expliquei direto a variante.

    EX : Em um jogo com 4 jogadores e supõe que o segundo jogador ative o terceiro eclipse, TODOS teriam que pagar o cacau imediatamente!
    E sobraria a jogada do terceiro e quarto jogador só para contabilizar o mesmo número de turnos para todos.

    0
  • Poxx
    10 mensagens MD
    avatar
    Poxx26/09/19 15:32
    Poxx » 26/09/19 15:32

    Felipe023::Jogamos o modo  "morte súbita" do Teotihuacan com três players.
    É muito bom! O jogo fica muito mais dinâmico e fluido.
    O tempo de jogo reduziu bastante, -3 rodadas faz diferença.

    Poréemmmm tem uma parada que ficou bem desbalanceado.

    Na minha partida eu era o segundo jogador e gerei o terceiro eclipse.

    Assim, o terceiro player não podia mais fazer a sua ação, Consequentemente o primeiro e segundo jogador fizeram um turno a mais do que o terceiro.

    Isso pra mim ficou desbalanceado.

    House rules que pode ser criado :

    Aplica-se a morte súbita e os demais jogadores que restam para completar  a mesma rodada teriam um turno pra equivaler o mesmo número de turnos.

    O que vcs acham?

    Aqui, jogamos em 3 formatos. 
    Primeiramente, o formato do jogo padrão "super friendly", onde após cada eclipse a rodada termina e ainda todos ganham uma extra. Esse formato não agradou ninguém. Além de desacelerar demais, o jogo fica praticamente sem interação nenhuma entre os jogadores, cada um fica na sua fazenda feliz e pronto. Não há punição por mal planejamento pois todos poderão simplesmente fazer a ação de coletar cacau no último turno e fica por ai.
    Depois, jogamos com essa house rule. Mas com ela, quem se lasca é o 1º jogador, que pode ou não jogar com base de ter um eclipse antes dele enquanto o jogo fica nas mãos de quem vai depois. Aliás, o bônus de cacau para aqueles que não são o 1º jogador (dados no começo da partida) se tornam desbalanceados, pois eles ganham cacau extra justamente pra balancear um possível turno a menos, enquanto que o 1º por ter cacau a menos, talvez terá que usar uma ação a mais de coletar cacau ao invés de fazer algo mais útil.

    Por fim, a morte súbita. Esse se tornou o favorito, em grande parte por permitir que os jogadores interajam. Além disso, a única forma de tentar atrasar quem se distanciou na frente nesse jogo é fazer com que perca pontos na hora de pagar os trabalhadores, punidos com falta de estratégia. Se pensares assim, o jogo em si não tem um mecanismo de "catch up", ou seja, se uma pessoa pontuar 20+ pontos só na avenida dos mortos no primeiro eclipse e tu não estiveres jogando a morte súbita, é muito difícil alcançar ela até o fim do jogo, principalmente por vias assim que dão pontos em todos os 3 eclipses.

    Assim sendo, aqui em casa só vamos de morte súbita do jeitinho que está no livro de regras.

    1
  • Felipe023
    210 mensagens MD
    avatar
    Felipe02326/09/19 15:37
    Felipe023 » 26/09/19 15:37

    Interessante a explicação.
    Mas vc não acha que fica desequilibrado um número de turnos por jogador desta forma que está o manual?
    Pois ao meu ver, todos deveriam jogar a mesma quantidade..

    Poxx::
    Felipe023::Jogamos o modo  "morte súbita" do Teotihuacan com três players.
    É muito bom! O jogo fica muito mais dinâmico e fluido.
    O tempo de jogo reduziu bastante, -3 rodadas faz diferença.

    Poréemmmm tem uma parada que ficou bem desbalanceado.

    Na minha partida eu era o segundo jogador e gerei o terceiro eclipse.

    Assim, o terceiro player não podia mais fazer a sua ação, Consequentemente o primeiro e segundo jogador fizeram um turno a mais do que o terceiro.

    Isso pra mim ficou desbalanceado.

    House rules que pode ser criado :

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    O que vcs acham?

    Aqui, jogamos em 3 formatos. 
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    Depois, jogamos com essa house rule. Mas com ela, quem se lasca é o 1º jogador, que pode ou não jogar com base de ter um eclipse antes dele enquanto o jogo fica nas mãos de quem vai depois. Aliás, o bônus de cacau para aqueles que não são o 1º jogador (dados no começo da partida) se tornam desbalanceados, pois eles ganham cacau extra justamente pra balancear um possível turno a menos, enquanto que o 1º por ter cacau a menos, talvez terá que usar uma ação a mais de coletar cacau ao invés de fazer algo mais útil.

    Por fim, a morte súbita. Esse se tornou o favorito, em grande parte por permitir que os jogadores interajam. Além disso, a única forma de tentar atrasar quem se distanciou na frente nesse jogo é fazer com que perca pontos na hora de pagar os trabalhadores, punidos com falta de estratégia. Se pensares assim, o jogo em si não tem um mecanismo de "catch up", ou seja, se uma pessoa pontuar 20+ pontos só na avenida dos mortos no primeiro eclipse e tu não estiveres jogando a morte súbita, é muito difícil alcançar ela até o fim do jogo, principalmente por vias assim que dão pontos em todos os 3 eclipses.

    Assim sendo, aqui em casa só vamos de morte súbita do jeitinho que está no livro de regras.

    0
  • Poxx
    10 mensagens MD
    avatar
    Poxx26/09/19 17:44
    Poxx » 26/09/19 17:44

    Felipe023::Interessante a explicação.
    Mas vc não acha que fica desequilibrado um número de turnos por jogador desta forma que está o manual?
    Pois ao meu ver, todos deveriam jogar a mesma quantidade..


    Poxx::
    Felipe023::Jogamos o modo  "morte súbita" do Teotihuacan com três players.
    É muito bom! O jogo fica muito mais dinâmico e fluido.
    O tempo de jogo reduziu bastante, -3 rodadas faz diferença.

    Poréemmmm tem uma parada que ficou bem desbalanceado.

    Na minha partida eu era o segundo jogador e gerei o terceiro eclipse.

    Assim, o terceiro player não podia mais fazer a sua ação, Consequentemente o primeiro e segundo jogador fizeram um turno a mais do que o terceiro.

    Isso pra mim ficou desbalanceado.

    House rules que pode ser criado :

    Aplica-se a morte súbita e os demais jogadores que restam para completar  a mesma rodada teriam um turno pra equivaler o mesmo número de turnos.

    O que vcs acham?

    Aqui, jogamos em 3 formatos. 
    Primeiramente, o formato do jogo padrão "super friendly", onde após cada eclipse a rodada termina e ainda todos ganham uma extra. Esse formato não agradou ninguém. Além de desacelerar demais, o jogo fica praticamente sem interação nenhuma entre os jogadores, cada um fica na sua fazenda feliz e pronto. Não há punição por mal planejamento pois todos poderão simplesmente fazer a ação de coletar cacau no último turno e fica por ai.
    Depois, jogamos com essa house rule. Mas com ela, quem se lasca é o 1º jogador, que pode ou não jogar com base de ter um eclipse antes dele enquanto o jogo fica nas mãos de quem vai depois. Aliás, o bônus de cacau para aqueles que não são o 1º jogador (dados no começo da partida) se tornam desbalanceados, pois eles ganham cacau extra justamente pra balancear um possível turno a menos, enquanto que o 1º por ter cacau a menos, talvez terá que usar uma ação a mais de coletar cacau ao invés de fazer algo mais útil.

    Por fim, a morte súbita. Esse se tornou o favorito, em grande parte por permitir que os jogadores interajam. Além disso, a única forma de tentar atrasar quem se distanciou na frente nesse jogo é fazer com que perca pontos na hora de pagar os trabalhadores, punidos com falta de estratégia. Se pensares assim, o jogo em si não tem um mecanismo de "catch up", ou seja, se uma pessoa pontuar 20+ pontos só na avenida dos mortos no primeiro eclipse e tu não estiveres jogando a morte súbita, é muito difícil alcançar ela até o fim do jogo, principalmente por vias assim que dão pontos em todos os 3 eclipses.

    Assim sendo, aqui em casa só vamos de morte súbita do jeitinho que está no livro de regras.


    Bom como falei, nós aqui jogamos nos 3 formatos e é unânime jogar só no morte súbita. Todos estão sempre cuidando o que os outros estão fazendo e até se temos tiles ou tecnologias pra aumentar mais de uma vez o nível dos trabalhadores e estourar um eclipse mais cedo. O jogo pra nós se torna muito mais interativo e mais divertido.
    Por balanceamento, pensemos assim. O jogador que vai por último, ganha 2 cacaus a mais que o primeiro no começo da partida. Isso permite a ele fazer uma ação de coleta de cacau a menos, ou ainda, evita que ele precise subir os degraus do templo verde pra ganhar cacau. Pode não parecer muito, mas 2 cacaus é quase todo o custo pra subir dois templos ao ascender, ao invés de ter que pegar 5 cacaus como obrigação (pra conseguir pagar os trabalhadores) antes de estourar um eclipse. Então, ir por último e somente por ventura, ter um turno a menos não é desbalanceado, pois tu começa com vantagens de cacau. Ainda tem uma outra vantagem nisso: tu não precisas ao iniciar a partida, escolher os tiles (falo dos tiles iniciais) com cacau / templo verde. Tu pode partir direto pros tiles ricos em recursos.
    Então, ir por último e ter um possível turno a menos é balanceado por esses fatores. Enquanto que, se tu criar essa house rule e deixar a rodada terminar, o último jogador não precisa ser estratégico e pensar em coletar cacau quando próximo ao eclipse, muito pelo contrário, ele vai ter mais uma vantagem frente aos demais.
    No fim das contas, vocês tem que ver o que mais divertem o grupo. Aqui nós gostamos de interação na mesa e o modo morte súbita como está é perfeito nisso.

    2
  • Felipe023
    210 mensagens MD
    avatar
    Felipe02326/09/19 17:55
    Felipe023 » 26/09/19 17:55

    Vdd. Bem explicado. Vou estudar sobre

    0
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Teotihuacan: City of Gods - Morte súbita "desbalanceado", variante?
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