Pessoal, fiz uma importação via MM e me enviaram por UPS, o codigo da UPS tipo: 81xxxxxxxxxxxxxxxx, 18 digitos, não é rastreavel no site dos correios do Brasil, apenas no site da UPS. Mas veja só, consegui resolver meu problema antes que minha mercadoria retornasse devolta para o remetente.
Quero deixar aqui registrado pra vcs pois com certeza uma hora ou outra algum amigo vai passar pelo mesmo problema e lendo esse tpc, será de grande valia. Ajudem as pessoas tb mostrando essa minha solução.
Esse codigo da UPS com 18 digitos começando com 81, vc só consegue rastrear no site da UPS. Não é rastreavel no site dos correios porque a UPS brasileira não tem convenio com os correios. Se for codigo do tipo 1ZAXXXXXXXX, esse codigo vai permitir que a UPS entregue em sua casa.
O serviço Mail Innovations, onde é um serviço disponível na UPS dos Estados Unidos, ou seja, o que ocorre é que a remessa foi transportada no país de origem pela empresa USPS (Correio americano) e quando a remessa chega no Brasil é transferida automaticamente aos Correios brasileiros, não tendo nenhum vínculo com a UPS brasileira.
Deixo aqui registrado que para compras no AMAZON, envio via UPS e que foram pagas antecipamente as taxas de importação, o objeto seguirá destino direto em sua casa, a empresa responsavel fará todo o desembaraço aduaneiro, muito diferente do que ocorre com a MM.
No caso, voltando ao topico, o envio 81xxxxx,,,, vc terá que obter o codigo de rastreamento internacional pra rastrear nos correios. A MM entrega pra UPS nos EUA, que faz a coleta e então sua mercadoria é enviada via USPS, serviço postal americano, la, é colocado uma etiqueta com o REAL NUMERO INTERNACIONAL DE RASTREAMENTO, ocorre que, esse numero, a MM não é informada embora a UPS tenha o registro da mercadoria.
Quando no site da UPS, depois de vários dias, vc rastrear e aparecer a informação:
Brazil | Package arrived at international carrier |
, significa que seu pacote chegou no Brasil. A partir dai, dia a dia, aparecerá a mesma msg, mas na realidade significa que sua mercadoria possa estar parada esperando alguma providência sua, providência essa que vc só vai conseguir fazer caso utilize o rastreamento no site dos correios, vc tem que ir atras do real numero de rastreamento.
Pra vc obter o real numero de rastreamento, contate a
UPS Mail Innovations Team dos EUA, envie um e-mail para eles dizendo que vc precisa do numero internacional de rastreamento e forneça o numero de 18 digitos. Lá eles vão localizar seu pacote e informar o correto numero de rastreamento internacional. O e-mail deles é:
infoshiprmx@ups.com Em cerca de 1 dia eles te enviam um anexo pdf com todas as informações de seu pacote
incluindo o codigo de rastreamento internacional. Imediatamente, pegue esse codigo e vá no site dos correios e faça o rastreamento de seu pedido. O meu pedido, estava ja parado nos correios vários dias, estava aguardando a informação do numero de CPF ao qual eu tinha que fornecer. Informei o CPF e no outro dia a mercadoria já foi despachado para meu endereço. Se eu não tivesse feito isso, a mercadoria iria aguardar 30 dias e depois seria despachada devolta aos EUA.
Agora uma dica: Mande o remetente colocar o numero de seu CPF em seus pacotes. A etiqueta deles, vai sair com seu nome e numero de CPF na frente... Faça isso com outros sites internacionais. No paypal, veja se é possivel tb fazer isso. Se tivesse feito isso, provavelmente a encomenda não teria ficado parada nos sites dos correios/receita. Na MM, vá na sua conta, coloque la na frente do seu nome, a informação do CPF antes de fazer algum pedido... por exemplo: CLAUDIO AGUINALDO FUNXEIRA - CPF XXXXXXXX. Feito isto, toda etiqueta que sair da MM, vai sair com seu nome e o numero do seu CPF. Isto poderá prevenir que seu pacote fique retido por falta de informações. Mas nunca deixe de rastrear seu pacote, pois além disso, pode estar esperando providência com alguma coisa, tipo pagamento taxa postal, impostos, etc. Lembrando que vc precisa ter também um cadastro no site dos correios com todas as suas informações, é o idcorreios. Isso é fundamental.
Alguns amigos também relatam que as encomendas internacionais caem diretamente na pasta minha importações do idcorreios, digo que nem sempre acontece isso, no meu caso por exemplo, eu precisei obter o numero real para rastreamento e informar meu cpf, após feito isso, ai sim a mercadoria caiu na pasta minhas importações. Antes disso, não estava vinculada, não aparecia absolutamente NADA !
Não perca tempo com a UPS do Brasil pedindo o numero internacional de rastreamento pois eles não tem esse numero, sempre vão robotizar as respostas. Existem várias reclamações no reclame aqui nesse sentido.
Bom pessoal, espero ter ajudado a todos.
Se precisar acrescentar algo no topico, me avise.
Abraços.
====================
UPDATE:
Pessoal agora a UPS atualizou seu sistema, no canto direito em mais Opções vc vera um " código alternativo ", é ali que se encontra o verdadeiro código rastreavel pra nós nos Correios. Detale: esse código só vai aparecer depois que a mercadoria for despachada (sair) dos EUA. Agora ficou mais prático pra nós essa mudança. Não se esqueçam que quando a mercadoria entrar no Brasil poderá ser exigível que vc no site dos correios informe seu CPF para vincular sua encomenda a sua pessoa. É muito importante fazer isso quando for exigível caso contrário sua mercadoria ficará parada nos galpões da alfândega e se nada for feito irá retornar aos EUA depois de 30 dias ! Siga toda as orientações pelo site dos correios para vinculação do CPF, pagamento dos tributos e taxa de importação dos correios.