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Whistle Stop - Primeiras Impressões

Whistle Stop
  • avatar
    PaladinoMonge29/08/19 15:00
    avatar
    PaladinoMonge
    29/08/19 15:00
    1463 mensagens MD

    Fala Galera. Tudo bem com vocês meus queridos?


    Hoje vim lhes trazer mais uma impressão inicial de um jogo logo após jogá-lo. E o jogo da vez é o Whistle Stop, jogo que foi lançado aqui no Brasil pela Papergames.


    Vamos aos dados do jogo.



    Quantidade de Jogadores: 2 a 5


    Tempo médio de jogo: 75 minutos


    Mecânicas: Colocação de Peças, Pegar e Entregar, Sistema de pontos de ação, Colecionar Componentes


    Dependência de Idioma: O jogo em si não tem textos em seus componentes. É tudo iconográfico. Mas para entender, precisa ler o manual. Mas o jogo já foi lançado no Brasil-il-il


    O ano é 1869 e houve a fixação da cavilha de Ouro, a primeira transcontinental dos Estados Unidos. Isso fez com que uma rápida expansão de ferrovias acontecesse, entrecruzando todo o país. Nesse contexto, somos donos de companhias ferroviárias que tem como intuito construir rotas para carregar e entregar as mercadorias demandadas nas cidades em expansão. Durante esse processo, você poderá comprar ações de outras companhias, ganhando fama a cada entrega e, assim, conseguindo completar o longo trajeto até as prósperas cidades do Oeste.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c8450_uc5i2c.jpg
    (O setup do jogo já traz uma rejogabilidade bem legal com o sorteio dos tiles iniciais)

    Esse é o tema de Whistle Stop. E o jogo consegue deixar esse tema presente no jogo, seja pelos trenzinhos que os jogadores se movimentam, seja pelo objetivo em chegar até o Oeste. Mas não espere nada muito imersivo. Você vai focar em pegar recursos, escolher o melhor caminho, tentando deixar essa rota mais perto de seus trens, para assim, conseguir entregar produtos demandados nas cidades e também conseguir bônus parando em tiles especiais que podem te dar ouro ou mesmo carvão.


    Uma coisa que tem que deixar bem claro aqui: Whistle Stop é um jogo de pick and delivery e deixa isso bem claro em sua dinâmica de jogo. As outras mecânicas foram implementadas para enriquecer o mecanismo de pegar e entregar e é um dos fatores que fez com que eu me surpreendesse com esse jogo.


    Sim. Essa talvez seja a palavra mais apropriada para falar aqui: Surpresa. E um excelente surpresa.


    Eu já tinha ouvido falar do Whistle Stop, e inclusive tinha feito o unboxing da versão importada, mas não havia jogado e muito menos conhecia muito de suas regras. Apenas sabia que era um jogo de pegar e entregar de trenzinhos. E isso meio que me fez colocar ele como um jogo genérico do mesmo tipo.


    Mero Engano.


    A primeira coisa que chama a atenção são as regras do jogo. Além de não serem muitas regras, elas são simples e na primeira rodada você já sabe o que tem que fazer no jogo. Duvida de mim? Bom, deixa eu colocar me fatos também.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/8beb0_uc5i2c.jpg
    (Os componentes do jogo são de ótima qualidade)

    Na sua vez o jogador pode fazer duas coisas (as duas, uma delas ou nenhuma inclusive):


    - Usar quatro fichas (carvão ou apito): Essas fichas são usadas para se movimentar ou usar alguma melhoria. O que precisa ter em mente é que essas fichas são compartilhadas. Se você usa uma ficha em uma melhoria, só poderá usar uma ação de movimento 3 vezes. Ah. No máximo o jogador pode se movimentar 4 vezes na rodada;


    - Comprar até duas melhorias por rodada: as melhorias são limitadas (1 por jogador +2). Até por isso mesmo, o jogador pode comprar do estoque ou de outro jogador. A diferença para comprar do estoque ou do jogador é que, ao comprar do jogador, além de pagar os recursos necessários, deve-se pagar um recurso raro ao jogador detentor da melhoria.


    Pronto. Fluxo do jogo feito. Mas agora vamos as regras de movimentação para mostrar meu ponto de vista quanto as regras desse jogo?


    Para se movimentar o jogador pode usar uma ficha de carvão ou uma ficha de apito. Ambas fazem seu trenzinho se mover de uma parada a outra (que deve estar ligada por trilhos). Parada no jogo é todo círculo que contém algum recurso (comum ou raro), as cidades no Leste (que são círculos brancos vazios) ou os tiles especiais (hexágonos onde podemos ter cidades, armazém, fábrica de apito, etc.). Então, usou uma ficha de carvão ou apito, andou para uma parada nova. Mas existem diferenças entre esses dois recursos.


    Ao usar um carvão, o jogador se move apenas 1 parada por vez. O Apito já te permite movimentar até duas paradas (você pula 1 parada, mas não pega recurso dela, no entanto). O carvão não te permite passar por uma parada onde tenha um trenzinho de outro jogador, travando o movimento daquele trem. O Apito já te permite pular o trem adversário. Com o carvão, o jogador nunca pode ir para uma parada a leste, ou seja, uma parada a direita. Ele sempre tem que parar em uma parada a oeste (esquerda) de seu movimento. Mas ao usar o apito, o jogador pode retornar para uma parada anterior e que se encontra à direita da parada atual.


    Em ambos os casos, usando carvão ou apito, quando tem um trenzinho seu em uma parada, você ignora esse trenzinho e vai para outra parada. Você nunca pode parar mais de um trem em uma parada normal, mas nas especiais podem ter qualquer quantidade de trens, inclusive de outros jogadores.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/f9a2c_uc5i2c.jpg
    (a criação das rotas com o uso do carvão e apito é um charme no jogo e bastante estratégico)


    Pronto. Em 3 parágrafos eu já falei as regras do jogo.


    Ih Paladino, tem mais coisa aí. Você ainda não falou como é que coloca tiles, para que serve essas cidades e como é que você entrega e como se ganha ações de outras companhias.


    É, realmente eu não expliquei sobre essas questões. Mas todas elas você vai precisar se movimentar para fazer. A cada parada que você para, você pega o recurso que lá está definido. Parou em uma tile especial, que não seja cidade, pega o que lá está definido. Por exemplo, parei numa fábrica de apitos, ganhei um apito. Parei em uma mina de ouro, ganhei uma pepita de ouro. Bem simples. E para isso, as regras de movimentação são utilizadas. Sempre.


    Mas vamos detalhar um pouco mais sobre as cidades e também como colocar os tiles.


    Para colocar um tile, basta você se movimentar numa trilha que pare num local onde não tenha tile. Quando isso ocorrer, basta você pegar um dos 3 tiles que você tem e colocar nesse espaço e então se mover até a próxima parada. Em um único movimento! E ainda pode acontecer de você precisar jogar outro tile, caso não tenha uma parada no tile jogado antes, e até os 3! Mas quando se joga o terceiro, necessariamente, você precisa parar em uma parada. Até porque você não terá mais tiles na mão. No fim do round você completa sua mão com mais 3 tiles da reserva.


    Quando um trenzinho adentra uma cidade, seja a cidade final no extremo do tabuleiro, ou outras cidades que vão sendo jogadas pelos jogadores, o jogador precisa pagar os recursos que lá são solicitados. Se fizer isso, ele ganha os pontos indicador e pega a ação mais no topo da companhia daquele tile. Se não conseguir entregar os recursos, o jogador perde os pontos indicados no tile. Esse processo é idêntico em ambas as cidades, a única diferença é que, ao chegar em uma cidade ao extremo do mapa, o jogador tira seu trem de jogo, colocando-o em um espaço onde ganhará uma bonificação. Esse é um dos pontos para acabar o jogo (quando um jogador leva todos os seus trens até o extremo do mapa). A outra forma é acabar as rodadas.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/766fc_uc5i2c.jpg
    (O jogo fica muito bonito na mesa)


    Calma, não precisa espernear que eu já vou falar sobre as ações.


    As ações no jogo são o set collection do jogo. Quem tiver mais, ou seja, quem for o sócio majoritário de cada companhia, ganha 15 pontos no final do jogo. Em caso de empate, quem tiver a ação com o menor número (por isso é importante tentar ser o primeiro a ir em uma cidade).
    Nossa, para um texto de primeiras impressões, ficou até grande né? Mas achei necessário fazer essa explanação para tentar mostrar o porquê da minha surpresa.


    Espero que eu tenha conseguido passar a simplicidade das regras e como ele é fácil de aprender a jogar. Mas isso não significa que ele seja simplório. Pelo contrário. A estratégia que esse jogo traz consigo é imensa.


    Começando pelo fato de que as rotas que vão sendo construídas ficam à disposição de todos os jogadores. Você precisa aprender a jogar os tiles de forma que te auxiliem mais ou mesmo que atrapalhe os outros jogadores, muitas vezes fazendo com que eles saiam de uma rota mais curta para ir para outra rota mais longa por causa de um determinado recurso (‘nossa, só tem recurso vermelho naquele ponto! ’). Isso é essencial para que você não entregue o ouro para outro jogador. Por mais que você foque no seu jogo, não olhar o que os outros jogadores estão fazendo, pode ser a sua chave para a derrota.


    O uso de seus trens para conseguir se movimentar rápido também é uma estratégica bacana a ser utilizada. Como você não conta eles, com um movimento, você pode se mover duas ou mesmo três paradas de uma vez (ou até mais) usando um carvão. E ainda ganha de brinde um bloqueio para os outros jogadores, que só podem se movimentar através de trens adversários, com apitos, recurso que é bem difícil de conseguir. Mas use com parcimônia, traçar uma única rota para seus trens pode acabar te complicando.


    Mas não nos esqueçamos das cidades. Além delas pontuarem e darem ações, você consegue utilizá-las como uma forma de bloqueio, uma vez que nenhum jogador vai querer perder pontos indo em uma cidade sem ter os recursos. Jogar uma cidade onde pede recursos raros, em uma rota que está beneficiando os outros jogadores, é uma forma de atrapalhar demais o planejamento feito por eles. Mas novamente, use com parcimônia. Você pode dar pontos valiosos no final.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c5e19_uc5i2c.jpg
    (Os tons pasteis podem confundir um pouco. Mas as cores são lindas)



    E não poderia esquecer de comentar sobre as cidades no extremo do mapa, onde temos uma pontuação muito boa e ainda conseguimos recursos como bonificação por ter ido até o Oeste. Sem contar o fato de que é uma forma de você rushar o jogo.


    Ufa. Acho que deu para entender o motivo da minha surpresa. E ela ter sido tão boa.


    Esse é um daqueles jogos que te engana por causa das cores de seus componentes, dos trenzinhos que serão usados, e das regras simples que fazem parte de seus mecanismos. No fundo, é um jogo extremamente estratégico onde há uma iteração indireta (e por vezes direta, pois você pode comprar melhorias dos outros jogadores) que vai agradar aqueles jogadores que gostam mais de um planejamento futuro e que gostam de viver a tensão de mudar esse planejamento a cada rodada, sem esquecer os jogadores que gostam de atrapalhar o amiguinho, mesmo que seja sacrificando um de seus trens para que o jogador use um recurso valioso.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/59e3e_uc5i2c.jpg
    (A luta pelas ações do jogo é grande pois elas dão muitos pontos no final do jogo)



    Mas claro que nem tudo são flores e dois pontos me chamaram a atenção nessa primeira partida.


    A primeira é sobre os componentes em si. As cores utilizadas, apesar de lindas, num tom pastel, são fáceis de confundir até por quem não tem daltonismo. E quem tem daltonismo, acho que será uma tarefa hercúlea jogar esse jogo. Ainda sobre os componentes, os encaixes das melhorias são muito bacanas, mas encaixar elas no tabuleiro do jogador é pedir para estragar os componentes. Cabe frisar que esses problemas de componentes vêm desde a gringa e não tem nada a ver com nossa versão nacional.


    E o outro ponto que pode acontecer nas partidas é o término abrupto do jogo e que pode gerar até o king maker. Deixa eu explicar melhor.


    Como o jogo tem duas formas de acabar, muitas vezes o jogador pode estar focado no término pelos rounds e não percebe que um jogador já está para finalizar o jogo levando seus trens até o extremo do mapa. Quando isso ocorre, a partida vai terminar naquele round. Isso pode trazer uma frustração de que seu planejamento não vai ser realizado e que você já perdeu o jogo. E daí o jogador pode acabar por optar em escolher um outro jogador para ganhar a partida, liberando espaços que antes estavam travados, ou mesmo deixando de pegar ações que por ventura o auxiliassem. Claro que isso vai mais pela maturidade do jogador, mas essa frustração é algo real e que pode ocorrer com frequência. E por isso mesmo o jogo prima por uma visão futura e avaliação das rotas que cada jogador está fazendo para não ser pego de surpresa.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/20c28_uc5i2c.jpg
    (O encaixe da melhoria pode acabar estragando se não tiver muito cuidado ao colocar e tirar)


    Isso traz consequências ruins para o jogo? De jeito nenhum. Mas gosto de frisar pequenos pontos que percebi e, inclusive esses pontos podem alterar em uma terceira ou quarta partida (menos a questão dos componentes).


    Whistle Stop é uma grata surpresa que vai deixar os fãs da mecânica de pegar e entregar extasiados, aos jogadores que curtem jogos de trenzinho e construção de rotas atônitos e aos jogadores que gostam de planejamento futuro perplexos. Mais um excelente lançamento da papergames que a cada dia vem se mostrando uma editora que consegue trazer ótimos jogos para o mercado nacional.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d7747_uc5i2c.jpg
    (As cidades do Oeste é onde os trens finalmente podem receber uma boa manutenção)


    Se eu indico esse jogo? Com certeza. Se estou seco para jogar novamente? Bom, será que preciso realmente responder essa pergunta?


    Abraços meus queridos e até uma próxima.

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    Comentários:

  • registorquato
    137 mensagens MD
    avatar
    registorquato29/08/19 18:49
    registorquato » 29/08/19 18:49

    Como é bom ler uma análise bem escrita assim, mesmo que seja de uma primeira impressão.

    1
  • gabrielfaria
    66 mensagens MD
    avatar
    gabrielfaria29/08/19 19:27
    gabrielfaria » 29/08/19 19:27

    Parabéns pelo texto! 

    Eu tenho a edição gringa do Whistle Stop. Curto demais ele. Porém, sou daltônico e tenho que ficar perguntando durante o jogo todo as cores dos recursos, principalmente os dos tiles de parada especial. Que pena que a edição nacional tá assim também. 

    Mas é um problema contornável. A não ser que sejam só daltônicos jogando na mesa. Aí ferrou! Hehehe


    Mas não deixa de ser um jogão! 

    1
  • PaladinoMonge
    1463 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge29/08/19 20:33
    PaladinoMonge » 29/08/19 20:33

    registorquato::Como é bom ler uma análise bem escrita assim, mesmo que seja de uma primeira impressão.

    Poxa, muito obrigado. Fiquei muito feliz. :)

    0
  • PaladinoMonge
    1463 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge29/08/19 20:34
    PaladinoMonge » 29/08/19 20:34

    gabrielfaria::Parabéns pelo texto! 

    Eu tenho a edição gringa do Whistle Stop. Curto demais ele. Porém, sou daltônico e tenho que ficar perguntando durante o jogo todo as cores dos recursos, principalmente os dos tiles de parada especial. Que pena que a edição nacional tá assim também. 

    Mas é um problema contornável. A não ser que sejam só daltônicos jogando na mesa. Aí ferrou! Hehehe


    Mas não deixa de ser um jogão! 

    Temos pessoas daltônicos no nosso grupo e no canal e eu vejo como alguns jogos são difíceis deles jogará. Porque não se importaram com essa questão
    Mas realmente isso não faz com que o jgoo não seja divertido 
    Abraços

    1
  • storum
    1080 mensagens MD
    avatar
    storum31/08/19 07:43
    storum » 31/08/19 07:43

    Excelente análise Paladino...só com sua análise já deu vontade de pegar o jogo kkkk. Abração.

    1
  • PaladinoMonge
    1463 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge31/08/19 08:22
    PaladinoMonge » 31/08/19 08:22

    storum::Excelente análise Paladino...só com sua análise já deu vontade de pegar o jogo kkkk. Abração.

    Valeu Manolo. Whistle é um jogo de pegar e entregar muito bacana

    0
  • Maclouly
    12 mensagens MD
    avatar
    Maclouly02/09/19 06:29
    Maclouly » 02/09/19 06:29

    Parabéns bpelo bom texto. Esse paladino e o mesmo paladino monje redator da antiga revista dragão Brasil?

    1
  • PaladinoMonge
    1463 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge02/09/19 06:45
    PaladinoMonge » 02/09/19 06:45

    Maclouly::Parabéns bpelo bom texto. Esse paladino e o mesmo paladino monje redator da antiga revista dragão Brasil?

    Não. E acho que lá era apenas Paladino.
     Valeu pelo feedback.
    Abraços

    0
  • Mugrilo
    163 mensagens MD
    avatar
    Mugrilo19/04/21 16:41
    Mugrilo » 19/04/21 16:41

    Ele tem a mecanica parecida com a do jogo Metro? Graficamente me pareceu feio como o suburbio, que eu adoro apesar da feiúra.

    0
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