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Projeto de jogo baseado na F1

  • avatar
    Stik1027/08/19 12:00
    avatar
    Stik10
    27/08/19 12:00
    19 mensagens MD

    Bom dia a todos da Ludopedia. :)

    Meu nome é Daniel Macarenco e compartilho com voces meu projeto de Board Game (não o primeiro que fiz, mas o primeiro que tentarei levar a Crowdfunding).

    Ele é baseado na F1, ou seja, quem for fã de corridas como eu, provavelmente ficará interessado. Falei com alguns membros de torcida organizada na F1 (como a GGOO) e o comentário que mais ouvi foi: "SIMPLICIDADE". Eles jogariam se não fosse muito complexo, então procurei mesclar, coloquei algumas mecanicas, mas não exagerei ao ponto de se tornar excessivamente complicado (eu gosto de deixar meus jogos bem complexos).

    Abaixo alguns detalhes do jogo até então (por hora não divulgarei imagens). Antes disso pergunto a quem tiver interesse, o que voces gostariam de ver em um jogo desses? O jogo já esta praticamente pronto, mas novas idéias são sempre bem vindas.

    Detalhes:

    - Figurinhas atualmente com imagens reais, porém terei que trocar por pilotos e equipes fictícios para poder ir ao Crowdfunding.

    - Focado na emoção de uma corrida.

    - Desenvolvimento presente, será um RPG de F1.

    - 10 tabuleiros, representando 10 pistas reais do campeonato mundial de F1.

    - Peças dos carros no design do final dos anos 80/ começo dos anos 90.

    - De 1 a 6 jogadores.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2b47b_23hhzc.jpg

    Imagem de uma das peças


    [ATUALIZAÇÃO] Vou divulgar algumas imagens editadas, as reais só irei divulgar no crowdfunding.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/a463b_23hhzc.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1d9b5_23hhzc.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/90e7a_23hhzc.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/dfea6_23hhzc.jpg
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/ed65f_23hhzc.jpg

    5
    0
    1
  • Rafa Skywalker
    303 mensagens MD
    avatar
    Rafa Skywalker27/08/19 12:25
    Rafa Skywalker » 27/08/19 12:25

    Eu me interesso pelo tema, mas fica difícil opinar sem saber as regras e o que viria na caixa. Uma coisa que eu gostaria (e aparentemente já tem) é uma boa quantidade de circuitos e de carros. 

    2
  • Stik10
    19 mensagens MD
    avatar
    Stik1027/08/19 12:35
    Stik10 » 27/08/19 12:35

    Rafa Skywalker::Eu me interesso pelo tema, mas fica difícil opinar sem saber as regras e o que viria na caixa. Uma coisa que eu gostaria (e aparentemente já tem) é uma boa quantidade de circuitos e de carros. 

    Te entendo Rafa, mas no momento não posso mostra muito do jogo por receio mesmo. Mas poucas coisas posso.

    Outros detalhes:

    - De 1 a 6 jogadores (Cada um com uma equipe e dois pilotos)

    - Possibilidade de jogar CONTRA o jogo.
    - 10 circuitos, 10 tabuleiros. Inicialmente pensei em um numero menor, pelo alto custo de um tabuleiro, mas preferi aumentar o número e baixar um pouco a qualidade do material. (A gráfica que fiz orçamento cobrou 300 reais por 1 tabuleiro). Cada tabuleiro em tamanho A2.

    - No projeto teste foram 8 equipes. 4 de 2019, e 4 de outros anos.
    - O jogo no geral é composto por 2 baralhos (um de 24 e outro de 56 cartas.). Tokens para marcações, 1 D6, 10 tabuleiros (pistas), e 8 carros (4 cores).
    - Objetivo é ganhar o mundial de Construtores e de Pilotos.

    0
  • Johnnycury
    472 mensagens MD
    avatar
    Johnnycury27/08/19 12:45
    Johnnycury » 27/08/19 12:45

    Eu gosto do tema e tenho interesse, mas isso não quer dizer muita coisa. Eu gosto de bons jogos. O tema é mais um bônus do que um motivador.

    Eu, por exemplo, gosto muito de Isle of Skye, mas eu acho que nunca parei para pensar em como seria a vida como um líder de clã da Escócia, nunca parei para estudar sobre o assunto, nunca nem assisti Coração Valente! Mas é um excelente jogo, e eu me interessei porque parecia um bom jogo.

    Se eu chegasse para um historiador PhD em clãs da Escócia que nunca jogou nada além de Banco Imobiliário, e perguntasse o que ele acha de jogar Isle of Skye, ele provavelmente diria “Eh, parece legalzinho...mas se for muito complicado, eu não vou gostar”

    Um jogo de tabuleiro sobre F1 , na minha opinião, deve ser feito para jogadores de jogos de tabuleiro, não para fãs de F1.

    —

    Mudando de assunto: você mencionou que seria um RPG. AGORA sim eu fiquei curioso.

    2
  • Stik10
    19 mensagens MD
    avatar
    Stik1027/08/19 12:59
    Stik10 » 27/08/19 12:59

    Johnnycury::Eu gosto do tema e tenho interesse, mas isso não quer dizer muita coisa. Eu gosto de bons jogos. O tema é mais um bônus do que um motivador.

    Eu, por exemplo, gosto muito de Isle of Skye, mas eu acho que nunca parei para pensar em como seria a vida como um líder de clã da Escócia, nunca parei para estudar sobre o assunto, nunca nem assisti Coração Valente! Mas é um excelente jogo, e eu me interessei porque parecia um bom jogo.

    Se eu chegasse para um historiador PhD em clãs da Escócia que nunca jogou nada além de Banco Imobiliário, e perguntasse o que ele acha de jogar Isle of Skye, ele provavelmente diria “Eh, parece legalzinho...mas se for muito complicado, eu não vou gostar”

    Um jogo de tabuleiro sobre F1 , na minha opinião, deve ser feito para jogadores de jogos de tabuleiro, não para fãs de F1.

    —

    Mudando de assunto: você mencionou que seria um RPG. AGORA sim eu fiquei curioso.

    Entendi sua visão, voce tem total razão. É um jogo de tabuleiro antes de ser algo sobre F1. F1 é só o tema, eu não tenho que pensar prioritariamente em quem assiste corridas, mas sim em quem compra e joga esses jogos. Ouvi alguns poucos dizerem: "Fará um jogo de tabuleiro em meio a onda virtual?"... Tenho que pensar em quem gosta de passar 2h+ numa mesa jogando.

    E sim, terá elementos de RPG. Digo RPG porque voce desenvolverá seu carro e seus pilotos durante a temporada (jogo), melhorando seus atributos. Pilotos e Equipes (carros) terão 7 atributos cada, sendo que a grande maioria deles voce poderá melhorar e também sofrerão modificações de acordo com a pista.

    1
  • Raitz
    816 mensagens MD
    avatar
    Raitz27/08/19 13:42
    Raitz » 27/08/19 13:42

    Permita-me contribuir...

    10 tabuleiros não vai encarecer o produto final? Por conta desse número, não imagino tabuleiros grandes. Mas, se forem pequenos, não ficaria minimalista demais para os jogadores há mais tempo no hobby?

    Por RPG e sua resposta, você quer dizer que será um jogo Legacy? Caso não seja, sugiro trocar alguma coisa nas regras justamente por se enquadrar melhor ao tema (F1). Se é possível desenvolver qualquer coisa que seja, ela é feita ou no pit stop, ou entre as corridas. Ah, sim, a tecnologia permite algumas modificações via volante...!

    Dados e (muitas) cartas... precisa de ambos, mesmo? Um ou outro pode diminuir custos e, ainda, dar mais objetividade ao jogar.

    0
  • Djow_
    2112 mensagens MD
    avatar
    Djow_27/08/19 13:48
    Djow_ » 27/08/19 13:48

    Caro OP, vc teria alguma lista de jogos que te inspiraram para esse seu design? Por exemplo, Formula D (corrida) ou Rise of Fenris do Scythe (para inspiração em uma campanha).

    1
  • Tes-Hahn
    222 mensagens MD
    avatar
    Tes-Hahn27/08/19 14:02
    Tes-Hahn » 27/08/19 14:02

    Mesmo com as poucas coisas que você "pode" mostrar do jogo, nossa opinião ficará muito a mercê do que entendemos do que você diz, que pode ser completamento o contrário do que de fato será, pois cada um acabará visualizando a implementação dos elementos que você está compartilhando de uma forma.

    Sem ver como se dará a interação desses elementos citados, fica realmente difícil palpitarmos sobre muitas coisas. Muitas das opiniões podem já estar contempladas, ou já ter sido pensadas por você e descartadas, ou mesmo não fazer o menor sentido na sua proposta de jogo e acabar até mesmo prejudicando o desenvolvimento, pois não temos nada no que basear elas.

    Se o jogo já está quase pronto para abrir financiamento coletivo, assumimos que você já testou e retestou ele com várias pessoas, já fez um polimento das regras, e avaliou custo de produção com todos os elementos que pretende liberar. Caso contrário, pedir opinião sem querer mostrar nada do jogo, se propor a alterar algo baseado nesse "blinded feedback", e ainda querer soltar no FC sem outra rodada de testes pode ser tiro no pé.

    Ademais, o tema me interessou sim, mas ainda não entendi que tipo de jogo será (por ter tabuleiros, cartas em dois baralhos, apenas 1 dado (realmente precisava de um dado?), tokens, assumo que penderia para "ameritrash"), nem sei será algo rápido, demorado, ou obrigatoriamente uma campanha (melhorar a equipe durante vários jogos, para ter a experiência de evolução).

    3
  • Stik10
    19 mensagens MD
    avatar
    Stik1027/08/19 14:13
    Stik10 » 27/08/19 14:13

    Raitz::Permita-me contribuir...

    10 tabuleiros não vai encarecer o produto final? Por conta desse número, não imagino tabuleiros grandes. Mas, se forem pequenos, não ficaria minimalista demais para os jogadores há mais tempo no hobby?

    Por RPG e sua resposta, você quer dizer que será um jogo Legacy? Caso não seja, sugiro trocar alguma coisa nas regras justamente por se enquadrar melhor ao tema (F1). Se é possível desenvolver qualquer coisa que seja, ela é feita ou no pit stop, ou entre as corridas. Ah, sim, a tecnologia permite algumas modificações via volante...!

    Dados e (muitas) cartas... precisa de ambos, mesmo? Um ou outro pode diminuir custos e, ainda, dar mais objetividade ao jogar.

    10 tabuleiros em tamanho A2 vai encarecer sim, mas não vejo outra solução, são 10 pistas, é o minimo para fazer uma temporada. Por isso será feito em material de menor qualidade que aqueles dos 300 reais o tabuleiro.

    Não, não será Legacy. O jogo se desenvolve em uma temporada, tem evolução, desenvolvimento, mas quando a temporada terminar, o jogo acaba. Se começar um novo começa do "zero".

    As cartas eu acredito que estão em um bom nivel, são ao todo 80, sendo 56 que serão utilizadas pelos jogadores diretamente e 24 são relacionadas a eventos da corrida.

    O desenvolvimento é entre corridas.

    0
  • Stik10
    19 mensagens MD
    avatar
    Stik1027/08/19 14:16
    Stik10 » 27/08/19 14:16

    red_djow::Caro OP, vc teria alguma lista de jogos que te inspiraram para esse seu design? Por exemplo, Formula D (corrida) ou Rise of Fenris do Scythe (para inspiração em uma campanha).

    3 coisas me inspiraram a criar esse jogo.

    - Jogos Manager (F1 Manager; GPW; Cockpit Manager 14...) (Virtuais)

    - Super Monaco GP (SEGA)

    - E por jogar alguns jogos de mesa de corrida e não ter gostado de nenhum. (Falta de complexidade e muita sorte/ sem desenvolvimento)

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