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Projeto de jogo baseado na F1

  • Stik10
    19 mensagens MD
    avatar
    Stik1028/08/19 02:05
    Stik10 » 28/08/19 02:05

    Tes-Hahn::Legal a ideia de evolução entre as corridas, dá a sensação de progresso. Mas embora isso possa ser interessante para uns, pode ser um empecilho para outros, pois muitos não conseguem se comprometer com uma campanha (falta de tempo, falta de jogadores, falta de interesse com tantos outros jogos novos...). 

    Quanto tempo dura uma partida, em média? Seria possível jogar 3, 4 corridas numa mesma tarde? E seria legal também se fosse possível jogar uma partida avulsa, em qualquer pista que quiserem, de forma descompromissada, e sem que a equipe pareça fraca como se estivesse no "level 1" (tipo um modo "standalone", onde o jogador escolheria uma equipe, e ter uma certa quantidade de pontos para configurá-la do jeito que quiserem, para correr apenas aquele circuito, como se estivessem avançado até aquele ponto). Isso permitira testarem os vários upgrades da equipe e do carro sem ter que começar a campanha toda vez.

    Digo isso porque é um dos poréns que vejo falando sobre O Senhor dos Anéis: Jornada nas Terra Média, que deve ser jogado obrigatoriamente como campanha durante 9 cenários, e os jogadores não podem escolher um cenário para jogar uma partida simples.

    Sobre jogos de corrida de tabuleiro que você jogou, já jogou Flamme Rouge? Um bom jeito de ver a implementação de movimentação por cartas, com decisões estratégicas, e em equipe. Snow Tails também utiliza deck de cartas para a movimentação e manobras, em vez da aleatoriedade dos dados.

    O jogo está sendo planejado para durar por volta de 2h. Nos 2 testes que fiz, um demorou 2h30, e no outro 1h40+-. Mas o numero de pista foi reduzido e ninguém fora a minha pessoa conhecia as regras (nos dois testes), então tive que parar varias vezes para explicar, fora que do primeiro para o segundo teste houveram mudanças. Por exemplo, no primeiro teste o jogo nem tinha tabuleiro, mas era complicado demais anotar as voltas, então foi mudado. Mas o tempo vai variar de jogo pra jogo, se jogar sozinho, demorará menos, se jogar com 6 demorará mais.

    Sobre jogar uma corrida avulsa, até dá, mas planejei o jogo para ser uma temporada. As equipes de 2019 estão tecnicamente no mesmo nivel, mas claro que uma ou outra se sairá melhor em determinadas corridas. Não planejo colocar isso no jogo, mas seria algo viável ao meu ver caso o jogador desejasse isso.

    Sobre os jogos que citou, não conheço nenhum, mas darei uma olhada essa semana. Agradeço os conselhos :)

    0
  • Stik10
    19 mensagens MD
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    Stik1028/08/19 02:08
    Stik10 » 28/08/19 02:08

    vsramos::1 Dedinho de ideia - Já pensou em fazer partes de pista ? Assim você conseguiria montar varias pistas e até abrir a possibilidade do dono do jogo montar sua própria pista . 

    É uma ideia a se pensar, mas o foco é nas pistas do mundial de F1, uma coisa que pensei foi em colocar pistas antigas, traçados antigos no jogo. Mas a sua idéia de ser uma pista "montável" facilitaria o tabuleiro, mas complicaria a variável de cada pista que o jogo tem. Mesmo assim, muito interessante.

    1
  • Stik10
    19 mensagens MD
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    Stik1028/08/19 02:10
    Stik10 » 28/08/19 02:10

    norDicoBR::Fica difícil opinar sem saber mais sobre a mecânica.
    Vc não poderá usar os nomes dos circuitos reais pelo mesmo motivo das equipes e pilotos. Mas aó invés disso pode usar o desenho do traçado e renomear para o nome do país, cidade ou vilarejo próximo ao circuito.

    Entendo, como disseram antes, é uma opinião cega, mas ja revelei algumas mecanicas em algumas respostas, não todas infelizmente.

    Sim, não usarei o nome real das pistas, apenas o desenho do traçado.

    0
  • Stik10
    19 mensagens MD
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    Stik1028/08/19 02:14
    Stik10 » 28/08/19 02:14

    Rafa Skywalker::Mais um pitaco: já considerou fazer as pistas em playmat em vez de tabuleiro? Será que o custo não diminui?

    Outra idéia que nem havia pensado, não posso dar-me o luxo de deixar de lado uma opção, vou perguntar na gráfica, grato. :)

    0
  • Stik10
    19 mensagens MD
    avatar
    Stik1028/08/19 02:16
    Stik10 » 28/08/19 02:16

    PHComassetto::
    Stik10::
    red_djow::Caro OP, vc teria alguma lista de jogos que te inspiraram para esse seu design? Por exemplo, Formula D (corrida) ou Rise of Fenris do Scythe (para inspiração em uma campanha).

    3 coisas me inspiraram a criar esse jogo.

    - Jogos Manager (F1 Manager; GPW; Cockpit Manager 14...) (Virtuais)

    - Super Monaco GP (SEGA)

    - E por jogar alguns jogos de mesa de corrida e não ter gostado de nenhum. (Falta de complexidade e muita sorte/ sem desenvolvimento)

    Já jogou o Race! Formula 90?
    Acho q ele não se encaixa nesse conceito de "falta de complexidade e muita sorte".
    Talvez possa tirar boas ideias dele...

    Não joguei, vou procurar agora antes de dormir. Voce o tem?

    Edit: Olha, dei uma olhada nas descrições na ludopedia. O jogo parece ser bem interessante e mais complexo na parte da corrida que o meu. Mas esse o foco é realmente na corrida, acontecendo varias coisas (não sei a fundo qual são). O meu será mais simples, não quis deixar muito complexo a pedido daqueles que citei em uma resposta anterior (Pode ter sido um erro? Não sei), porém o meu não ficará parado em uma prova, serão varias e com evolução de uma para a outra.

    Vi que nesse existem pontos de frenagem tardia, onde voce pode ultrapassar outro piloto, no meu acontecerá um evento de jogo para que voce possa ultrapassar, ou manter a posição. Não sei se estou certo, mas o Race! Formula 90 não tem atributos de pilotos e carros, o jogo se desenvolve por cartas, isso que o meu terá, o que acontecer na pista, será relacionado aos atributos de pilotos e carros.

    Posso ter falado muita merda, mas foi o que vi de relance nesse outro jogo. Mas verei com mais atenção para ver se posso aprender algo com ele.

    0
  • Tes-Hahn
    222 mensagens MD
    avatar
    Tes-Hahn28/08/19 08:28
    Tes-Hahn » 28/08/19 08:28

    Stik10::
    Tes-Hahn::Legal a ideia de evolução entre as corridas, dá a sensação de progresso. Mas embora isso possa ser interessante para uns, pode ser um empecilho para outros, pois muitos não conseguem se comprometer com uma campanha (falta de tempo, falta de jogadores, falta de interesse com tantos outros jogos novos...). 

    Quanto tempo dura uma partida, em média? Seria possível jogar 3, 4 corridas numa mesma tarde? E seria legal também se fosse possível jogar uma partida avulsa, em qualquer pista que quiserem, de forma descompromissada, e sem que a equipe pareça fraca como se estivesse no "level 1" (tipo um modo "standalone", onde o jogador escolheria uma equipe, e ter uma certa quantidade de pontos para configurá-la do jeito que quiserem, para correr apenas aquele circuito, como se estivessem avançado até aquele ponto). Isso permitira testarem os vários upgrades da equipe e do carro sem ter que começar a campanha toda vez.

    Digo isso porque é um dos poréns que vejo falando sobre O Senhor dos Anéis: Jornada nas Terra Média, que deve ser jogado obrigatoriamente como campanha durante 9 cenários, e os jogadores não podem escolher um cenário para jogar uma partida simples.

    Sobre jogos de corrida de tabuleiro que você jogou, já jogou Flamme Rouge? Um bom jeito de ver a implementação de movimentação por cartas, com decisões estratégicas, e em equipe. Snow Tails também utiliza deck de cartas para a movimentação e manobras, em vez da aleatoriedade dos dados.

    O jogo está sendo planejado para durar por volta de 2h. Nos 2 testes que fiz, um demorou 2h30, e no outro 1h40+-. Mas o numero de pista foi reduzido e ninguém fora a minha pessoa conhecia as regras (nos dois testes), então tive que parar varias vezes para explicar, fora que do primeiro para o segundo teste houveram mudanças. Por exemplo, no primeiro teste o jogo nem tinha tabuleiro, mas era complicado demais anotar as voltas, então foi mudado. Mas o tempo vai variar de jogo pra jogo, se jogar sozinho, demorará menos, se jogar com 6 demorará mais.

    Sobre jogar uma corrida avulsa, até dá, mas planejei o jogo para ser uma temporada. As equipes de 2019 estão tecnicamente no mesmo nivel, mas claro que uma ou outra se sairá melhor em determinadas corridas. Não planejo colocar isso no jogo, mas seria algo viável ao meu ver caso o jogador desejasse isso.

    Sobre os jogos que citou, não conheço nenhum, mas darei uma olhada essa semana. Agradeço os conselhos :)


    Realmente não entendi o que você quis dizer com "Mas o número de pista foi reduzido"... São 2h de partida em cada pista, fazendo com que a campanha possa durar uma tarde inteira, ou em 2h de jogo vc faz a "campanha" toda (jogando cada pista e evoluindo a equipe entre as corridas, tudo isso em 2h)?

    E por enquanto só fez 2 testes, sendo apenas 1 com tabuleiro de fato? Acredito que você fará vários testes ainda, para refinar as situações e interações que possam acontecer, ainda mais com o tanto de cartas e possíveis evoluções de equipe que aparentemente dará uma certa variedade ao jogo.
    Outra questão que surge daí: a emoção que você busca na corrida e na competição de construtores, realmente será diferente entre campanhas, e permitirá vários caminhos para a vitória? Ou o jogo acabará tendo uma certa estratégia vencedora, e quem executar essa estratégia quase sempre acabará vencendo, mesmo com as variáveis aleatórias que o jogo apresentará? Isso acredito que só conseguirá verificar e mitigar com vários testes controlados e não controlados.

    Sobre as referências de outros jogos de mesa de corrida que você disse que jogou e não gostou, fiquei curioso para saber quais que você jogou ou conheceu antes de nossas sugestões.

    Nunca joguei o Thunder Alley, mas pode ser outro jogo interessante para você dar uma olhada, se não conhecer ainda.

    1
  • danielsantos60
    714 mensagens MD
    avatar
    danielsantos6028/08/19 08:50
    danielsantos60 » 28/08/19 08:50

    Gostei da ideia básica do jogo, mas como todos falaram, ainda temos muito poucas informações. Mas como era fã de F1, principalmente nos anos 90 e 2000, vou acompanhar de perto. :)
    Achei bem interessante a ideia do tabuleiro modular que o vsramos deu, mas precisaria ter uma pessoa muito boa em design para fazer cada parte de pista que pudessem ser montadas no formato dos circuitos oficiais. Isso poderia reduzir bem os custos e deixar o jogo mais flexível.
    Não sei se vc já procurou, mas aqui mesmo na Ludopedia tem vários posts falando sobre design de jogos. Tambem tem um vídeo do Covil dos jogos com uma conversa com três designs que dão dicas bem uteis.
    Tente testar seu jogo bastante antes de colocar no financiamento, e só colocar quando estiver com todas as regras escritas e bem testadas, depois vai ser mais fácil fazer pequenos ajustes.

    3
  • tpcordeiro
    1678 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro28/08/19 08:59
    tpcordeiro » 28/08/19 08:59

    Olá, amigo. Já q vc está disposto à "dar a cara a tapa", deixa eu dar meus 2 centavos:
    Pra mim é um tanto estranho vc já falar em crowndfounding sendo q, pelo q vc respondeu do tópico até agora, se algo tão simples como "anotar as voltas" ficou complicado a ponto q vc teve q mudar, seu jogo não parece ainda maduro o suficiente. Vc testou? Testou o suficiente? Testou de novo? Testou mais uma vez? Ainda assim vc vai ter testado pouco rsrs
    Outra coisa q vc deve ter notado é q a galera está perguntando sempre pela mecânica, e vc está se atendo sempre apenas à temática. Vc parece focado muito em "o que o jogo tem" e não "o que o jogo é". Como um companheiro falou aí logo no início, se seu jogo não for bom, pode ter a melhor temática do mundo q não vai funcionar.
    Uma coisa q facilitaria muito tb pra vc é jogar, jogar e jogar. Outros jogos. Muitos jogos. Conhecer mecânicas. Pelo seu perfil (zerado) fica difícil saber sua experiência em boards. Até uma coisa simples como o nome do jogo me soa estranho. Colocar o seu nome no jogo simplesmente.... pq é o seu nome... não me parece muito vendável.
    Enfim, desculpa a franqueza, posso estar totalmente errado, mas sem ter muita informação foi isso q me pareceu. Pra te ajudar, sugiro vc ver esse video aqui, sobre designer de boards em geral e principalmente, quanto aos seus receios, essa parte q ele fala de "copiarem seu jogo". Na verdade, escondendo o jogo vc só vai estar se prejudicando
    https://youtu.be/qAojsaETO44?t=1h3m14s

    Outros videos q podem te ajudar:
    5 coisa que queria ter sabido antes de começar meu primeiro jogo (a 4a dica fala de novo daquela questão q  "roubo do seu jogo" é balela)
    Apresentando jogos para editoras

    2
  • educez
    1106 mensagens MD
    avatar
    educez28/08/19 11:08
    educez » 28/08/19 11:08

    Sobre pista modular, dê uma olhada no Flamme Rouge...

    0
  • Stik10
    19 mensagens MD
    avatar
    Stik1028/08/19 11:52
    Stik10 » 28/08/19 11:52

    Tes-Hahn::
    Stik10::
    Tes-Hahn::Legal a ideia de evolução entre as corridas, dá a sensação de progresso. Mas embora isso possa ser interessante para uns, pode ser um empecilho para outros, pois muitos não conseguem se comprometer com uma campanha (falta de tempo, falta de jogadores, falta de interesse com tantos outros jogos novos...). 

    Quanto tempo dura uma partida, em média? Seria possível jogar 3, 4 corridas numa mesma tarde? E seria legal também se fosse possível jogar uma partida avulsa, em qualquer pista que quiserem, de forma descompromissada, e sem que a equipe pareça fraca como se estivesse no "level 1" (tipo um modo "standalone", onde o jogador escolheria uma equipe, e ter uma certa quantidade de pontos para configurá-la do jeito que quiserem, para correr apenas aquele circuito, como se estivessem avançado até aquele ponto). Isso permitira testarem os vários upgrades da equipe e do carro sem ter que começar a campanha toda vez.

    Digo isso porque é um dos poréns que vejo falando sobre O Senhor dos Anéis: Jornada nas Terra Média, que deve ser jogado obrigatoriamente como campanha durante 9 cenários, e os jogadores não podem escolher um cenário para jogar uma partida simples.

    Sobre jogos de corrida de tabuleiro que você jogou, já jogou Flamme Rouge? Um bom jeito de ver a implementação de movimentação por cartas, com decisões estratégicas, e em equipe. Snow Tails também utiliza deck de cartas para a movimentação e manobras, em vez da aleatoriedade dos dados.

    O jogo está sendo planejado para durar por volta de 2h. Nos 2 testes que fiz, um demorou 2h30, e no outro 1h40+-. Mas o numero de pista foi reduzido e ninguém fora a minha pessoa conhecia as regras (nos dois testes), então tive que parar varias vezes para explicar, fora que do primeiro para o segundo teste houveram mudanças. Por exemplo, no primeiro teste o jogo nem tinha tabuleiro, mas era complicado demais anotar as voltas, então foi mudado. Mas o tempo vai variar de jogo pra jogo, se jogar sozinho, demorará menos, se jogar com 6 demorará mais.

    Sobre jogar uma corrida avulsa, até dá, mas planejei o jogo para ser uma temporada. As equipes de 2019 estão tecnicamente no mesmo nivel, mas claro que uma ou outra se sairá melhor em determinadas corridas. Não planejo colocar isso no jogo, mas seria algo viável ao meu ver caso o jogador desejasse isso.

    Sobre os jogos que citou, não conheço nenhum, mas darei uma olhada essa semana. Agradeço os conselhos :)


    Realmente não entendi o que você quis dizer com "Mas o número de pista foi reduzido"... São 2h de partida em cada pista, fazendo com que a campanha possa durar uma tarde inteira, ou em 2h de jogo vc faz a "campanha" toda (jogando cada pista e evoluindo a equipe entre as corridas, tudo isso em 2h)?

    E por enquanto só fez 2 testes, sendo apenas 1 com tabuleiro de fato? Acredito que você fará vários testes ainda, para refinar as situações e interações que possam acontecer, ainda mais com o tanto de cartas e possíveis evoluções de equipe que aparentemente dará uma certa variedade ao jogo.
    Outra questão que surge daí: a emoção que você busca na corrida e na competição de construtores, realmente será diferente entre campanhas, e permitirá vários caminhos para a vitória? Ou o jogo acabará tendo uma certa estratégia vencedora, e quem executar essa estratégia quase sempre acabará vencendo, mesmo com as variáveis aleatórias que o jogo apresentará? Isso acredito que só conseguirá verificar e mitigar com vários testes controlados e não controlados.

    Sobre as referências de outros jogos de mesa de corrida que você disse que jogou e não gostou, fiquei curioso para saber quais que você jogou ou conheceu antes de nossas sugestões.

    Nunca joguei o Thunder Alley, mas pode ser outro jogo interessante para você dar uma olhada, se não conhecer ainda.

    2 horas o jogo todo, não por corrida.
    Sim, mais testes serão feitos para refinar, os que foram feitos soram para testar a funcionalidade, se o que foi colocado realmente funciona. Agora o foco são nas melhoras, colocar funções a mais, etc...

    Sobre a estratégia, nos testes eu fiquei surpreso, pois achava que o mais veloz simplesmente iria vencer, mas em uma o carro mais lento ganhou, e na outra o piloto mais agressivo venceu com um carro bom, mas não o mais rápido. Pode ser que alguem encontre a receita da vitória, mas até agora eu não vi nenhuma linearidade.

    Joguei o jogo oficial da F1 e o Grand Prix.

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