Mesmo sendo fã do esporte, não é do meu feitio encarar qualquer "jogos de corrida" e sim SIMULADORES, justamente pra tentar "entrar" dentro das partidas e me sentir atrás de um volante, razão pela qual tenho em minha coleção os mais badalados (pelo menos eu acho que são [rsrsrsrs]) jogos de corrida do mercado atual e quase todos com suas respectivas expansões.
Bom, neste caso eu resolvi abrir uma exceção, deixar de lado os pesados simuladores com suas toneladas de regras e voltar ao passado.
WACKY RACES (mais conhecido no Brasil como CORRIDA MALUCA) tem um lugar reservado no meu coração pois eu AMAVA assistir esse desenho quando era criança junto com meus irmãos. Sempre escolhíamos um piloto preferido e como toda criança, não apenas TORCÍAMOS para ele vencer mas nós ÉRAMOS o próprio piloto na corrida.
Quando criança a gente sempre se indagava "- Mas esse Dick Vigarista é burro! Porque ele não ganha a corrida quando assume a ponta? Porque ele perde tempo voltando pra sacanear os outros corredores?". A resposta pode ser simples, como algo do tipo "- Mas que graça teria o desenho se ele fizesse isso?" ou pode ser mais filosófica "- É da natureza do Dick Vigarista" [risos].
Muito bem senhores,hora de botar de lado um pouco esse seu lado carrancudo, reúna seus amigos (e seus filhos também, porquê não) e volte a ser criança com o CORRIDA MALUCA.
A CAIXA
Se a sua intenção é COLECIONAR estas peças, a caixa do jogo parece ter sido feito para isso. Todas as miniaturas vem muito bem acondicionadas a lá "Batman Gothan Chronicles", tudo no seu devido lugar, nada jogado ou largado pura e simplesmente (chupa UBOOT!). A arte da caixa não poderia ser mais HANNA BARBERA.



AS PEÇAS
Tudo neste jogo parece ter sido feito com um muito esmero. Definitivamente se o jogo não vender por causa de sua mecânica, com certeza vai fazer a alegria de muitos fãs pela incrível qualidade do material. As fichas do jogo, a arte da pista, a arte nas cartas, é quase como estar lendo os quadrinhos da HANNA BARBERA quando éramos crianças, é pra dar os parabéns!

O manual é muito legal, super bem fetinho, ótima qualidade. Pela simplicidade do jogo acho que ficou até acima das expectativas pois não era necessário gastar mais de 10 páginas com ele. Mas antes pecar pelo excesso do que pela falta.

Uma folha separada trás um resumo do jogo e no verso dicas para um CAMPEONATO que faz pequenas penas alterações nas regras pra deixá-lo mais "complicadinho" (e consequentemente mais divertido).
As fichas do jogo são muito legais, mostrando o NOME DO CARRO (informação esta inexistente para os fãs do desenho) e também
explicando o que representa cada "habilidade especial" de cada piloto. Show de bola!

Agora, o que me deixou de boca aberta mesmo são as MINIATURAS. Se você for pegar este jogo apenas para colecioná-las, acredite, não vai se decepcionar. São simplesmente INCRÍVEIS, todas na escala aproximada de 1/64 (tamanho de um HOT WHEELS).


Todos os pilotos tem 4 cartas de habilidade.
O JOGO
WACKY RACE é um jogo simples, estilo TAKENOKO, pra brincar com os amigos e tentar tirar a filharada do celular. Com certeza fica melhor em 3 ou mais jogadores, mas se for jogar com apenas 2, dá pra incluir alguns NPCs. É um jogo orientado por cartas que inclui a combinação de habilidades especiais com sorte.
Assim como no desenho animado aqui não existe um traçado específico, todo o circuito é composto de cartinhas que representam PAISAGENS típicas dos desenhos da Hanna Barbera (floresta, pradaria, deserto, pântano, etc). Os carros vão movendo nestas cartinhas, ocupando os espaços laterais à cada carta (o único que fica em cima das cartas é o Dick Vigarista).

Grid de Largada para até 6 jogadores. Se forem menos de 6, os demais espaços podem ser preenchidos com NPCs. Ah, não podemos esquecer do DICK VIGARISTA, que para o nosso bem, larga em último.
Na sua vez de jogar, o jogador compra 3 cartas de terreno e joga uma carta qualquer para mover 1 espaço à frente. Sempre que move, ele posiciona seu carro ao lado de uma paisagem. Se alguma das outras 2 cartas que lhe restaram na mão forem iguais a paisagem onde ele moveu, o jogador descarta esta carta e move seu carro mais um espaço, repetindo este processo para a última carta (o que vai lhe permitir, com muita sorte, mover 3 espaços no seu turno e, numa mão azarada, mover apenas 1 espaço).

Para não ficar dependendo tanto desta sorte todo piloto tem 4 habilidades que permitem a ele mover mais do que 1, 2 ou 3 casas no seu turno, mas essas habilidades são cartas que ele gasta e só pode reutilizar quando o último colocado da corrida passar pelo GAS STATION, uma carta que fica exatamente na metade do percurso.

Duas dessas habilidades são comuns a todos os pilotos: escapar de 2 tipos de armadilhas do Dick Vigarista e descartar o "lixo" de sua mão comprando 3 cartas novas. As outras 2 habilidades são diferentes para cada corredor e, se forem empregadas com inteligência, permitirão mover bastante no seu turno (aliás era exatamente isso que acontecia nos desenhos, quando um dos pilotos sempre apertava um botão ou acionava alguma engenhoca que lhe permitia ultrapassar diversos outros corredores).


O jogo tem diversas "cartas coringa" (em destaque acima) com ações diferentes. Esta permite inverter 2 tiles de qualquer lugar da pista (com os pilotos junto!). Todo carro que passar por este tile pode usar este poder, bagunçando as posições e trazendo mais divertimento pra corrida.
A diversão de WACKY RACES reside no fato de muitas das habilidades especiais, cartas coringa ou trapaças do Dick Vigarista interferirem na posição de outros corredores, movendo-os para frente ou para trás, frustrando o planejamento de alguns jogadores em ganhar várias espaços no seu turno.

PENELOPE PIT STOP? Pra nós sempre será a eterna PENELOPE CHARMOSA.
MUTLEY, FAÇA ALGUMA COISA
O Dick Vigarista entra na corrida apenas para atrapalhar nossos incautos corredores. Ele sempre larga em último mas volta e meia vai assumir a ponta e, sempre que isso acontecer, ele vai colocar uma cartinha "armadilha" na pista virada para baixo e retornar para último lugar (ganhar corridas? Que nada, o negócio é TRAPACEAR!).

Dick Vigarista assume a ponta e larga uma armadilha...

...para logo em seguida voltar para último e ver alguém se estatelar. Só faltou a risadinha do Mutley!

Quando o jogador finalizar o movimento dele na paisagem que tem a armadilha, CABUM, a carta é revelada e o jogador sofre seus efeitos, que quase sempre vai fazê-lo recuar na pista ou mover apenas 1 espaço no turno, ou seja, dar uma atrasadinha básica. Ah, lembrando, Dick Vigarista nunca vai vencer uma corrida mas ele pode abandoná-la sob certas circunstâncias.
O modo CAMPEONATO acrescenta diversas "novidades" para tornar as provas ainda mais bagunçada, caótica e, consequentemente, DIVERTIDA.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não há muito o que comentar sobre o WACKY RACES por se tratar de um jogo com uma mecânica bastante simples, feita para agradar adultos e crianças (as miniaturas parecem bem resistentes a tombos por isso pode respirar aliviado). Sem complicações, com equilíbrio entre fator SORTE e ESTRATÉGIA, é um jogo feito para ZOAR com os amigos.
Destaque especial para a incrível arte do jogo, que captou com ótima qualidade tudo o que envolve o desenho animado da HANNA BARBERA, desde o desenho das pistas (mostrando as paisagens típicas por onde os carros passavam), passando pelas habilidades especiais que cada corredor possuía (e usava) em todas as corridas e finalizando com chave de ouro ao nos trazer um DICK VIGARISTA inserido na corrida única e exclusivamente para trapacear e ferrar com os pilotos.
Sendo ou não um fã deste desenho, WACKY RACES (ou CORRIDA MALUCA) é um jogo super bem feito, com ótima qualidade e que tem todos os elementos para agradar a qualquer público.
Em tempo 1: Meu piloto preferido era RUFUS O LENHADOR, aqui mais conhecido como RUFFUS RUFCUT e SAWTOOTH.
Em tempo 2: Se você resolver comprar um WACKY RACES e pintar as peças, pode fazer uma boa grana caso resolva vendê-las no Mercado Livre, conforme anúncio recente colhido diretamente do site...
