Patanga::Olá!
Estou vendendo o meu Root+exp!
Porque:
1) já respondido acima
2) Sim, são regras e interações totalmente para cada uma das 4 (ou 6) facções diferentes. Equivalente a aprender 6 jogos diferentes e também como eles interagem entre si. As regras não são muito profundas em si, mas são várias e tem várias excessões e variações de uma facção para a outra. A simbologia é a mesma, mas cada facção usa esses símbolos com uma ótica diferente, o que é bem confuso!
3) Acho razoável 2h sim.
4) Acho quase impossível. Joguei com os filhos de um amigo meu, mas foi só na brincadeira mesmo. Eles ficaram com os dois malandros só atrapalhando os outros. Aí vale como brincadeira, não como jogo de guerra kkk, e brincadeira tem várias mais baratas e melhores (mesmo entre os board games). Entre os adultos, a gente achou interessante mas não cumpre o papel de divertir a gente. Parecia fazer lição de casa ao invés de planejar. E tem defeitos (a nosso ver) de equilíbrio. Por exemplo, simplificando, o objetivo do jogo é derrubar quem estiver na frente em pontos para ele não ganhar antes que você. So que, se bater nele demais, ele não se recupera e vai ficar passando a vez por uma hora até o jogo acabar.
Mas, como já tem no comentário do Mauricio, lembre que tem gente que ADORA Root! Pessoalmente, não funcionou para mim.
Sugiro você assistir o review do pessoal do shutupandsitdown.com. Eu deveria ter ouvido eles! Eu em geral concordo com o estilo de jogo e reviews que eles fazem. Aí faz sentido para mim.
Ja o Rahdo (outro reviewer de jogos famoso) por exemplo, gosta de jogos diferentes que eu. Nem adianta eu assistir o review dele para saber se o jogo vai ser legal para mim.
https://www.shutupandsitdown.com/videos/review-root-and-the-riverfolk-expansion/
Patanga
Eu sou um dos que também vai vender o Root pq o jogo não funcionou. Entretanto, eu o achei um jogão muito bem pensado e creio que vale muito a pena se o estilo do jogo agradar.
Mas minha mesa não é muito fã de mecânicas "take that" e condições muito punitivas e no Root é possível sim obliterar alguém do jogo, como você mencionou, fazendo a pessoa passar a vez pelo resto das jogadas. Um exemplo nítido é quando alguém avalia que vai conseguir vencer o jogo por dominância e arrisca trocar sua condição de vitória, para então ser espancado por todos os outros na sequência (óbvio). O problema é quando a surra é maior do que a pessoa imaginou e agora ela tem quase 0% de chance de ganhar a partida.
Eu ainda penso no jogo como balanceado, um balanceamento diferente, que depende muito da lábia e da conversa na mesa pra dar certo, mas é o esperado de uma assimetria tão grande. Tem que ter lábia, tem que ter blefe, aliança e traição, só aí que todas as facções podem ganhar.