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  3. SpaceCorp
  4. SpaceCorp - a humanidade rumo ao espaço!

SpaceCorp - a humanidade rumo ao espaço!

SpaceCorp
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga30/07/19 15:53
    Guilherme.felga » 30/07/19 15:53

    Victor::Salve, Guilherme. Boa analise. Você sabe que eu curto solos, e tambem já tive o SpaceCorp. Assim como outros titulos da GMT, o SpaceCorp teve otimas ideias, mas que no final ficou faltando algo, bateu na trave para mim :P

    A minha experiência foi o contrario da sua, pois eu joguei 3 partidas do SpaceCorp, todas 2p. Nao testei o solo porque primeiro queria saber se mulltiplayer o jogo iria me cativar (e já tenho 2 otimos solos espaciais). O fato de ter automa (que eu nao curto em solos - para *mim* fica artificial e trabalhoso demais) também nao me estimulou. 

    Agora, porque vendi minha cópia apesar de ter varias ideias boas (a evolucao das eras e tabuleiros em particular):

    1) o jogo é longo pelo que se propoe. Um jogo completo demora 3h30 e 4h, com 2p. E nao tem profundidade mecanica para manter o interesse, tornando-se repetitiva. Apesar da dinamica ser bem diferente na era interestelar (que achei muito interessante a abordagem), na 3a era já tinha ficado cansativo o uso das cartas + infraestrutura para poucas acoes diferentes 

    2) A rejogabilidade é limitada. Eu senti isto devido à pouca quantidade de evoluções geneticas e descobertas tecnologicas. Há pouca variedade estratégica nelas. Só a competiçao pelas milestones ou pelos tiles de descoberta nao foram o bastante para mim. 

    Note que os problemas geralmente relacionados a um jogo de 2p (pouca interacao e competicao), nao foram o que me fizeram vender o jogo.

    Finalmente, essa mensagem pode parecer amarga ou critica demais ao jogo, mas na verdade é que eu fiquei triste por ele nao ter dado certo para mim. Certamente recomendo aos interessados que joguem pelo menos uma vez, porque vale a pena conhecer :)

    Oi, Victor, muito obrigado pela leitura e pelos sempre muito bons comentários! Qualquer elogio vindo de você, que é um gamer cuja opinião eu respeito bastante, é muito importante.

    Eu demorei muito a escrever, porque eu tinha um conflito de interesses que era o desejo pré-concebido de gostar desse jogo. A impressão inicial que eu tive foi ruim. Achei o jogo raso em opções estratégicas, limitado e fácil. De um jeito ou outro, dei um tempo e voltei a ele. No fim, depois de jogar um tanto, eu acabei gostando do jogo, mas, muito mais do que dele, gostei muito do sistema bolado pelo autor!

    Entendo sua crítica relativa ao tempo de jogo de uma partida completa com as três eras, mas acho que ele tem uma grande vantagem com relação a isso: os turnos são muito rápidos depois que você conhece as regras. É um jogo muito bom para grupos afligidos por muita paralisia analítica de seus componentes. A pausa entre as eras para refazer o setup permite um respiro, esticar as pernas e descansar um pouco.

    Quanto à jogabilidade, em minhas 10 partidas procurei testar caminhos alternativos e acho que há muito que se explorar. É possível focar sua máquina de pontos em produção de recursos, é possível explorar e viajar mais, enfim, há opções que não fazem com que seja um jogo pouco rejogável. 

    Todavia, como eu disse há dois parágrafos atrás, o que me encantou mais em SpaceCorp foi principalmente o sistema criado pelo designer. No review que fiz do Terraforming Mars e suas expansões, ressaltei a solidez de seu design inicial, que a meu ver é seu grande mérito. As expansões acrescentam, mas não modificam a magnitude daquela primeira proposta. Neste caso acho que estamos diante do mesmo contexto. Um jogo sólido, divertido, com boa jogabilidade, mecânicas simples e alto potencial de ser expandido. Vejo expansões com novas cartas de ação e novas construções, novos cenários de jogo com condições iniciais de setup diferentes, vejo novas construções. Acho que o sistema, em si, é bom e versátil, permitirá que esse jogo cresça ao longo do tempo. Ele não é dependente de expansões, veja bem, mas acho que as mesmas trarão muita coisa legal.

    Não creio que o SpaceCorp seja uma aposta para o futuro. É um bom jogo, com grande potencial adiante a depender do que a GMT fará com ele. É preciso caprichar muito no desenvolvimento, mas confio que isso acontecerá.

    Eu lhe recomendo que teste novamente caso ainda não tenha passado sua cópia adiante.

    Mais uma vez, muito obrigado pela leitura e pelos seus comentários.

    4
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga30/07/19 15:54
    Guilherme.felga » 30/07/19 15:54

    Victor::
    Guilherme.felga::
    Labalduino::
    Victor::já tenho 2 otimos solos espaciais

    Quais seriam esses 2 ótimos jogos solos espaciais???


    Fala, Luiz! Bom você por aqui. Vou me arriscar a falar pelo Victor: Space Empires 4x e High Frontier.

    Acertou metade :D. O SE 4x nao posso julgar porque nao joguei.

    Bati na trave. SE 4X é amor. Recomendo.

    1
  • toledoesilva
    513 mensagens MD
    avatar
    toledoesilva30/07/19 19:35
    toledoesilva » 30/07/19 19:35

    Consegui completar minha primeira partida solo, superou minhas expectativas.

    Estou empolgado para jogar solo novamente, e também para jogar em 4p assim que possível.

    A única crítica é que achei o Competition não muito desafiador... depois fui ver no BGG e existem alguns tópicos sobre o assunto. Na próxima usarei aquelas cartas de variantes que vem no jogo para testar e ver se melhora nesse quesito.

    Preciso jogar mais vezes, mas ainda está abaixo do Space Empires 4X e Leaving Earth pra mim (não joguei High Frontier, o que será corrigido no próximo KS :)). Porém, após jogar mutliplayer talvez passe o Leaving Earth... pois esse eu não consigo animar pra jogar com muita gente.

    Bela resenha, volte com as postagens regulares por favor!

    Abraço.





    2
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga30/07/19 22:04
    Guilherme.felga » 30/07/19 22:04

    toledoesilva::Consegui completar minha primeira partida solo, superou minhas expectativas.

    Estou empolgado para jogar solo novamente, e também para jogar em 4p assim que possível.

    A única crítica é que achei o Competition não muito desafiador... depois fui ver no BGG e existem alguns tópicos sobre o assunto. Na próxima usarei aquelas cartas de variantes que vem no jogo para testar e ver se melhora nesse quesito.

    Preciso jogar mais vezes, mas ainda está abaixo do Space Empires 4X e Leaving Earth pra mim (não joguei High Frontier, o que será corrigido no próximo KS :)). Porém, após jogar mutliplayer talvez passe o Leaving Earth... pois esse eu não consigo animar pra jogar com muita gente.

    Bela resenha, volte com as postagens regulares por favor!

    Abraço.

    Oi, Guilherme, obrigado pela leitura!

    Seu relato sobre a dificuldade é bem semelhante ao que eu havia percebido inicialmente. Acho que antes de utilizar as cartas variantes, eu faria diferente. Passaria um bom pente fino nas regras para ver se você não se esqueceu de alguns dos critérios de pontuação adotados pela Competição. Não são muitos e nem complexos, mas a gente corre o risco de esquecer alguns durante a partida. No BGG há relatos de a competição atingir boas pontuações, mas no geral elas são inferiores às dos jogadores. A Competição tem um nível de dificuldade que acho parelho com o modo solo do Imperial Settlers. Não é difícil vencer depois que você pega o jeito, mas o desafio está justamente em conseguir tomar boas decisões táticas conforme as ações da própria Competição.

    Notei, nas minhas primeiras duas, que havia interpretado equivocadamente aquela ação das ofertas, na qual a Competição remove cartas do tabuleiro. Isso fez com que o escore dela fosse bem mais baixo do que de fato seria. Depois vi, principalmente na terceira era, alguns erros menores de regras, sobretudo na colocação das construções e tiles de exploração.

    Enfim, veja uma resposta que dei ao Victor aqui nos comentários. Acho o sistema muito bom e com altíssimo potencial. Espero que as eventuais expansões sejam bem desenvolvidas, o que vai melhorar demais esse jogo, que, a meu ver, é bom.

    Eu também estou de olho no KS do High Frontier a partir do dia 24/10. Provavelmente entrarei. É o único jogo do Phil Eklund que me desperta a atenção e acho uma falha não tê-lo na coleção. Space Empires 4X e Leaving Earth estão aqui, já jogados e com boas impressões iniciais, mas ainda muito aquém do que eu gostaria para poder emitir opinião mais concreta.

    Agradeço pela força, espero manter o ritmo das postagens! Minha intenção é manter uma postagem semanal daqui por diante, se possível sempre às terças feiras. As das próximas duas semanas já estão em ponto de bala, mas sem spoilers por enquanto!

    3
  • zureta
    117 mensagens MD
    avatar
    zureta02/08/19 17:45
    zureta » 02/08/19 17:45

    Bom jogo, tenho, mas a terceira era é desbalanceada e deixa o jogo solo muito fácil... Na espera da expansão pra ver se melhora a dificuldade... Enquanto isso é jogar solo e testar as variantes pra aumentar a dificuldade do bgg... tem umas muito boas...
    O principal problema do Competition é que as ações dele não tem nenhum foco... E isso fica ainda mais evidente na terceira ERA. Recomendo ler as variantes solo e também os tópicos de discussões do BGG,,,

    0
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga02/08/19 18:52
    Guilherme.felga » 02/08/19 18:52

    zureta::Bom jogo, tenho, mas a terceira era é desbalanceada e deixa o jogo solo muito fácil... Na espera da expansão pra ver se melhora a dificuldade... Enquanto isso é jogar solo e testar as variantes pra aumentar a dificuldade do bgg... tem umas muito boas...
    O principal problema do Competition é que as ações dele não tem nenhum foco... E isso fica ainda mais evidente na terceira ERA. Recomendo ler as variantes solo e também os tópicos de discussões do BGG,,,

    Obrigado pela leitura! Novamente ressalto que vale a pena rever as regras da competição. O maior problema é esquecer de pontuar para ela de alguma forma, sendo comum errar com as ações que envolvem as cartas em oferta. De qualquer forma vou dar uma nova olhada nas variantes no BGG, valeu pela sugestão. Quando havia feito isso, não notei muita coisa que me agradasse muito.
    Acho que é um jogo cujas expansões vão ser determinantes. Como disse repetidas vezes, o sistema em si é muito bom. Acho que se vierem e forem bem trabalhadas, as expansões podem transformar o que é um bom jogo num jogo incrível.

    0
  • zureta
    117 mensagens MD
    avatar
    zureta02/08/19 19:20
    zureta » 02/08/19 19:20

    toledoesilva::Consegui completar minha primeira partida solo, superou minhas expectativas.

    Estou empolgado para jogar solo novamente, e também para jogar em 4p assim que possível.

    A única crítica é que achei o Competition não muito desafiador... depois fui ver no BGG e existem alguns tópicos sobre o assunto. Na próxima usarei aquelas cartas de variantes que vem no jogo para testar e ver se melhora nesse quesito.

    Preciso jogar mais vezes, mas ainda está abaixo do Space Empires 4X e Leaving Earth pra mim (não joguei High Frontier, o que será corrigido no próximo KS :)). Porém, após jogar mutliplayer talvez passe o Leaving Earth... pois esse eu não consigo animar pra jogar com muita gente.

    Bela resenha, volte com as postagens regulares por favor!

    Abraço.






    As cartas adicionam variedade, não dificuldade... é meio que consenso geral que o solo é muito fácil.
    Essas sugestões são bem boas, principalmente a de dar reward pro competition mesmo se não der match da base... Vou testar algumas sugestões desse tópico:
    https://boardgamegeek.com/thread/2142294/more-easy-ways-increase-solo-difficulty

    2
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga03/08/19 10:41
    Guilherme.felga » 03/08/19 10:41

    zureta::
    toledoesilva::Consegui completar minha primeira partida solo, superou minhas expectativas.

    Estou empolgado para jogar solo novamente, e também para jogar em 4p assim que possível.

    A única crítica é que achei o Competition não muito desafiador... depois fui ver no BGG e existem alguns tópicos sobre o assunto. Na próxima usarei aquelas cartas de variantes que vem no jogo para testar e ver se melhora nesse quesito.

    Preciso jogar mais vezes, mas ainda está abaixo do Space Empires 4X e Leaving Earth pra mim (não joguei High Frontier, o que será corrigido no próximo KS :)). Porém, após jogar mutliplayer talvez passe o Leaving Earth... pois esse eu não consigo animar pra jogar com muita gente.

    Bela resenha, volte com as postagens regulares por favor!

    Abraço.






    As cartas adicionam variedade, não dificuldade... é meio que consenso geral que o solo é muito fácil.
    Essas sugestões são bem boas, principalmente a de dar reward pro competition mesmo se não der match da base... Vou testar algumas sugestões desse tópico:
    https://boardgamegeek.com/thread/2142294/more-easy-ways-increase-solo-difficulty


    Muito boa a thread do BGG! A ideia de a Competição sempre ganhar o bônus das bases é excelente. As demais precisam ser testadas.

    1
  • toledoesilva
    513 mensagens MD
    avatar
    toledoesilva03/08/19 12:30
    toledoesilva » 03/08/19 12:30

    Essa das bases realmente pareceu excelente, vou testar na próxima partida.

    Guilherme.felga, vou conferir novamente as regras, mas a princípio está tudo ok. Tinha assistido um gameplay antes e fui o jogo todo com bastante calma conferindo o manual. Como o zureta falou, a percepção é que é realmente fácil segundo o pessoal do BGG... vamos ver jogando mais como fica isso.

    0
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga03/08/19 17:25
    Guilherme.felga » 03/08/19 17:25

    toledoesilva::Essa das bases realmente pareceu excelente, vou testar na próxima partida.

    Guilherme.felga, vou conferir novamente as regras, mas a princípio está tudo ok. Tinha assistido um gameplay antes e fui o jogo todo com bastante calma conferindo o manual. Como o zureta falou, a percepção é que é realmente fácil segundo o pessoal do BGG... vamos ver jogando mais como fica isso.

    É como eu falei, é meio que nem o Imperial Settlers. Depois que se pega o jeito é difícil perder, mas ainda assim não deixa de ser gostoso de jogar.

    0
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