Victor::Salve, Guilherme. Boa analise. Você sabe que eu curto solos, e tambem já tive o SpaceCorp. Assim como outros titulos da GMT, o SpaceCorp teve otimas ideias, mas que no final ficou faltando algo, bateu na trave para mim 
A minha experiência foi o contrario da sua, pois eu joguei 3 partidas do SpaceCorp, todas 2p. Nao testei o solo porque primeiro queria saber se mulltiplayer o jogo iria me cativar (e já tenho 2 otimos solos espaciais). O fato de ter automa (que eu nao curto em solos - para *mim* fica artificial e trabalhoso demais) também nao me estimulou.
Agora, porque vendi minha cópia apesar de ter varias ideias boas (a evolucao das eras e tabuleiros em particular):
1) o jogo é longo pelo que se propoe. Um jogo completo demora 3h30 e 4h, com 2p. E nao tem profundidade mecanica para manter o interesse, tornando-se repetitiva. Apesar da dinamica ser bem diferente na era interestelar (que achei muito interessante a abordagem), na 3a era já tinha ficado cansativo o uso das cartas + infraestrutura para poucas acoes diferentes
2) A rejogabilidade é limitada. Eu senti isto devido à pouca quantidade de evoluções geneticas e descobertas tecnologicas. Há pouca variedade estratégica nelas. Só a competiçao pelas milestones ou pelos tiles de descoberta nao foram o bastante para mim.
Note que os problemas geralmente relacionados a um jogo de 2p (pouca interacao e competicao), nao foram o que me fizeram vender o jogo.
Finalmente, essa mensagem pode parecer amarga ou critica demais ao jogo, mas na verdade é que eu fiquei triste por ele nao ter dado certo para mim. Certamente recomendo aos interessados que joguem pelo menos uma vez, porque vale a pena conhecer 
Oi, Victor, muito obrigado pela leitura e pelos sempre muito bons comentários! Qualquer elogio vindo de você, que é um gamer cuja opinião eu respeito bastante, é muito importante.
Eu demorei muito a escrever, porque eu tinha um conflito de interesses que era o desejo pré-concebido de gostar desse jogo. A impressão inicial que eu tive foi ruim. Achei o jogo raso em opções estratégicas, limitado e fácil. De um jeito ou outro, dei um tempo e voltei a ele. No fim, depois de jogar um tanto, eu acabei gostando do jogo, mas, muito mais do que dele, gostei muito do sistema bolado pelo autor!
Entendo sua crítica relativa ao tempo de jogo de uma partida completa com as três eras, mas acho que ele tem uma grande vantagem com relação a isso: os turnos são muito rápidos depois que você conhece as regras. É um jogo muito bom para grupos afligidos por muita paralisia analítica de seus componentes. A pausa entre as eras para refazer o setup permite um respiro, esticar as pernas e descansar um pouco.
Quanto à jogabilidade, em minhas 10 partidas procurei testar caminhos alternativos e acho que há muito que se explorar. É possível focar sua máquina de pontos em produção de recursos, é possível explorar e viajar mais, enfim, há opções que não fazem com que seja um jogo pouco rejogável.
Todavia, como eu disse há dois parágrafos atrás, o que me encantou mais em SpaceCorp foi principalmente o sistema criado pelo designer. No review que fiz do Terraforming Mars e suas expansões, ressaltei a solidez de seu design inicial, que a meu ver é seu grande mérito. As expansões acrescentam, mas não modificam a magnitude daquela primeira proposta. Neste caso acho que estamos diante do mesmo contexto. Um jogo sólido, divertido, com boa jogabilidade, mecânicas simples e alto potencial de ser expandido. Vejo expansões com novas cartas de ação e novas construções, novos cenários de jogo com condições iniciais de setup diferentes, vejo novas construções. Acho que o sistema, em si, é bom e versátil, permitirá que esse jogo cresça ao longo do tempo. Ele não é dependente de expansões, veja bem, mas acho que as mesmas trarão muita coisa legal.
Não creio que o SpaceCorp seja uma aposta para o futuro. É um bom jogo, com grande potencial adiante a depender do que a GMT fará com ele. É preciso caprichar muito no desenvolvimento, mas confio que isso acontecerá.
Eu lhe recomendo que teste novamente caso ainda não tenha passado sua cópia adiante.
Mais uma vez, muito obrigado pela leitura e pelos seus comentários.