por Patanga Cordeiro
Rhino Hero Super Battle: meu jogo favorito de empilhar
Batalhas diárias
São necessárias
Para vitórias diárias.
-Sri Chinmoy
Rhino Hero Super Battle!
Ele é um jogo de habilidade manual (dexterity game) que trouxe de uma viagem ao Japão. Mais um jogo que é uma preparação para o mercado profissional. Futuros garçons, construtores civis e pais e mães precisam aprender a empilhar e equilibrar coisas grandes e pequenas, às vezes enquanto correm estão nas alturas ou seguram algo preciso nas mãos. Apesar do tom dramático, é um dos meus favoritos. Esses jogos são tão legais que não precisa nem fazer graça deles para se divertir (diferente dos euros pesadões (o meu favorito atual é o CO2: segunda chance, onde a graça é ficar com dor de cabeça de tanto pensar e depois tirar sarro um do outro jogador por terem ficado 2+ horas sentados brincando de faz de conta))
No Rhino Hero (versão normal, que é muito boa), você vai construindo um prédio vertical, paredes e lajes, enquanto sobre um herói gordinho de madeira. Ele faz com que a estrutura já precária fique mais instável e um dia caia. Uma só vez usamos todas as cartas e a torre não caiu.
No Super Battle, você vai empilhando cartas verticais e horizontas com mais formatos, ao mesmo tempo em que compete com os outros vários super heróis (leia-se pesos de madeira) que também vão escalando não só uma torre vertical, mas vários arranha-céus conectados horizontalmente e desordenadamente (alternativamente leia-se, nas palavras de um amigo, “parece um cortiço”.)
Ele é uma versão muito boa, com mais estratégia, e vai deixar qualquer adulto jogando horas com outros adultos. Você recebe uma mão de cartas e tem que escolher qual usar na sua rodada, o que afeta o próximo jogador. Mas tem uma rolagem de dado para mover os pesos de madeira, que pode fazer com que tudo vá por água abaixo. Isso sem falar nos temíveis bandidos, os “macaco-aranha” que servem para fazer a estrutura balançar mais ainda. Para piorar, eles são limitados e, quando acabam, você precisa tirar um de um andar e colocar em outro, o que dobra as suas chances de ser o afortunado a derrubar tudo e perder o jogo. Outra mecânica é que dois pesos de madeira nunca ficam no mesmo andar. Se chegarem a ficar, acontece um duelo de dados. Quem perder tem que se remover para o andar abaixo e repetir o processo. As chances de você derrubar tudo só vão aumentando!
O jogo vem com algumas bases dizendo onde você pode começar a empilhar as paredes, com níveis de dificuldade variados (quanto mais bases, mais fácil, pois você deixa mais horizontal e menos vertical). Acho que a partir dos 5 anos já dá para jogar legal. Com três anos também dá, mas vai da sorte e senso de humor. (Joguei com um de três anos, e ele é quem literamente jogava as cartas em cima da pilha que, milagrosamente, não caía!)
Se você tiver o Rhino Hero original, pode usar ele dentro do Super Battle e vai servir como uma expansão que dá mais um jogador e também mais paredes para usar.
Outros jogos de habilidade manual de que gosto muito: Rhino Hero (versão normal), Animal Upon Animal, Jenga, Bola de Gude. Quero experimentar ainda Meeple Circus e Men at Work.
A vida é uma batalha constante
Porque Deus quer que sejamos
Heróis supremos.
-Sri Chinmoy
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PS: Se tiverem comentários, ideias sobre o que escrever, se gostaram ou desgostaram particularmente de algo que escrevi ou de que parte do texto (sobre o jogo em si ou sobre a abordagem secundária do tema), serei grato pelo feedback nos comentários, para eu saber um pouco mais como posso servir melhor.
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Com gratidão,
por Patanga Cordeiro