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  3. Root
  4. Better Bot Project, ou melhorando o que já é ótimo

Better Bot Project, ou melhorando o que já é ótimo

Root
  • avatar
    Guilherme.felga23/07/19 08:00
    avatar
    Guilherme.felga
    23/07/19 08:00
    978 mensagens MD

    Logo que começou o Kickstarter do Root, eu o acompanhei de longe. Parecia um jogo legal, com uma arte bacana e com bons componentes. O designer, Cole Wehrle, tinha um bom pedigree em jogos assimétricos, com os jogos da série Pax, sobretudo o Pax Pamir, que chegou recentemente nas mãos de alguns apoiadores e vem causando bastante burburinho. Root literalmente atingiu o mercado e explodiu a cabeça de muita gente. Gameplay altamente assimétrico, cada facção parecia um quebra-cabeças em si e a forma como elas interagiam era única. Os relatos de partidas sequenciais em vários grupos eram frequentes e, mais do que isso, muita gente comentava que ficava pensando no jogo depois, imaginando estratégias diferentes e de que forma jogaria diferente da próxima vez, porque teria de haver uma próxima vez logo. Um jogo que faz isso merece ser olhado com carinho. 


    Ainda de longe, não quis puxar o gatilho e pegar uma cópia. Minha impressão era de que Root seria um bom jogo para mesa cheia, funcionaria bem nesse contexto, mas não tão bem fora dele. Pelo alto grau de interação entre as facções, Root não é um assimétrico como Scythe ou Gaia Project. Nesses jogos, o que é diferente entre as facções é fundamentalmente um grupo de poderes distintos. Os jogadores precisam descobrir a melhor forma de combiná-los. Se você consegue um jogo altamente otimizado, a facção contra a qual você joga costuma importar pouco. Como Root bebeu na fonte dos jogos da série COIN, os quais eu conhecia e, recentemente, havia estudado e jogado bastante, eu não acreditava que funcionaria bem se uma ou mais facções não estivessem no jogo. Nesse segundo tipo de jogo, no qual enquadro Root e os COIN, a interação entre as facções é necessária para que elas mesmas funcionem. Em Cuba Libre, por exemplo, temos 4 facções: o governo cubano, o Sindicato, o Movimento 27 de Julho e o Diretório Revolucionário Estudantil. Os dois primeiros estão mais alinhados no sentido de manter o status quo, enquanto os dois últimos também se encontram alinhados para mudar a situação vigente. Para que cada uma dessas facções funcione bem, ela precisa da outra de algum jeito, pois muito de seus movimentos e decisões dependerão intrinsecamente da forma como o tabuleiro e as ações ficarão configurados a partir das ações e posicionamento de peças das demais.


    Ainda no Cuba Libre, como solução para jogos com números insuficientes de jogadores para que todas as facções fossem controladas, propõem-se que um jogador controle mais de uma facção. No jogo para 2 pessoas, por exemplo, um ficaria com o governo e o Sindicato, enquanto o outro com o Movimento 27 de Julho e com o Diretório. Mas, e se eu não quiser jogar com duas facções? Como faço? A alternativa é utilizar um dos bots incluídos no jogo. Os bots nada mais são que fluxogramas que permitem que as facções não-jogadoras exerçam suas ações conforme o estado atual do jogo e do tabuleiro a partir de uma série de perguntas e uma árvore de decisão parametrizada. Embora sua jogabilidade possa parecer um pouco hostil aos jogadores num primeiro momento, uma vez compreendido o funcionamento das facções individualmente, os bots fazem muito sentido e são razoavelmente simples de se manejar. Na medida em que essa familiaridade aumenta, o jogador pode manusear múltiplas facções e, eventualmente, jogar solo contra 3 facções automatizadas.


    Posto isso, pela leitura dos manuais, reviews, por ter assistido alguns gameplays e, posteriormente, por ter jogado, posso afirmar que Root não é um jogo multiplayer, mas, sim, um jogo multifacções. Gostaria de destacar o neologismo “multifacções”. Assim como nos COIN, Root funciona em sua plenitude quando pelo menos 3-4 facções criadas para o jogo encontram-se presentes no tabuleiro. A forma como interagirão variará conforme as combinações, cartas, configuração do tabuleiro e, mais do que tudo, decisões dos jogadores, mas o jogo depende de ter esses vários elementos na mesa.


    Minha primeira experiência jogando Root não foi diferente do que eu havia lido. O jogo era impressionante: a combinação ideal de belíssimos componentes e jogabilidade com complexidade e simplicidade na medida. Por acaso venci a primeira partida com a Aliança da Floresta, mas depois do jogo fiquei vários dias pensando no que poderia ter feito diferente, de que forma poderia ter chegado ao resultado final por outros caminhos. Pensava ainda em como explorar as demais facções com as quais eu não havia jogado. Queria testar os Marqueses, as Rapinas, o Malandro. Isso porque jogamos sem as cartas de dominação, que dão uma outra dinâmica ao jogo. Isso porque nem havia experimentado o material da expansão também, as outras facções e, sobretudo, o Marquês Mecânico.


    Por que o destaque ao Marquês Mecânico?


    Por uma razão muito simples: eu gosto de jogos que tenham a possibilidade de serem jogados solo. Acho jogos de tabuleiro, no geral, um investimento financeiro razoável para só poder jogar de vez em quando. Se o jogo não tem um bom modo solo, eu prefiro passar, porque minhas oportunidades de ter parceiro ou mesa cheia são escassas. Dada essa premissa, eu decidi que Root não era um bom candidato a fazer parte da minha coleção. Os reviews do Marquês Mecânico, os gameplays e, mais do que isso, o caráter multifacção de Root, como expliquei acima, me desanimavam. Não dava para ter só uma facção automatizada. Eu queria jogar Root, mas não tinha muito jeito. 


    Mas eu não desisti e, felizmente, um iluminado usuário do BGG, de nome Benjamin, iniciou um projeto colaborativo entitulado Better Bot Project, que visava melhorar o Marquês Mecânico e criar bots para todas as facções de Root. Comecei a olhar os bots enquanto ainda eram uma idéia bem preliminar, mas foram evoluindo, sendo aperfeiçoados e, por fim, com o lançamento do Kickstarter da segunda expansão do jogo, acabaram sendo incorporados como add-ons ao jogo pela própria Leder Games.


    Nisso minha cabeça estava a mil. Vi alguns gameplays e pude perceber que os bots eram simples de se manusear e replicavam bem a experiência que eu havia tido com o jogo multiplayer. Era o que faltava para mim e, mesmo ainda com alguma dúvida, puxei o gatilho e comprei o jogo e a expansão Ribeirinhos. Antes de ele, eu já havia entrado no BGG e imprimido todo o material necessário para jogar o jogo sozinho. Depois de uns poucos dias o jogo chegou na minha casa e foi logo para a mesa.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e9261_7rzm5y.jpg

    Setup inicial da minha primeira partida de Root contra os bots dos Marqueses e Rapinas.



    Eu joguei uma primeira partida como Aliança da Floresta, uma facção que eu já conhecia, contra Marqueses e Rapinas, ambos automatizados. Tomei uma lavada homérica, mas depois fui ver que joguei algumas regras dos bots erradas. Joguei de novo, perdi. E de novo, perdi. E de novo, perdi. Porém, a cada partida eu aprendia melhor o jeito de manusear os bots e posso afirmar categoricamente que o jogo funciona bem com eles.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c1e2f_7rzm5y.jpg

    Resultado final da primeira partida. Sim, eu sou o verdinho ali na rabeira na trilha de pontos.



    Os bots do Better Bot Project são excelentes e tornam Root um jogo melhor do que ele já é. Eles funcionam de forma simples. De modo geral, no turno de uma facção automatizada, o jogador saca uma carta que servirá como order card para aquele bot naquele turno. Ele realizará ações numa sequência disponível nos playerboards dos bots e selecionará os espaços conforme o naipe da order card sacada naquele turno. Esta seleção de espaços e as decisões são parametrizadas evitar para que os jogadores as tomem, mas ao mesmo tempo são fáceis e pouco trabalhosas para quem as conduz. Adicionalmente, há algumas formas de personalizar a ação dos bots através de cartas que lhes conferem traços de personalidade específicos, o que aumenta a rejogabilidade das facções automatizadas, além de diversos artifícios para ajustar a dificuldade para mais ou menos. 


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4de0a_7rzm5y.jpg

    Exemplo de um dos tabuleiros dos bots. No quadro à esquerda encontram-se a sequência das ações a serem desempenhadas pelo bot durante cada turno seu na partida.



    Os bots implementados pelo Better Bot Project trazem todos os elementos para uma boa inteligência artificial desenvolvida a posteriori de um jogo: são simples, oneram pouco o jogador que os controla, suas regras preservam as regras do jogo original e eles também mantém as características fundamentais do jogo multiplayer e da jogabilidade das facções. Ouso dizer, inclusive, que esses bots são melhores do que os desenvolvidos para os jogos da série COIN, pois, assim como o Root em si, são mais palatáveis, mais fáceis de se compreender e de se usar.


    Espero, honestamente, que a Meeple BR traga as versões finalizadas dos bots para o mercado nacional. A partir do momento em que a Leder Games decidiu incorporá-los ao jogo, aumentou demais a minha esperança de que eles sejam melhor desenvolvidos, testados e balanceados. Acho, inclusive, que os bots trazem possibilidades muito concretas para Root tornar-se um jogo com múltiplos modos de jogo: competitivo, cooperativo e solo.


    Para finalizar, segue abaixo o link do Dropbox contendo os arquivos da última versão dos bots do jogo, que foram disponibilizados pelo próprio criador no BGG. Tudo que você precisa para ter uma boa experiência solo ou cooperativa nesse novo universo fantástico está contido nesses poucos megabytes.


    DROPBOX


    E tem Cthulhu no Root também! Prestem seus louvores ao deus Root!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0795f_7rzm5y.jpg





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    Comentários:

  • educez
    1129 mensagens MD
    avatar
    educez23/07/19 08:20
    educez » 23/07/19 08:20

    Bacana, também torço para a Meeple BR trazer...

    2
  • SepeTiaraju
    551 mensagens MD
    avatar
    SepeTiaraju23/07/19 11:40
    SepeTiaraju » 23/07/19 11:40

    Estou esperando o reprint nacional com todas a novidades apresentadas no Kickstarter da expansão Underworld.

    1
  • rodrigopr
    32 mensagens MD
    avatar
    rodrigopr23/07/19 12:41
    rodrigopr » 23/07/19 12:41

    Ótimo texto! Mais um na torcida pra chegar no Brasil.

    Eu joguei algumas partidas com a versao web desses bots (https://boardgamegeek.com/thread/2215645/web-based-better-bot-project) e curti bastante, mas não tem todos os bots ainda.
    Estou pensando em imprimir os demais, vc usou folha A4 msm?

    1
  • Rafa Skywalker
    296 mensagens MD
    avatar
    Rafa Skywalker23/07/19 12:47
    Rafa Skywalker » 23/07/19 12:47

    Precisa da expansão pra jogar com esse bot ou rola no jogo base? 

    1
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga23/07/19 16:52
    Guilherme.felga » 23/07/19 16:52

    rodrigopr::Ótimo texto! Mais um na torcida pra chegar no Brasil.

    Eu joguei algumas partidas com a versao web desses bots (https://boardgamegeek.com/thread/2215645/web-based-better-bot-project) e curti bastante, mas não tem todos os bots ainda.
    Estou pensando em imprimir os demais, vc usou folha A4 msm?


    Obrigado pela leitura! Não sabia dessa versão digital.

    Eu imprimi em casa mesmo, com sulfite na minha modesta Epson. Não foi nenhum trabalho especial, mas pretendo em breve mandar imprimir uma cópia numa gráfica rápida. Sempre sugiro couchê 300 g/m2 e impressão a laser, mas tem gente que acha que as cartas ficam grossas demais. Daí fica a preferência de cada um para elas, mas os experts sugerem gramaturas entre 180 e 240 para isso.

    Só um detalhe: quando mandar imprimir, mande no tamanho real, só escolher essa opção na caixa de configuração de impressão. Assim fica no tamanho certo para as peças e tokens. Não fiz isso, descobri depois. Até por isso quero imprimir uma cópia mais bem feita.

    1
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga23/07/19 16:55
    Guilherme.felga » 23/07/19 16:55

    Rafa Skywalker::Precisa da expansão pra jogar com esse bot ou rola no jogo base? 


    Oi, Rafa!

    Os arquivos são para todas as facções já disponíveis, mas você pode jogar só com os da caixa base. Eu mesmo só imprimi esses até pegar o jeito dos bots.

    Eu tinha muita dúvida se o Root iria funcionar tão bem quanto funcionou, por isso deixei a expansão lacrada até segunda ordem. Acabei comprando ela porque fiquei com medo de não achar depois.

    1
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga23/07/19 17:10
    Guilherme.felga » 23/07/19 17:10

    educez::Bacana, também torço para a Meeple BR trazer...


    Oremos ao deus Root!

    0
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga23/07/19 17:11
    Guilherme.felga » 23/07/19 17:11

    SepeTiaraju::Estou esperando o reprint nacional com todas a novidades apresentadas no Kickstarter da expansão Underworld.


    Oremos ao deus Root!

    0
  • K4BaL
    25 mensagens MD
    avatar
    K4BaL23/07/19 18:43
    K4BaL » 23/07/19 18:43

    Seu post era tudo que eu queria ler. Postei esses dias perguntando se alguem havia testado

    Obrigado cara! :D

    Estou tão empolgado que estou procurando uma gráfica pra imprimir todo o material kkkk

    Eu li que a versão do kickstarter do Underworld ja saiu com o addon do BetterBOT, porém provavelmente foi uma versão anterior, visto que hoje ja está na versão 5 no BGG

    1
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