Cidades Submersas é um jogasso ridiculamente irritante mas por isso é ÓTIMO!!!
Obs: Como a maioria conhece Terraforming Mars e menos Underwater Cities me foquei em underwater, recomendo algum pré conhecimento de terraforming mars antes de ler este artigo.
Nota: "AP" é uma sigla que significa que o jogador travou em sua jogada e precisa de mais tempo para pensar nela.
Nota 2: Muito orgulho por ser o primeiro a comentar o jogo por aqui rsrs (já fizeram gameplay, unboxing... mas não vi ninguém comentando 8DDDD)
Então, o que dizer sobre esse jogo? Apesar de estar escrevendo é difícil explicar a sensação que tive ao o jogar. Foi grandioso, assim como foi difícil (apesar de ser fácil de aprender e jogar ele tem uma complexidade estratégica muito alta). É uma espécie de "alocação de ações e engine building" mas que, exatamente por ser muito difícil, vai te fazer regozijar de alegria por cada grande jogada e combo que você conseguir fazer (é como aqueles jogos de dados em que ao sair um bom número você comemora, mas aqui não tem nenhuma sorte incluída, você vai comemorar por fazer bons combos, que poderiam ser bloqueados, mas que foram suadamente conseguidos após fritar seu cérebro).
Cidades Submersas, apesar de parecer só um engine building, tem um sistema de seleção de ações em que ao ir selecionar uma ação você a bloqueia naquele turno para seu oponente e para você também (em cada turno você tem 3 seleção de ações NÃO SIMULTÂNEAS). Então, ele é um jogo EXTREMAMENTE ESTRATÉGICO por conta de, caso você deseje, você pode bloquear a melhor ação de um oponente por um turno e, com alguma sorte, fazer ele desviar seus recursos para outra ação menor e que, também, o vai atrasar na sua estratégia principal. Isso é muito irritante... mas é isso que deixa o jogo EXTREMAMENTE ESTRATÉGICO e, assim, o deixa genial e um bom jogo.
Você que já jogou deve estar pensando... "mas sempre há uma ação parecida para ser feita, como isso pode ser um jogo de bloqueio?". Calma sujeito, é só pensar o seguinte... uma coisa é você construir uma cidade, outra é você construir uma cidade e a produção de recurso ao mesmo tempo... Entendeu a diferença?
Ele foi vendido como "um terraforming mars em que você não leva meteoro de pegasus", ou seja, mais "friendly" (amigável), grande engano. Isso porque além da possibilidade de bloqueio em ação o jogo também conta com o sistema de "corrida para ser o primeiro jogador". Por conta disso, você (caso tenha sucesso em ser o primeiro jogador sucessivamente) poderia jogar seu jogo inteiro na intenção de fazer boas jogadas enquanto bloqueia seu adversário (pelo menos parcialmente)... certo? Bem, nem tanto.
Isso é mitigado por conta de que ao mesmo tempo em que você faz sua ação escolhida no tabuleiro você TAMBÉM PRECISA FAZER A AÇÃO DE SUA CARTA (que somente é ativada caso a cor de sua carta seja da mesma cor do espaço de ação do tabuleiro). Ou seja, você não conseguiria jogar o jogo inteiro pensando em evoluir seu jogo e bloquear oponente porque, muitas vezes, para bloquear você não poderia ativar a ação de sua carta (por que a cor não bateria em algumas ocasiões com a cor do local de ação do tabuleiro).
Em outras palavras, o sistema de cor das cartas, que tem a função de te dar a segunda ação no tabuleiro, e CASO NÃO SEJA BEM EXPLORADO PODE E VAI TE CUSTAR A PARTIDA (afinal, duas ações quase sempre vão ser mais fortes do que uma). Então, o que ocorre é que apesar de haver uma espécie de "alocação de trabalhador para sua ação", o bloqueio só poderá ocorrer em alguns momentos mas se tornarão algumas das jogadas mais importantes para você fazer na partida (principalmente se junto aquela for uma forte jogada para você).
É IMPORTANTE DESTACAR QUE O AUTOR AO DIMINUIR A POSSIBILIDADE DE BLOQUEIO AJUDOU A DIMINUIR A "AP" DO JOGO (afinal muitos bloqueios gerariam muitos APs seguidos). Além disso, o cobertor extremamente curto de cartas na mão (no final do turno você só pode ter 3 cartas na mão) e a limitação das ações disponíveis no tabuleiro (que vão sendo diminuídas conforme são bloqueadas), ajuda a diminuir enormemente qualquer AP. O próprio jogo conta com um sistema de rodadas que vai diminuindo (ajudando a acelerar o fim da partida). Basicamente foi assim que o autor conseguiu a marca de "40 minutos por jogador", um tempo muito bom para um engine building (os mais antigos no hobbye entenderão a referência xDDD).
Vão haver vezes que você vai ser o AP da mesa só porque já escolheram o local de ação com a cor que você desejava. Mas, ressaltando o que já foi dito, esse AP é mitigado por a maioria dos espaços de ações serem de pelo menos dois bem parecidos (com uma outra escolha obvia, mas mais fraca, para se fazer e continuar sua estrategia) e também é mitigado por você ter o limite de 3 cartas na mão até o final do turno (ou seja um cobertor curto de ações para te fazer pensar mais rápido). Ponto para o autor.
Ele é um jogo pesado para se aprender as regras? Não, mas ele é bem difícil para você aprender a jogar bem , até mesmo pela grande variedade de estratégias que você pode seguir. Até Vital Lacerda tem dificuldade em fazer uma boa pontuação e, Cidades Submersas (segundo sua entrevista ao BGGII no mês 7/2019).
Ele é um jogo para qualquer jogador? Não. apesar de não ser lá tão difícil de se aprender como o jogar é um jogo de "cobertor curto" em todos os sentidos. É um cobertor curto para ativar ações (já que elas muitas vezes tem custos ou podem já ter sido escolhidas), para gerir seus recursos (apenas no começo e depende também se você vai gerar ou não recursos) e até na disputa do primeiro jogador... Ou seja, por ser um cobertor tão curto em tudo você tem de ser um jogador que "aguenta jogar o jogo". Muitos jogadores não gostam de restrições em suas ações, mesmo parciais, e preferem liberdade para jogar como preferirem (como ocorre em Terraforming Mars). Ou seja, a preferência do perfil do jogador vai contar na hora da escolha dos dois. Um jogador novo no hobbye teria muito mais facilidade em Terraforming Mars (em que você pode segurar as cartas na mão) do que em Cidades Submersas (onde no final do turno você só pode ter 3 cartas na mão). Como há muito mais coisas para se preocupar, cidades submersas pode até ser a porta de entrada para alguém no hobbye, mas não é o mais indicado em um primeiro momento. Entretanto, na questão jogabilidade, cidades submersas tem uma mecânica melhor elaborada do que Terraforming Mars (aguentem, não me xinguem de primeira, pelo menos leiam minha defesa abaixo xDDD)
Entretanto, é difícil dizer qual jogo é melhor. Cada um te proporciona uma experiência "engine building" parecida, mas a jogabilidade é bem diferente (como o sistema sorte de comprar cartas em terraforming mars que é mitigado em Cidades Submersas por conta das cartas mais importantes já estarem disponíveis no tabuleiro para você comprar ou as conquistar como prêmios).
Terraforming Mars tem um sistema de mitigação de sorte que é o drafting de cartas. Entretanto, muitos jogadores não o usam por conta de ele aumentar o tempo de um jogo que já é demorado. Sendo assim, é inquestionável que cidades submersas se não foi melhor planejado é pelo menos mais funcional para que quem melhor jogar vença (visto que as melhores cartas não são encontradas e sim já estão disponíveis para compra, ações podem ser bloqueadas, há a corrida para ser o primeiro jogador e a gestão de mão é insanamente difícil).
Obs1: Acho que esse é o jogo com gestão de mão que mais gosto.
Ou seja, se você ganhou em Cidades Submersas meus parabéns, porque é um jogo difícil em estratégia (não em aprender) e você tem de jogar muito bem para conseguir vencer nesse jogo (que tem o fator sorte bem mitigado e controlado, com até as "eras" sendo divididas em três e com um baralho específico para cada para facilitar sua engine building).
Jogasso, preciso dele em minha coleção não para ontem, mas para o ano retrasado!!!
Cabe Terraforming Mars e cidades submersas na mesma coleção? Minha resposta é sim (até porque cidades submersas não é o engine building mais demorado com o tempo de 40 minutos a 1 hora por jogador). Suas mecânicas são bem diferentes. Você conseguiria atender o público mais hardcore com Cidades Submersas e o grupo mais casual com Terraforming Mars.
Mas afinal, qual jogo é melhor? Eu prefiro Terraforming Mars (por causa da liberdade)... Mas se você me perguntasse qual dos dois eu gostaria de jogar ficaria com muita duvida. Então prefiro dizer que o melhor jogo depende do gosto de cada pessoa. Mas, neste momento, mostro rodo meu respeito a Cidades Submersas, que, mesmo com as coorporações de Terraforming Mars que dão bastante variabilidade, rejogabilidade e etc... as possibilidades de bloqueio de ações, gestão de mão e cobertor muito curto em tudo em Cidades Submersas acabaram por me conquistar (também há formas de pontuar e recompensas diferentes nos tabuleiros de cidades submersas, isso nas metrópoles). Apesar de saber que conseguirei jogar muito mais Terraforming Mars (já que ele serve melhor ao público casual) não nego que quero muito ver a evolução desses grupos para então jogar Cidades Submersas. Então, reformulando minha resposta... prefiro terraforming mars para compra, utilidade e diversão em jogo. Mas gosto mais de jogar Underwater Cities por ter mais desafio e por ter o fator sorte muito mais mitigado. Provavelmente vou perder muito mais em Underwater Cities, vou ter de fazer muitos desvios em meus planos por ter ações bloqueadas ou por causa da carta que tenho ser de uma cor diferente, meu cérebro vai fritar pensando como raios posso dar o milagre de uma volta no marcador de pontos e no final vou perder (não me considero tão bom estrategista assim), mas, não importa, porque sei que vou ficar muito feliz sempre quando minha máquina de pontos explodir novamente!
Fim
Obs1: considero a interação desse jogo mais agressiva que a de Terraforming Mars (pelas possibilidades de bloquear ação, bloquear na escolha das melhores cartas e etc). Entretanto, você não vai irritar os outros tanto, como no "take that" de um meteoro de pegasus" de terraforming mars" por conta de você nem ao menos saber se o bloqueio foi intencional (fato que na maioria das vezes não vai ser).
Obs 2: prefiro terraforming mars, mas quando eu quiser um "DESAFIO", confesso que escolheria cidades submersas.
Obs3: Vale ressaltar que para se jogar com pessoas não tão boas em estratégia terraforming mars é melhor. Já que a vinda de boas cartas ou cartas nem tão boas é aleatória (dando mais chance aos novatos) e você não precisa as descartar (dando chance a quem não consegue fazer um bom gerenciamento de mão, que é obrigatório em Cidades Submersas).
IMPORTANTE! Por haver bloqueio de ações em Cidades Submersas não apresse o outro jogar, afinal, muitas vezes a culpa de seu leve e rápido AP foi sua (por escolher a ação dele). A primeira vez que joguei quase o jogo inteiro meu oponente falava, "e então...", a diversão foi embora nessa hora de tanta cobrança (e olha que nem demorava pensando).
nota: Vital Lacerda é um renomado autor de jogos e que é conhecido por fazer e gostar de jogar jogos pesados (que são frita cérebro mas te deixam feliz por ter jogado).