O Eldritch é meu jogo preferido (apesar de jogar menos do q gostaria), e rola bem de jogar solo. Recomendo muito. Tenho q tentar jogar ele mais com dois investigadores tb, pois geralmente pego 4, mas aí fica muito longo.
Sobre o XCom, é o seguinte, rola de jogar solo, já joguei e curti, mas:
- vc tem q olhar as cartas de ciência antes do turno começar
- vc precisa pausar o app na hora de fazer ação do capitão
Alocar caças, escolher crises, a maior parte das coisas vc faz em segundos mesmo, mas escolher as techs e alocar soldados (q precisam combinar com os símbolos dos inimigos e missões) exige um tempinho maior. Normalmente, no jogo com mais gente, vc pensa enqto os outros fazem as ações deles, mas aqui, não tem como vc decidir os soldados em segundos, qdo vc não teve tempo nenhum pra pensar, pois estava fazendo as atividades dos outros oficiais. Como consequência, vc sempre vai jogar no modo fácil q tem pausa liberada. É um porém.
Jogos cooperativos em geral são bons de se jogar solo. Pandemic, Zombicide, q vc já tem... imagino que o Robinson Crusoé tb, apesar de q nunca joguei solo, embora tenha o jogo. Um q virou minha nova paixão solo, e acha bem barato, é o Say Bye to the Villains, faço lutas aí de 5 contra 5, 7 contra 7, etc, é desafiador e rápido, coisa de meia hora. Tá certo q, de acordo com a regra, um mocinho não poderia dar dicas exatas pros outros a respeito do bandido, e comigo controlando todos, eles possuem telepatia, rs. Mas tento minimizar isso fazendo o seguinte: cada herói já vai direcionado a investigar o bandido q pretende enfrentar, só mudando em caso de não ter chance de vitória.
Já q estamos falando de modo solo, alguém já jogou o do Space Cantina? Tem um ano q postei impressões sobre como o modo solo é sem noção de quebrado, e até agora nenhuma viva alma falou nada, nem concordando, nem discordando. Segue o link:
https://www.ludopedia.com.br/topico/25092/duvidas-e-estrategias-do-modo-solo