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  3. Zombicide: Friends and Foes
  4. Overview da expansão Zombicide Friends and Foles

Overview da expansão Zombicide Friends and Foles

Zombicide: Friends and Foes
  • avatar
    MISTER_EMERSON18/07/19 12:19
    avatar
    MISTER_EMERSON
    18/07/19 12:19
    771 mensagens MD


    Já está em pré-venda esta excelente expansão para o Jogo base Zombicide Green Horde, que vai alterar bastante a jogabilidade e trazer maiores desafios para os sobreviventes.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/41689_3x5f81.jpg


    Eu já dei uma boa olhada nas regras e nos novos componentes que fazem parte desta expansão e achei muito interessante. Lembrando que precisa ter o jogo base para poder aplicar a expansão.

    Eu sou fã número 1 deste jogo e posso dizer que em muitas missões que vieram no jogo base, os sobreviventes passavam por muitos maus bocados. Explico: "A horda" que foi um conceito introduzido nesta versão Green Horde é por vezes uma apelação sem precedentes. Para quem já jogou uma partida completa sabe muito bem do que estou falando. "A horda" basicamente é composta por zumbis que vão se acumulando fora do tabuleiro à medida que novos spawns são feitos. Chega um determinado momento que a malfadada carta "Que entre a Horda!" é comprada e aí por vezes nem espaço suficiente tem no tabuleiro para acomodar tanto zumbi. Nem mesmo o trabuco consegue eliminar todos eles, já que a ele também se aplica a ordem de prioridade no momento do tiro e acerto.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d8442_3x5f81.jpg

    Esta nova expansão, traz novos pesonagens e habilidades interessantes, principalmente aos chamados familiares (companheiros), que são pets (ou animais feiosos) que ajudam os sobreviventes a conseguir seus objetivos. Sem contar que também conta com 10 novas missões para incrementar um pouco a aventura - acho que a galera já estava meio cansada de jogar as 10 que vêm no jogo base né?

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/7fb27_3x5f81.jpg

    Vamos dar uma olhada rápida nos detalhes desta nova expansão? Vamos lá:

    Componentes do jogo:
    4 miniaturas de sobreviventes e cartões de identificação
    6 figuras familiares (dois cães, dois lobos e dois felinos voadores)
    18 figuras de Lerdos contaminados
    1 figura de abominação contaminada
    5 tiles de mapa dupla face
    17 cartas de equipamentos
    14 cartas de zumbis
    1 Livro de Regras com 10 novas Missões

    Lerdos contaminados
    Existem cartas específicas para estes novos lerdos que vem junto com a expansão para compor este deck. Portanto, as cartas normais do jogo base não afetam e não ativam estes novos zumbis. Apenas a regra da horda permanece a mesma, pois a cada carta de spawn nova para este zumbi, um outro zumbi tem que sempre ser adicionado a horda.
    Por eles serem contaminados, assim que forem mortos eles explodem e causam 2 de dano a qualquer sobrevivente que esteja na mesma zona. Então, não tente dar uma de herói e sair atacando no corpo a corpo, pois pode ser muita arriscado.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4edbd_3x5f81.jpg

    Abominação Contaminada
    Nenhuma nova regra adicional para este novo orc, a não ser a questão da explosão quando for morto que pode afetar um sobrevivente nas proximidades com 3 de dano. Todas as regras de abominação da caixa base se aplicam a este orc.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2adad_3x5f81.jpg

    Familiares
    Os novos membros das familias de sobreviventes são uma "mão na roda" como diria a minha vó. São nestes pequenos bichinhos que o jogo ganha um balanceamento interessante a meu ver, pois estes pets tem uns recursos que ajudam muito!
    Eles podem ser adquiridos como cartas de equipamentos e podem ser carregados na mochila como qualquer outro recurso. 
    Cada sobrevivente pode começar com um familiar no início da partida. Durante o curso do jogo é possível adquirir novos familiares ou ainda trocar com outros sobreviventes. Alguns objetivos podem prover familiares específicos ou ainda atrelar eles ao objetivo final do mapa em jogo. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/bc1fa_3x5f81.jpg

    Regras especiais dos familiares:

    1) É considerado um sobrevivente para fins de objetivo e qualquer menção e aplicação de regras.
    2) Ao primeiro ferimento sofrido já morre e a carta de equipamento correspondente é retirada do jogo. Devido a ligação entre o familiar e seu sobrevivente, este também sofre 1 de dano sem rolagem de armadura – portanto cuide bem do seu bichinho!
    3) Cada familiar possui uma ou mais habilidades que só podem ser utilizadas se estiver na mesma zona que o seu sobrevivente dono. Estas habilidades são cumulativas se o dono tiver mais de um familiar.
    4) Pode se mover junto com seu dono desde que estejam na mesma zona. Algumas habilidades aplicadas ao sobrevivente também afetam o familiar (como a habilidade pulo por exemplo).
    5) Não possui um inventário próprio.

    Os familiares não podem realizar ações sozinhos e sempre tem que ser controlados por seus donos. Ao custo de uma ação, o sobrevivente pode controlar seu familiar para:

    1) Mover (até 3 zonas);
    2) Atacar (Veja a carta de cada familiar para maiores detalhes);
    3) Fazer barulho;
    4) Procurar (somente se o familiar tiver esta habilidade). A busca por equipamentos pode ser feita pelo familiar mesmo que o sobrevivente já tenha feito uma busca em seu turno. O Familiar pode carregar uma carta de equipamento com ele (não pode usá-la) e entregá-la para seu sobrevivente desde que ambos estejam na mesma zona. A carta também pode ser descartada caso não interesse para o seu arsenal. O familiar também não pode trocar a carta com outro familiar ou sobrevivente.

    Habilidades adicionais:

    1) Mover 2 zonas ao invés de 3;
    2) +2 dados de ataque: existe também a habilidade de +1 dado. Adiciona dados adicionais de ataque;
    3) Bird’s eye view (visão de pássaro): pode traçar visão panorâmica por cima de edifícios, arbustos e bloqueios. Não pode ser usado para enxergar por cima de muros ou portas fechadas. O sobrevivente pode usar esta habilidade para atacar com armas de longa distância.

    Novas missões e mapas
    Esta nova expansão trouxe 10 novas missões bem interessantes para dar um novo gás no jogo. Entretanto, é preciso ter duas caixas-base de Zombicide para poder aproveitar todas elas, a saber: Green Horde e Black Plague. 
    Explico: as primeiras 5 missões requerem peças de mapas que somente o Black Plague tem e as últimas 5 utilizam peças da caixa Green Horde.
    Por isto, se você tem somente uma das duas caixas (que é o meu caso), se prepare para acrescentar somente 5 missões a mais com esta expansão.
    Porém, eu não testei se é possível substituir uma tile desta que pertence a outra caixa-base com uma da sua caixa-base por exemplo. Será que daria? Pelo que pude ver, os mapas novos utilizam apenas 1 peça das caixas-base, então acho que dá para adaptar sim.

    As missões introduzem novos conceitos, como por exemplo considerar as tiles azul e verde como sendo pessoas a resgatar, ou até mesmo usar as tiles de cerca como pontes de conexão entre uma zona inacessível.
    Muito interessante.

    Conclusão
    Sou fã de carteirinha deste jogo, então não penso duas vezes em recomendar a compra. Vai na fé!!
    O preço da pré-venda esta girando em torno de 300 reais.

    Abraços.


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    Comentários:

  • Rimor
    1181 mensagens MD
    avatar
    Rimor19/07/19 07:28
    Rimor » 19/07/19 07:28

    Esse tá com custo beneficio! O Zombicide: No Rest for the Wicked deixamos passar pq nem sobreviventes novos vêm, fora subir disparado a dificuldade. Quem sabe depois do friend or foe eu pense em pegar o no rest pra fechar. 

    1
  • storum
    1099 mensagens MD
    avatar
    storum19/07/19 08:07
    storum » 19/07/19 08:07

    Vou pegar com certeza. Vlws

    1
  • Leinad
    187 mensagens MD
    avatar
    Leinad19/07/19 08:07
    Leinad » 19/07/19 08:07

    Rimor::Esse tá com custo beneficio! O Zombicide: No Rest for the Wicked deixamos passar pq nem sobreviventes novos vêm, fora subir disparado a dificuldade. Quem sabe depois do friend or foe eu pense em pegar o no rest pra fechar. 

    O mais chato do No Rest for the Wicked é não vir missões que aproveitem o Dragão Necormântico... Apesar da CMON me confirmar no Facebook que está trabalhando em missões exclusivas para esta expansão, vamos ver...
    E posso lhe dizer que "subir disparado a dificuldade" é bem relativo, pois a inserção da Balista torna a vida dos Sobreviventes muito (mas muito) mais fácil. 
    Se vc quer "um passeio no parque" é só começar com a Balista e dificilmente o grupo será atacado pelo Dragão ou mesmo perderá a missão. 
    Mas se quiser um jogo mais difícil, basta remover a Balista. Vai por mim, toda missão vira um desafio.
    Enfim, realmente a melhor ordem para adquirir essas expansões é como vc diz... Primeiro Friends and Foes e depois No Rest for the Wicked.
    Flw.

    2
  • Zimu
    33 mensagens MD
    avatar
    Zimu19/07/19 09:26
    Zimu » 19/07/19 09:26

    Leinad::
    Rimor::Esse tá com custo beneficio! O Zombicide: No Rest for the Wicked deixamos passar pq nem sobreviventes novos vêm, fora subir disparado a dificuldade. Quem sabe depois do friend or foe eu pense em pegar o no rest pra fechar. 

    O mais chato do No Rest for the Wicked é não vir missões que aproveitem o Dragão Necormântico... Apesar da CMON me confirmar no Facebook que está trabalhando em missões exclusivas para esta expansão, vamos ver...
    E posso lhe dizer que "subir disparado a dificuldade" é bem relativo, pois a inserção da Balista torna a vida dos Sobreviventes muito (mas muito) mais fácil. 
    Se vc quer "um passeio no parque" é só começar com a Balista e dificilmente o grupo será atacado pelo Dragão ou mesmo perderá a missão. 
    Mas se quiser um jogo mais difícil, basta remover a Balista. Vai por mim, toda missão vira um desafio.
    Enfim, realmente a melhor ordem para adquirir essas expansões é como vc diz... Primeiro Friends and Foes e depois No Rest for the Wicked.
    Flw.

    Cara tem uma missão,se não me engano a 6 ,que a balista fica presa em um unico espaço,pois a sua frente tem água,se ela entrar quebra,e dos lados tem paredes,ou seja ela só atira em linha reta...mas mesmo assim força um pouco a barra...rsrsrsrsrs

    2
  • Leinad
    187 mensagens MD
    avatar
    Leinad19/07/19 10:35
    Leinad » 19/07/19 10:35

    Zimu::
    Cara tem uma missão,se não me engano a 6 ,que a balista fica presa em um unico espaço,pois a sua frente tem água,se ela entrar quebra,e dos lados tem paredes,ou seja ela só atira em linha reta...mas mesmo assim força um pouco a barra...rsrsrsrsrs

    Saudações @Zimu, acho que você se refere à missão 09 da caixa básica do Green Horde - Fortaleza em Ruínas (não encontrei outra com características parecidas).
    Mas essa missão, e todas do manual, tratam do "Trabuco" (nome horroroso) e não da "Balista" (que vem no No Rest for the Wicked). 
    A adição de qualquer Dragão em uma Missão permite os Sobreviventes começar com uma Balista em sua zona inicial (que torna a partida extremamente fácil em minha opinião). 
    O que propus foi o aumento ou diminuição da dificuldade de uma partida com essa expansão removendo ou adicionando essa Arma de Cerco.
    Vlw.

    1
  • Zimu
    33 mensagens MD
    avatar
    Zimu19/07/19 11:29
    Zimu » 19/07/19 11:29

    Leinad::
    Zimu::
    Cara tem uma missão,se não me engano a 6 ,que a balista fica presa em um unico espaço,pois a sua frente tem água,se ela entrar quebra,e dos lados tem paredes,ou seja ela só atira em linha reta...mas mesmo assim força um pouco a barra...rsrsrsrsrs

    Saudações @Zimu, acho que você se refere à missão 09 da caixa básica do Green Horde - Fortaleza em Ruínas (não encontrei outra com características parecidas).
    Mas essa missão, e todas do manual, tratam do "Trabuco" (nome horroroso) e não da "Balista" (que vem no No Rest for the Wicked). 
    A adição de qualquer Dragão em uma Missão permite os Sobreviventes começar com uma Balista em sua zona inicial (que torna a partida extremamente fácil em minha opinião). 
    O que propus foi o aumento ou diminuição da dificuldade de uma partida com essa expansão removendo ou adicionando essa Arma de Cerco.
    Vlw.

    Opa é essa mesmo,só que a zona inicial fica ,como eu disse acima,limitada a um único espaço e direção,pq não tem como move-la por causa da água. Assim a balista fica ¨atirando apenas em uma direção...

    1
  • Leinad
    187 mensagens MD
    avatar
    Leinad19/07/19 11:44
    Leinad » 19/07/19 11:44


    Tem razão, o máximo que dá é movê-la para dentro das salas da construção à esquerda (que tb poderia ser destruída pelo Dragão).
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/07c93_mn51vk.jpg
    Mas, como dizem... "Toda regra tem exceção" ^^!

    0
  • MISTER_EMERSON
    771 mensagens MD
    avatar
    MISTER_EMERSON19/07/19 13:03
    MISTER_EMERSON » 19/07/19 13:03

    Leinad::
    Tem razão, o máximo que dá é movê-la para dentro das salas da construção à esquerda (que tb poderia ser destruída pelo Dragão).
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/07c93_mn51vk.jpg
    Mas, como dizem... "Toda regra tem exceção" ^^!

    Veja que no caso de utilizar o famoso "trabuco" na caixa base do Green Horde, ele atira com um alcance de 2 ou mais  (pode ser até uma zona de construção) e não é preciso que esteja no campo de visão. Ou seja, para o Green Horde, não faz muito sentido mover o trabuco, a não ser que seja para trazê-lo para longe das zonas de ataque para que fique dentro dos limites de 2 ou mais zonas para atirar. 
    Como esta missão vem na caixa do Green Horde, imagino que seja projetada para ser usada com o trabuco e por isto talvez, não funcione bem quando se usa a balista - como já comentou o nosso amigo Zimu.

    0
  • Leinad
    187 mensagens MD
    avatar
    Leinad19/07/19 14:31
    Leinad » 19/07/19 14:31

    emerfob::
    Como esta missão vem na caixa do Green Horde, imagino que seja projetada para ser usada com o trabuco e por isto talvez, não funcione bem quando se usa a balista - como já comentou o nosso amigo Zimu.

    No caso o Trabuco é a contrapartida da mecânica da Horda (ao meu ver), porém ele não consegue ferir Dragões. Isso ficou a cargo das armas mágicas compatíveis com a carta de vulnerabilidade dada ao Dragão na rodada, e da Balista (que fere um Dragão não importando sua vulnerabilidade).
    Eu costumo dizer que Zombicide é um jogo modular. Então nada impede que regras da casa alterem tudo o que estamos discutindo. E isso é bom, pois a mesma missão pode ser jogada de muitas maneiras.

    Fiquei até curioso de jogar esta missão (não cheguei nela ainda...) usando tudo da No Rest for the Wicked ^^!

    1
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