Já está em pré-venda esta excelente expansão para o Jogo base Zombicide Green Horde, que vai alterar bastante a jogabilidade e trazer maiores desafios para os sobreviventes.

Eu já dei uma boa olhada nas regras e nos novos componentes que fazem parte desta expansão e achei muito interessante. Lembrando que precisa ter o jogo base para poder aplicar a expansão.
Eu sou fã número 1 deste jogo e posso dizer que em muitas missões que vieram no jogo base, os sobreviventes passavam por muitos maus bocados. Explico: "A horda" que foi um conceito introduzido nesta versão Green Horde é por vezes uma apelação sem precedentes. Para quem já jogou uma partida completa sabe muito bem do que estou falando. "A horda" basicamente é composta por zumbis que vão se acumulando fora do tabuleiro à medida que novos spawns são feitos. Chega um determinado momento que a malfadada carta "Que entre a Horda!" é comprada e aí por vezes nem espaço suficiente tem no tabuleiro para acomodar tanto zumbi. Nem mesmo o trabuco consegue eliminar todos eles, já que a ele também se aplica a ordem de prioridade no momento do tiro e acerto.

Esta nova expansão, traz novos pesonagens e habilidades interessantes, principalmente aos chamados familiares (companheiros), que são pets (ou animais feiosos) que ajudam os sobreviventes a conseguir seus objetivos. Sem contar que também conta com 10 novas missões para incrementar um pouco a aventura - acho que a galera já estava meio cansada de jogar as 10 que vêm no jogo base né?

Vamos dar uma olhada rápida nos detalhes desta nova expansão? Vamos lá:
Componentes do jogo:
4 miniaturas de sobreviventes e cartões de identificação
6 figuras familiares (dois cães, dois lobos e dois felinos voadores)
18 figuras de Lerdos contaminados
1 figura de abominação contaminada
5 tiles de mapa dupla face
17 cartas de equipamentos
14 cartas de zumbis
1 Livro de Regras com 10 novas Missões
Lerdos contaminados
Existem cartas específicas para estes novos lerdos que vem junto com a expansão para compor este deck. Portanto, as cartas normais do jogo base não afetam e não ativam estes novos zumbis. Apenas a regra da horda permanece a mesma, pois a cada carta de spawn nova para este zumbi, um outro zumbi tem que sempre ser adicionado a horda.
Por eles serem contaminados, assim que forem mortos eles explodem e causam 2 de dano a qualquer sobrevivente que esteja na mesma zona. Então, não tente dar uma de herói e sair atacando no corpo a corpo, pois pode ser muita arriscado.

Abominação Contaminada
Nenhuma nova regra adicional para este novo orc, a não ser a questão da explosão quando for morto que pode afetar um sobrevivente nas proximidades com 3 de dano. Todas as regras de abominação da caixa base se aplicam a este orc.

Familiares
Os novos membros das familias de sobreviventes são uma "mão na roda" como diria a minha vó. São nestes pequenos bichinhos que o jogo ganha um balanceamento interessante a meu ver, pois estes pets tem uns recursos que ajudam muito!
Eles podem ser adquiridos como cartas de equipamentos e podem ser carregados na mochila como qualquer outro recurso.
Cada sobrevivente pode começar com um familiar no início da partida. Durante o curso do jogo é possível adquirir novos familiares ou ainda trocar com outros sobreviventes. Alguns objetivos podem prover familiares específicos ou ainda atrelar eles ao objetivo final do mapa em jogo.

Regras especiais dos familiares:
1) É considerado um sobrevivente para fins de objetivo e qualquer menção e aplicação de regras.
2) Ao primeiro ferimento sofrido já morre e a carta de equipamento correspondente é retirada do jogo. Devido a ligação entre o familiar e seu sobrevivente, este também sofre 1 de dano sem rolagem de armadura – portanto cuide bem do seu bichinho!
3) Cada familiar possui uma ou mais habilidades que só podem ser utilizadas se estiver na mesma zona que o seu sobrevivente dono. Estas habilidades são cumulativas se o dono tiver mais de um familiar.
4) Pode se mover junto com seu dono desde que estejam na mesma zona. Algumas habilidades aplicadas ao sobrevivente também afetam o familiar (como a habilidade pulo por exemplo).
5) Não possui um inventário próprio.
Os familiares não podem realizar ações sozinhos e sempre tem que ser controlados por seus donos. Ao custo de uma ação, o sobrevivente pode controlar seu familiar para:
1) Mover (até 3 zonas);
2) Atacar (Veja a carta de cada familiar para maiores detalhes);
3) Fazer barulho;
4) Procurar (somente se o familiar tiver esta habilidade). A busca por equipamentos pode ser feita pelo familiar mesmo que o sobrevivente já tenha feito uma busca em seu turno. O Familiar pode carregar uma carta de equipamento com ele (não pode usá-la) e entregá-la para seu sobrevivente desde que ambos estejam na mesma zona. A carta também pode ser descartada caso não interesse para o seu arsenal. O familiar também não pode trocar a carta com outro familiar ou sobrevivente.
Habilidades adicionais:
1) Mover 2 zonas ao invés de 3;
2) +2 dados de ataque: existe também a habilidade de +1 dado. Adiciona dados adicionais de ataque;
3) Bird’s eye view (visão de pássaro): pode traçar visão panorâmica por cima de edifícios, arbustos e bloqueios. Não pode ser usado para enxergar por cima de muros ou portas fechadas. O sobrevivente pode usar esta habilidade para atacar com armas de longa distância.
Novas missões e mapas
Esta nova expansão trouxe 10 novas missões bem interessantes para dar um novo gás no jogo. Entretanto, é preciso ter duas caixas-base de Zombicide para poder aproveitar todas elas, a saber: Green Horde e Black Plague.
Explico: as primeiras 5 missões requerem peças de mapas que somente o Black Plague tem e as últimas 5 utilizam peças da caixa Green Horde.
Por isto, se você tem somente uma das duas caixas (que é o meu caso), se prepare para acrescentar somente 5 missões a mais com esta expansão.
Porém, eu não testei se é possível substituir uma tile desta que pertence a outra caixa-base com uma da sua caixa-base por exemplo. Será que daria? Pelo que pude ver, os mapas novos utilizam apenas 1 peça das caixas-base, então acho que dá para adaptar sim.
As missões introduzem novos conceitos, como por exemplo considerar as tiles azul e verde como sendo pessoas a resgatar, ou até mesmo usar as tiles de cerca como pontes de conexão entre uma zona inacessível.
Muito interessante.
Conclusão
Sou fã de carteirinha deste jogo, então não penso duas vezes em recomendar a compra. Vai na fé!!
O preço da pré-venda esta girando em torno de 300 reais.
Abraços.