Rapaz, concordo que Banco Imobiliário não rola mais, não. Eu não gostava muito quando era moleque, mas jogávamos por causa da interação com os amigos e porque acreditávamos no "coração dos dados"
. Jogo da Vida era beeem pior, na minha opinião.
Desses citados, acho que eu gostava apenas do Detetive. Embora precisasse muito da sorte na hora de mover entre as salas, ainda tinha um quê de dedução e dava pra blefar e fazer outros jogadores se atrasarem.
War era bonzinho, mas quando você começa a perder uma legião de exército pra um exército só do oponente, você começa a "pegar ar" com o jogo. Além disso o quesito sorte na hora de pegar os objetivos. Minha esposa ganho o jogo em três rodadas, por causa da sorte de pegar um objetivo fácil. 
Mas quanto ao banco imobiliário, acho que você só esqueceu de citar a praga das propriedades desbalanceadas. Quem conseguia construir no Morumbi e seu par dificilmente perdiam o jogo. Além daquelas propriedades de empresa de táxi, trem, etc. Dependendo do azar, o cara enchia teus bolsos sem você fazer nada.
Realmente, embora eu guarde algumas boas lembranças, não tenho mais vontade nenhuma de jogar esses boards.