As pessoas se perguntam por que não gosto de banco imobiliário. Pessoas dizem que o jogo é líder por décadas e é altamente popular, sabe quem foi líder por anos e altamente popular? Hitler. Se você apoia esse jogo você apoia Hitler! Brincadeira, vou falar os pontos que me desagradam com lógica de agora em diante.
Já avisando que para crianças, jogos de sorte não se constituem em problema algum, mas adultos com foco em jogarem com base em decisões já enxergam de outra maneira, como é meu caso.
1 - Roteirizado
Caso pesquisem direitinho, há um roteiro muito certo de jogar otimizado, seguir este roteiro, com minúsculas variações, engessa o comportamento para uma tediosa rotina. Além de seguir o roteiro você fica torcendo para os dados deixarem você fazer o que planeja, o que leva ao segundo ponto.
2 - Sorte
Geralmente jogos onde você precisa se mover um número fixo sorteado pelos dados são bem precários para adultos, o jogo na verdade joga você (sim, Talisman, também não gosto de você). Sem escolher o movimento, as decisões que sobram para o jogador, após seguir o script, são mínimas ou ausentes. Este ponto pode ter divergência pois há pessoas que possuem crença em um poder mágico de transferir sua "energia" (que me desculpem os físicos) para os dados, então não é consenso. Quem não pensa por essa linha mais supersticiosa, evite.
3 - Trocas sem sentido
Se você tem vantagem, não trocará com ninguém. Se dois jogadores fizerem uma troca boa, podem assassinar os jogadores não envolvidos em apenas um simples movimento. Depois a sorte decide qual dos dois ganhará. É simplesmente um sistema de trocas que não conserta os problemas do jogo, só cria uma bagunça.
4 - Anticlímax
O jogo não tem nenhuma forma de encerrar quando a diversão acabou. Você já está condenado a falir e continua jogando arrastado apenas sofrendo sem diversão ou prazer algum. Pode acontecer de seu destino ser selado nas 3 primeiras voltas do jogo, e você será apenas uma vítima ambulante sofrendo até falir. Muito tempo de punição para um jogo de muita sorte.
5 - Eliminação de jogadores
Falir e ser eliminado, para apenas assistir mais de uma hora de jogo é de matar o cidadão. Nem sei se é pior ficar e se arrastar por um jogo sem esperança, ou isso.
Menção (des)honrosa:
Cartas com quinas retas de 90º, a maneira mais fácil de ter cartas todas amassadas nos cantos. Nojo. Custava arredondar esses cantos?
Concluindo, não é um ódio irracional ou aos clássicos, o jogo serviu de inspiração, mas não envelheceu bem. Foram os problemas dele e de outros clássicos que serviram de parâmetro para os novos jogos não caírem na armadilha.