djvmgv::fabiocardo::diogonlsn::aproveitando o tópico sobre dano, peço a ajuda de vcs p dizer se agi certo ou não:
num turno, movi, combati e , no combate, sofri 2 cartas de dano na mão , depois matei o inimigo e fim do combate.
na minha mão ainda tinha uma carta de cura, então joguei com mana e curei os 2 danos que tinha acabado de sofrer.
amigo meu achou que não podia fazer isso, que teria que me curar somente no outro turno. e aí, o q me dizem?
isso faz diferença na quantidade de cartas que compraria p o próximo turno, visto que me livrando dos danos logo após o combate já ia ficar com a mão livre p comprar mais cartas.
A pergunta é, onde seu amigo viu na regra que não poderia usar uma carta de cura após o combate? Pelo que sei (posso está errado e alguém diga ai) as restrições são: movimentação: vc pode mover, combater e NÃO se mover novamente e NÃO pode usar cura DURANTE o combate. Se sobrou carta de cura, tem mana disponível e o combate acabou,vc fez o certo.
Mas segundo as regras ao final de uma interação, e combates são interações, o seu turno acaba e passa a vez para o próximo jogador. Sendo assim jogar a carta de cura com ou sem mana após o combate estaria proibido porque vc não estaria mais no seu turno.... e ainda segundo as regras a única coisa que vc pode e deve fazer fora de seu turno é saquear um vilarejo.
segundo as regras na página 7:
".. Durante qualquer fase, você pode jogar cartas Especiais , elas geralmente auxiliam outras ações, ou possuem seus próprios efeitos. Além disso, cartas de Cura podem ser jogadas a qualquer momento, exceto durante um combate..."
Segundo as regras página 12:
"Você pode jogar estes efeitos a qualquer momento durante seu turno, exceto durante um combate (não é possível curar uma Unidade ferida na fase de Atribuição de Dano para poder usá-la durante a fase de Ataque do mesmo combate)."
Sempre jogo com essas regras em mente, DURANTE O COMBATE não pode, após sim. Mas ai cabe a cada um interpretações variadas.