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  2. Oficina de Jogos
  3. Montando seu protótipo [Parte 2]

Montando seu protótipo [Parte 2]

  • avatar
    robertotostes08/07/19 01:00
    avatar
    robertotostes
    08/07/19 01:00
    40 mensagens MD

    Se você chegou a este texto (continuação da parte 1 -  Dicas Básicas para desenvolver BoardGames )—  é porque está realmente interessado em seguir adiante com sua ideia de boardgame ou jogo de tabuleiro.


    Então vamos falar do processo de desenvolvimento com mais detalhes.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*6Sk86pP7y52O06IWqPFNuw.jpeg

    Até onde vai sua criação?


    Por melhor e mais fantástica a sua concepção original, nem sempre dá para prever qual vai ser o resultado final.


    Em todas áreas de criação (arte, arquitetura, engenharia, design e outras) tudo parte de um projeto e passa por um elaborado processo de transformação.


    Existem questões criativas, tecnológicas e aspectos de marketing que podem alterar e modelar o resultado final do processo.
    Estar aberto para estas mudanças, adaptações e recriações é importante pois deixa espaço para o melhor resultado.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*f747kL7Tk8UGOwMc6upVWw.jpeg

    Primeiros Passos


    Nas fases iniciais seu projeto é ainda algo indefinido e frágil.


    Por isso tente acreditar na força da sua ideia pra conseguir enfrentar o que virá pela frente.


    Sim, serão cansativos meses de trabalho, tentativas e muitos erros. Você certamente vai precisar fazer e refazer várias coisas.
    É comum que os desenvolvedores alternem estados de euforia e depressão. Animação e desânimo. Alegria e tristeza. Faz parte desta empreitada. O mais importante é não desistir.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*4qTEsJ8IKwdEta_3zU7BZQ.jpeg

    Sua Caixa de Ferramentas


    Para montar seus protótipos existem alguns recursos artesanais que você pode fazer em sua própria casa.


    Você vai rabiscar, cortar, colar, montar, adaptar e usar alguns truques de montagem, usando vários tipos de recursos e ferramentas:


    • Cola Pritt em bastão (melhor que a cola comum);
    • Tesoura ou Faca olfa (com lâminas descartáveis);
    • Fita crepe, durex e outras ;
    • Réguas e esquadros;
    • Lápis, canetas hidrocor e marcadores;
    • Vários tipos de papel;
    • Alguns tipos de tintas (spray, acrílica e outras).


    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*6Aeiu_8oNHcjprfQSwLIsA.jpeg

    Outros itens que você pode usar: 
    (lembrando que reaproveitar é prático e ecológico)



    • Materiais e peças de jogos antigos podem ser reutilizados e/ou adaptados;
    • Tampinhas, botões, moedas e outros itens que sirvam como peças;
    • Caixas e pedaços de embalagens também podem ser úteis;


    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*c5OK5lOACpPYdlGpispHmA.jpeg

    Sua oficina de montagem


    O ideal é que você tenha uma mesa grande para trabalhar ou até o canto de uma estante. Não precisa ser um trabalho profissional, mas tente fazer o melhor possível dentro dos recursos que tiver. As primeiras versões nem precisam ser coloridas ou em papéis especiais.
    O importante é que dê para visualizar e testar aquilo a que se propõe o jogo, para poder obter as primeiras impressões.


    Exemplos práticos:


    CARDGAME (jogo de cartas):
    Use como base um baralho usado ou barato. Existe um protetor plástico transparente de cartas chamado sleeve, disponível nas lojas de boardgames em várias medidas. Com ele você pode montar suas cartas colocando na frente e no verso da carta e dentro do plástico protetor, um papel impresso ou desenhado com sua ideia de carta. O plástico protege o manuseio e permite que você teste as cartas do seu jogo.


    TABULEIRO (em variados formatos)
    Imprima o tabuleiro em papel comum, use então uma base mais rígida como papel kraft, cartolina ou outro material duro como base para colar o seu desenho.


    CAIXAS
    Tente achar ou adaptar uma caixa com formato compatível. Elas podem servir pra você guardar e transportar as peças e material do seu protótipo.


    Como escolher o material certo na montagem:


    Seus primeiros protótipos podem ser totalmente feitos a mão. É o que acontece com a maioria dos projetos.
    De qualquer forma, durante o desenvolvimento do jogo é bom você ir estudando o assunto e pensando na escolha dos materiais mais adequados conforme o estilo e proposta do seu jogo.
    Vamos ver alguns tipos de materiais e suas características:

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*aAqUdCLYVMAMIUAwm-t0qA.jpeg

    Papel
    É o material mais usado por ser versátil e com melhor qualidade de impressão permitindo vários tipos de acabamento (cortes especiais, dobradura e colagem).


    Plástico
    Resistente e barato. Mais indicado para jogos mais simples e produzidos em grande quantidade.


    Madeira
    Muito usado em formas básicas (cubos, círculos e outros) com aplicação de cor e recorte de figuras em MDF (madeira reciclada). É um material atrativo e ecológico.


    Tecido
    Ideal para acessórios como saquinhos, que com impressão em silkscreen (com tela) dão um toque personalizado a itens do jogo.


    Metal
    Para dar um toque artesanal e de luxo. As peças em metal podem imitar bronze, prata e ouro mas tem um custo maior de produção.


    Impressão em 3D
    Este é o material mais inovador. Permite reprodução e fidelidade nos detalhes mas só é viável para projetos maiores ou produção em escala.


    Pelo fato de muitos jogos terem vários tipos de itens, diversos projetos fazem uma combinação de materiais diferentes. Alguns itens especiais podem também ser oferecidos como extras, além da versão básica, com custo adicional.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*uhEXKR7I6C7esZs3tSb4Qg.jpeg

    Testando e Aprimorando
    O ideal é que a cada versão, o seu protótipo seja aprimorado em muitos detalhes:


    • nas regras e no balanceamento geral;
    • em relação ao número ideal de jogadores;
    • no tempo ideal das etapas/turnos;
    • na dinâmica e mecânica do jogo;
    • nas regras de contagem de pontos e premiações.

    Enquanto o visual geral do jogo ainda está próximo do básico você pode usar:


    • imagens já existentes (de forma ilustrativa);
    • clipartes e ilustrações vetoriais grátis (internet);
    • Colagens e montagens.

    Se tudo estiver indo bem e a sua ideia for se aprimorando, você deve começar a pensar em questões relacionadas às imagens e ao design das cartas (informações e legibilidade).


    É a hora do jogo começar a ganhar uma cara, ou seja uma identidade própria.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*aMTdlvKVHd8jW__jVVdrUA.jpeg

    Organizando design e ilustrações


    Existem muitos profissionais competentes no mercado. Hoje é possível acessar portifólios nacionais e internacionais e acertar detalhes pela internet, sem a necessidade de reuniões presenciais.
    O que é importante fazer:


    • Ter uma estimativa inicial de custos e definir quanto você vai poder investir em cada item do seu projeto;
    • Pesquisar o mercado e avaliar o trabalho de profissionais que estejam dentro do estilo que você procura;
    • Definir os elementos essenciais do jogo (imagens e design), apresentar o conceito geral e fazer orçamentos com vários profissionais;
    • O ideal é que tudo fique bem definido por escrito. O recomendando é um contrato com custo, prazos e responsabilidade das partes definidas.


    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*OCNUNayS1f0Vox0qe2bivw.jpeg

    Planejar e Fazer


    Durante essa etapa, serão várias decisões e opções a escolher.
    Por isso aqui vão algumas sugestões para você obter os melhores resultados:


    • Trabalhe com prazos;

    Um cronograma geral de tudo o que precisa ser feito e resolvido pode ajudar bastante;


    • Divida as tarefas;

    Tente montar uma equipe e delegar as responsabilidades, o trabalho em grupo traz troca de ideias e soluções melhores;


    • Seja criativo e adaptável

    Procure sempre a originalidade e soluções que possam trazer um diferencial atrativo para o seu projeto;


    • Avalie tudo periodicamente;

    Converse e troque ideias de vez em quando para ver o que está correndo bem e o que pode ser melhorado;
    Um protótipo até a forma final pode passar por várias versões diferentes.
    Saiba evoluir em todos os aspectos, fazendo da última versão algo bem próximo de um produto final.
    Isso poderá facilitar a sua produção e lançamento no mercado ou na apresentação para editoras ou possíveis financiadores.


    CHECK LIST — PARTE 2: 
    TENTE FAZER NA PRÁTICA



    1. Montando protótipos em casa — exemplos


    Projetos PNP — o que são:
    São jogos com arquivos disponíveis para você imprimir e montar em casa;
    Pela facilidade, estes projetos são uma ótima referência para quem está começando a montar protótipos.


    • Escolha e monte alguns, pra ver na prática como foram preparados as peças e materiais do jogo.
    • link de PNPs na Ludopedia: https://www.ludopedia.com.br/lista/3643/jogos-gratis-para-imprimir-e-jogar-pnp
    • Teste os itens do seu jogo em diversos tipos de material para ver qual deles se adapta melhor.

    2. Organizando seu trabalho:


    Pesquise versões de cronogramas e fluxos de trabalho (planilha, quadro, papel ou digital) e escolha algum que ache mais adequado. 


    Adapte do seu jeito, tente estabelecer prazos e tarefas para ter um quadro geral do seu projeto.



    3. Confira os fornecedores disponíveis:

    Seguem alguns exemplos de fornecedores de acessórios, peças e produção de protótipos:


    - Acessórios e peças: ludeka.com.br 

    - Impressão de protótipos e peças:
    (SP) ludenslab.com
    (
    RJ)
    www.gamemakercom.br


    Na próxima Parte [3], vamos falar de ajustes finais com exemplos de evolução de um protótipo e abordar questões relacionadas ao mercado de boardgames.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*GUyhu11gvvm5ff-q2E50Wg.gif

    Roberto Tostes
    desenvolvedor do Jogo — Sobrevivência na Amazônia — publicado em 2019 (jogosobrevivencia.com) .

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    Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]
    Transformar RPG em um jogo de tabuleiro - Parte 3

    Comentários:

  • dipi
    113 mensagens MD
    avatar
    dipi08/07/19 08:50
    dipi » 08/07/19 08:50

    Tem o kit da Ludeka também com vários componente pré-prontos que dá pra utilizar várias vezes.

    https://www.ludeka.com.br/KIT_GAME_DESIGNER?filter_name=kit

    2
  • robertotostes
    40 mensagens MD
    avatar
    robertotostes08/07/19 09:52
    robertotostes » 08/07/19 09:52

    dipi::Tem o kit da Ludeka também com vários componente pré-prontos que dá pra utilizar várias vezes.

    https://www.ludeka.com.br/KIT_GAME_DESIGNER?filter_name=kit

    Obrigado, amigo, pela sugestão
    Incluí a Ludeka , Ludens Lab e Game Maker como referência de peças e protótipos (RJ e SP)
    att
    Roberto Tostes

    1
  • Jairo Tx
    142 mensagens MD
    avatar
    Jairo Tx08/07/19 09:56
    Jairo Tx » 08/07/19 09:56

    Um papel resistente que encontrei a pouco que é ótimo para fazer tokens, tabuleiros e até caixas é o papel couro. Dá um certo trabalinho pra cortar mas é bem mais firme que o paraná. E aqui na minha cidade uma folha de A0 dele não é mais cara que do paraná.

    1
  • Luis Grotti
    62 mensagens MD
    avatar
    Luis Grotti08/07/19 13:31
    Luis Grotti » 08/07/19 13:31

    @robertotostes parabéns pelo texto. não lí a parte um e ao acessar pelo link que vc disponibiliza no início do texto ele não funciona. :( 

    0
  • robertotostes
    40 mensagens MD
    avatar
    robertotostes08/07/19 15:40
    robertotostes » 08/07/19 15:40

    Obrigado, Luis.Segue o Link corrigido: https://www.ludopedia.com.br/topico/31949/dicas-para-desenvolver-um-boardgame-parte-1Luis Grotti::@robertotostes parabéns pelo texto. não lí a parte um e ao acessar pelo link que vc disponibiliza no início do texto ele não funciona. :( 

    1
  • Luis Grotti
    62 mensagens MD
    avatar
    Luis Grotti08/07/19 15:44
    Luis Grotti » 08/07/19 15:44

    robertotostes::
    Obrigado, Luis.Segue o Link corrigido:  https://www.ludopedia.com.br/topico/31949/dicas-para-desenvolver-um-boardgame-parte-1Luis Grotti::@robertotostes parabéns pelo texto. não lí a parte um e ao acessar pelo link que vc disponibiliza no início do texto ele não funciona. :( 


    Obrigado Roberto!!!!

    1
Responder
Montando seu protótipo [Parte 2]
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