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  3. Root
  4. Dúvida sobre Revolta (Aliança)

Dúvida sobre Revolta (Aliança)

Root
  • danieltds
    36 mensagens MD
    avatar
    danieltds01/07/19 11:05
    danieltds » 01/07/19 11:05

    OTAVIO G JUNIOR::
    morreca::
    marciusfabiani::Se você já tem uma base numa clareira de coelho, não pode mais fazer revoltas em clareiras de coelho.

    O Vagabundo não é uma peça (token), logo não é afetado por uma revolta.

    Massa. Obrigado.

    Sobre a pergunta de origem, gostaria de saber se esta regra encontra-se expressa no manual pt-br ou foi uma interpretação lógica, obtida por dedução com base no conjunto de regras?? 
    Quando joguei com essa facção, o jogo ficou desinsteressante das duas formas, seja proibindo as revoltas, seja permitindo realizá-las livremente.  No primeiro caso, tira parte do brilho da facção, que é justamente o de promover as revoltas. No segundo caso, a facção fica tremendamente forte e torna a vitória inevitável.
    Numa ou noutra forma, a partida tornou-se desagradavelmente desinteressante para mim e para os demais jogadores da mesa, revelando uma espécie de  disfunção da mecânica desta facção, o que me leva a acreditar que o jogo não é assim tão bem coeso em suas regras, como dizem. 
    Também ficou claro que o manual é lacunoso em várias questões, tanto assim que foi preciso colocar vários folhetos com instruções na caixa, na tentativa de explicar o desenvolvimento do jogo mas, nem mesmo esse conjunto de folhetos conseguiu ao meu ver, sanar por inteiro as muitas das dúvidas que vão surgindo durante o setup o andamento da partida, sobretudo com essa facção.

    Na minha opinião você não poderia fazer uma revolta em uma clareira na qual a base correspondente já foi colocada porquê suas ações de construção são limitadas ao número de peças de construção que você possui. Além disso você não poderia deliberadamente destruir uma construção sua para poder construir em outro lugar. Seria como acabar seus guerreiros e você resolver sacrificar um para poder gerar outro em algum lugar que queira.
    Eu joguei duas partidas, seguindo essa regra, e a aliança ganhou as duas vezes.Uma foi muito apertado e a outra foi com mais folga.

    1
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn04/07/19 09:46
    lxndrnn » 04/07/19 09:46

    Sobre o questionamento do @OTAVIO G JUNIOR.

    Tudo o que o @marciusfabiani falou está no manual. Vou colocar em inglês pq tá mais fácil, se precisar em PT é só olhar no manual, no mesmo item que eu indicar.

    Sobre não poder fazer uma revolta em uma clareira que corresponda à uma base já colocada no tabuleiro:

    "8.4.1. Revolt. Remove enemy pieces and place a base and warriors, as follows. You may revolt any number of times. 
    I Choose Clearing. A sympathetic clearing matching an unbuilt base."

    Então o naipe da clareira escolhida para ter a revolta não pode ser igual ao de uma base que já foi construída (se ela ainda estiver no tabuleiro principal; caso ela tenha sido removida, e voltado ao tabuleiro do jogador, a revolta pode ser feita).

    Sobre o Malandro não ser afetado pela revolta:

    "9.2.2. Lone Wanderer. The Vagabond pawn is not a warrior, so he cannot rule a clearing or stop another player from ruling one. The Vagabond pawn cannot be removed from the map."

    Então o Malandro nunca poderá ser removido do mapa, sem exceções. Além disso, nada acontece com ele se houver uma revolta na sua clareira, inclusive ele não toma dano.

    [EDITADO EM 17/06/2020: HOUVE UMA ATUALIZAÇÃO DE REGRAS E AGORA SE O MALANDRO ESTIVER EM UMA CLAREIRA NA QUAL UM EFEITO DE "REMOÇÃO TOTAL" (ex: cartas de Favores e Revolta da Aliança) ACONTEÇA, O MALANDRO TEM DE DANIFICAR 3 ITENS]

    A Aliança é uma das 3 facções mais difíceis de jogar, mas se bem jogada ela pode ser mto difícil de ser batida. Tanto é que foi nerfada há algum tempo, pois era muito forte.

    Sobre a qualidade do manual, ele é bem completo, um dos mais completos de qualquer jogo, o problema é que a gente tem a tendência a não se atentar para termos técnicos ou para pressupor coisas que não estão nele. Então, se isso acontecer, a experiência vai ser ruim mesmo. O manual do Root foi escrito igual um manual de wargame, ele é completo e bem procedimental. Os folhetos que acompanham o jogo são uma maneira mais "simples" de aprender o jogo, mas eles são desnecessários. Se você ler a Lei de Root completa vai ter todas as regras lá.

    Sobre a qualidade do jogo (coesão das regras), ele é um dos jogos mais assimétricos que existem e também muito bem balanceado. Cada grupo que eu jogo acaba dizendo que uma facção é "roubada", mas todos os grupos divergem em relação à facção. Uns dizem que é o malandro, outros que é a aliança, outros que são os pássaros... isso, para mim, indica que o jogo é super bem balanceado. Se todas as facções são roubadas, então na verdade nenhuma é.

    Sobre a aliança, ela é uma das mais difíceis de ser jogada, mas também é uma das mais fortes (se jogada adequadamente)... a regra de revolta nasceu exatamente para evitar que ela ganhasse todos os jogos, mas o jogador, pra ganhar com ela, precisa ser inteligente em sua estratégia e, inclusive, ter mais de um jogo com a mesma facção.

    Isso dito, é importante lembrar que não tem problema nenhum você, ou o seu grupo, não gostar de determinados jogos... nenhum jogo é para todo mundo e todo grupo/pessoa tem suas preferências.

    6
  • lufepo
    26 mensagens MD
    avatar
    lufepo12/09/19 09:58
    lufepo » 12/09/19 09:58

    Quando o malandro vai a uma clareira com uma simpatia da aliança, ele deve dar uma carta a aliança ou nao? 

    Na minha interpretação não, pois o malandro não é um guerreiro e o manual diz q somente qnd guerreiros ocupam esta clareira. Estou certo ou errado?

    Caso esteja errado, no caso de deslizar (sem custo para mover) para uma clareira da simpatia, esse "sem custo" conta a carta tb ou so a bota?

    1
  • Rodrigo.Lima
    7 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo.Lima17/11/19 10:05
    Rodrigo.Lima » 17/11/19 10:05

    lufepo::Quando o malandro vai a uma clareira com uma simpatia da aliança, ele deve dar uma carta a aliança ou nao? 

    Na minha interpretação não, pois o malandro não é um guerreiro e o manual diz q somente qnd guerreiros ocupam esta clareira. Estou certo ou errado?

    Caso esteja errado, no caso de deslizar (sem custo para mover) para uma clareira da simpatia, esse "sem custo" conta a carta tb ou so a bota?

    O malandro só realiza o ultraje se estiver se movimentando com aliados (9.2.9 IIe).

    1
  • lufepo
    26 mensagens MD
    avatar
    lufepo26/11/19 18:44
    lufepo » 26/11/19 18:44

    Rodrigo.Lima::
    lufepo::Quando o malandro vai a uma clareira com uma simpatia da aliança, ele deve dar uma carta a aliança ou nao? 

    Na minha interpretação não, pois o malandro não é um guerreiro e o manual diz q somente qnd guerreiros ocupam esta clareira. Estou certo ou errado?

    Caso esteja errado, no caso de deslizar (sem custo para mover) para uma clareira da simpatia, esse "sem custo" conta a carta tb ou so a bota?

    O malandro só realiza o ultraje se estiver se movimentando com aliados (9.2.9 IIe).

    Tá errado isso aí, o malandro realiza ultraje se remover o marcador de simpatia (6.2.4). O 9.2.9 se refere somente nos casos em q ele está usando outras facções como aliados, nesse ponto n havia dúvidas.
    Talvez esteja se referindo a só realizar ultraje por movimento, nesse caso seria somente ao mover com aliados, nesse ponto eu concordo

    1
  • Raneron
    807 mensagens MD
    avatar
    Raneron21/12/19 22:57
    Raneron » 21/12/19 22:57

    Quanto ao recrutamento dos Marqueses/Rapinas, em uma clareira com simpatia... Aliança também deve receber a carta da clareira ou SOMENTE em caso de os guerreiros forem MOVIDOS até esta clareira?

    1
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn20/05/20 10:41
    lxndrnn » 20/05/20 10:41

    @Raneron sei que a tua dúvida é antiga e talvez já tenha solucionado, mas respondendo: a Aliança só ativa o ultraje quando uma simpatia é removida por outro jogador ou quando algum guerreiro de outro jogador se move para uma clareira simpática. 

    Colocar guerreiros, de fora, no mapa (por exemplo, Recrutar no caso dos Gatos e Pássaros ou Converter no caso dos Lagartos) não ativa o ultraje!

    No caso das Toupeiras (expansão que ainda não lançou no Brasil), o ultraje é ativado quando o jogador move guerreiros da Toca para uma clareira, visto que é usada uma ação de movimento.

    2
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