Sobre o questionamento do @OTAVIO G JUNIOR.
Tudo o que o @marciusfabiani falou está no manual. Vou colocar em inglês pq tá mais fácil, se precisar em PT é só olhar no manual, no mesmo item que eu indicar.
Sobre não poder fazer uma revolta em uma clareira que corresponda à uma base já colocada no tabuleiro:
"8.4.1. Revolt. Remove enemy pieces and place a base and warriors, as follows. You may revolt any number of times.
I Choose Clearing. A sympathetic clearing matching an unbuilt base."
Então o naipe da clareira escolhida para ter a revolta não pode ser igual ao de uma base que já foi construída (se ela ainda estiver no tabuleiro principal; caso ela tenha sido removida, e voltado ao tabuleiro do jogador, a revolta pode ser feita).
Sobre o Malandro não ser afetado pela revolta:
"9.2.2. Lone Wanderer. The Vagabond pawn is not a warrior, so he cannot rule a clearing or stop another player from ruling one. The Vagabond pawn cannot be removed from the map."
Então o Malandro nunca poderá ser removido do mapa, sem exceções. Além disso, nada acontece com ele se houver uma revolta na sua clareira, inclusive ele não toma dano.
[EDITADO EM 17/06/2020: HOUVE UMA ATUALIZAÇÃO DE REGRAS E AGORA SE O MALANDRO ESTIVER EM UMA CLAREIRA NA QUAL UM EFEITO DE "REMOÇÃO TOTAL" (ex: cartas de Favores e Revolta da Aliança) ACONTEÇA, O MALANDRO TEM DE DANIFICAR 3 ITENS]
A Aliança é uma das 3 facções mais difíceis de jogar, mas se bem jogada ela pode ser mto difícil de ser batida. Tanto é que foi nerfada há algum tempo, pois era muito forte.
Sobre a qualidade do manual, ele é bem completo, um dos mais completos de qualquer jogo, o problema é que a gente tem a tendência a não se atentar para termos técnicos ou para pressupor coisas que não estão nele. Então, se isso acontecer, a experiência vai ser ruim mesmo. O manual do Root foi escrito igual um manual de wargame, ele é completo e bem procedimental. Os folhetos que acompanham o jogo são uma maneira mais "simples" de aprender o jogo, mas eles são desnecessários. Se você ler a Lei de Root completa vai ter todas as regras lá.
Sobre a qualidade do jogo (coesão das regras), ele é um dos jogos mais assimétricos que existem e também muito bem balanceado. Cada grupo que eu jogo acaba dizendo que uma facção é "roubada", mas todos os grupos divergem em relação à facção. Uns dizem que é o malandro, outros que é a aliança, outros que são os pássaros... isso, para mim, indica que o jogo é super bem balanceado. Se todas as facções são roubadas, então na verdade nenhuma é.
Sobre a aliança, ela é uma das mais difíceis de ser jogada, mas também é uma das mais fortes (se jogada adequadamente)... a regra de revolta nasceu exatamente para evitar que ela ganhasse todos os jogos, mas o jogador, pra ganhar com ela, precisa ser inteligente em sua estratégia e, inclusive, ter mais de um jogo com a mesma facção.
Isso dito, é importante lembrar que não tem problema nenhum você, ou o seu grupo, não gostar de determinados jogos... nenhum jogo é para todo mundo e todo grupo/pessoa tem suas preferências.