eduguima::Oi, gostaria de saber a opinião de quem já jogou o A Song of Ice & Fire. Desde que apareceu no KS eu venho tentando acompanhar o que falam sobre esse jogo, e agora com ele na Catarse, o interesse voltou. O tema me parece muito bem implementado, mas a jogabilidade me parece simples demais, me parece que o jogo é basicamente avançar com as tropas e rolar dados de ataque e defesa uma vez em contato com as tropas inimigas, não me parece que há muitas escolhas difíceis a se fazer depois que vc fez o "deployment". Estou errado? Sobre wargames, nunca joguei nenhum Rank and File mas comecei a jogar ano passado o Infinity da Corvus Belli e gostaria de ouvir quem já jogou o Song Ice & Fire.
Eu tenho o KS gringo e achei muito bom. As regras realmente são simples e dinâmicas, mas vejo isso como uma qualidade. O jogo é muito mais do que simplesmente avançar tropas, o baralho tático, os anexos e principalmente o tabuleiro de intriga é o que faz o jogo brilhar. Vou tentar resumir o que esses tres elementos do jogo acrescentam:
1) Baralho tático - cada jogador começa com um deck de cartas da sua casa com mais algumas especificas do comandante escolhido, no inicio da rodada cada jogador começa com três cartas táticas na mão, essas cartas precisam de um "gatilho" para que possam ser jogadas, ou seja, uma determinada situação acontece no campo de batalha e permite que o jogador possa fazer uso dela (por exemplo: "quando uma unidade aliada é atacada"). Cada carta possibilita um efeito significativo para o jogo. Criando assim diversas possibilidades, como até se deixar ser atacado para "contra atacar" usando a carta.
2) Anexos - Neste jogo a escolha dos anexos é muito importante para a estratégia do jogo. Cada unidade (tropa) pode ter um anexo, que corresponde em sua maioria a um personagem para liderar a unidade em questão. É uma escolha difícil, pois as vezes temos que ponderar se é melhor ter uma tropa forte com um líder genérico ou uma tropa de força média mas com um personagem muito versátil como líder. Esses anexos possuem habilidades passivas que estão sempre ativas e/ou ordens que funcionam como os efeitos das cartas táticas, onde necessitam de um gatilho para serem ativados seus efeitos.
3) Intriga - Um pequeno tabuleiro com cinco espaços de alocação de "trabalhadores". Cada um desses espaços confere um efeito para quem o ativou. Esses "trabalhadores" são personagens que só podem ser utilizados dessa forma, cada um também possui habilidades especificas. A escolha da utilização da intriga é fundamental para a vitória, as vezes é interessante ativar um determinado espaço de alocação não porque você quer aquele efeito, mas para impedir que seu oponente usufrua dele.
Além disso é possível (mas muito difícil) combar cartas táticas, habilidades de anexos e intriga. Conseguindo fazer isso com certeza você causará um estrago considerável ao seu oponente.
Outro ponto relevante são os modos de jogo. São cinco lançados com a caixa básica e já tem disponível para download pela CMON mais três. Cada modo de jogo permite uma jogabilidade estratégica totalmente diferente da outra.
Na minha humilde opinião, é um jogo com muito mais do que "avançar com tropas e rolar dados de ataque e defesa".