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  3. Temáticas adultas são boas para RPG ?

Temáticas adultas são boas para RPG ?

  • avatar
    Angelucci31/05/19 11:30
    avatar
    Angelucci
    31/05/19 11:30
    108 mensagens MD

    Enfrentar dragões, explorar dungeons escuras e sinistras, desafiar a morte em arenas de gladiadores, explorar terras isoladas e cidades perdidas. Acredito que muitos aqui começaram no RPG desta forma e sempre será divertido fazer isso, afinal o RPG nos ajuda a usar a imaginação para criar um novo e incrível mundo onde realizamos nossas aventuras.


    Isso é muito divertido. Perdi a conta de quantas horas passei com amigos jogando com essa temática. As vezes tinhamos algumas variações de ambientação ou de tema, mas as aventuras eram sempre coloridas e Épicas.



    Por muito tempo achei que essa fosse a verdadeira cara do RPG, partidas ambientadas em mundos diferentes onde os personagens eram os protagonistas de aventuras que se transformariam em lendas. Seus feitos seriam cantados por bardos em tavernas espalhadas pelos reinos e aos quatro ventos.



    Não há nada de errado em jogar assim, muito pelo contrário é divertido demais. Sempre é bom reunir os amigos e passar algumas horas esmagando goblins, pilhando tesouros escondidos em alguma dungeon e enfrentando necromantes malvados encastelados em torres negras.



    Mas o RPG é só isso ?


    Quando fui ficando mais velho eu passei a jogar mais cenários mais “adultos” comecei pelo mega popular Vampire onde a interpretação era mais importante que as regras e fui tomando gosto pelos temas mais sombrios e sérios.


    Acabei descobrindo depois outros sistemas que permitiam esse tipo de jogo mais “dramático” como por exemplo Call of Chthulhu, Kult, In Nomine Satanis e outros. Isso foi mudando minha percepção sobre o jogo. Fui observando que uma partida de RPG pode ser tão densa e carregada de suspense e tensão quanto a vida real, dependendo do envolvimento dos jogadores.


    Foi neste momento que percebi que estava amadurecendo como jogador, não que seja errado os tema smais leves, mas eu estava buscando temáticas mais “adultas”, jogos onde os conflitos internos dos jogadores eram mais interessantes que o tradicionais matar-pilhar-destruir.


    Assim gostaria de propor um novo debate aqui na Ludopedia (até mesmo por que quero ter algumas referências para eventuais compartilhamentos que quero fazer aqui no portal), então peço a participação de todos neste debate.


    Horror, Terror, Suspense e Drama podem ser bons climas para uma partida de RPG ?


    É possível criar estes climas dentro de uma partida ou de uma campanha ?

    Estas temáticas atraem você como jogador ? Já teve alguma experiência com partidas com temáticas assim ?


    Participe conosco e deixe seu breve relato.


    Um abraço a todos e na dúvida sempre rolem a sanidade.



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    Comentários:

  • EdgarWZ
    240 mensagens MD
    avatar
    EdgarWZ31/05/19 12:37
    EdgarWZ » 31/05/19 12:37

    Angelucci::
    Assim gostaria de propor um novo debate aqui na Ludopedia (até mesmo por que quero ter algumas referências para eventuais compartilhamentos que quero fazer aqui no portal), então peço a participação de todos neste debate.


    Horror, Terror, Suspense e Drama podem ser bons climas para uma partida de RPG ?


    É possível criar estes climas dentro de uma partida ou de uma campanha ?

    Estas temáticas atraem você como jogador ? Já teve alguma experiência com partidas com temáticas assim ?


    Sim, são ótimos temas e muito atrativos. O problema é você conseguir uma mesa de pessoas interessadas e maduras o suficiente para se entregarem a representação de tais papéis e outro tanto é você ser uma narrador bom o suficiente para apresentar um cenário que alcance tal grau de imersão nessa temática. Uma combinação um tanto rara na minha experiência de se encontrar.
    Ademais é bem difícil criar uma verdeiro clima de horror/terror em qualquer rpg, mesmo os com temas voltados para isso. Tensão e drama numa partida são mais fáceis. Eu tive alguns personagens que se envolveram em grandes tramas dramáticas em rpgs como 7Sea e L5R.
    Horror e terror geralmente se resumem a uma jogada de dados para resistir ao medo sobrenatural da criatura e acaba virando o episódio do monstro da semana a ser morto pelo grupo.
    Por esse e por outros motivos eu desisti de mestrar/jogar rpg - cansei das velhas práticas do meu antigo grupo (ou talvez da limitação assim percebida por mim das pessoas com quem jogava :devil:) e migrei para os board games e descobri um continente lúdico muito mais interessante e direto. E também mais satisfatório.

    Ademais esses temas podem ser experimentados pela literatura, o que é sempre mais enriquecedor do que qualquer jogo.

    2
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7631/05/19 13:30
    ricardosantos76 » 31/05/19 13:30

    Acho que temas maduros e gêneros como drama e horror casam muito bem com RPGs, sim.

    A única ressalva, porém, é que depende muito dos jogadores e do mestre.

    No primeiro caso, a abordagem de temas maduros, não basta apenas o tema em si, mas a capacidade e vontade dos participantes trabalharem esse tema de um modo também maduro e que não ofenda ninguém, haja vista que certos temas são desconfortáveis, repulsivos ou considerados tabus para certas pessoas.

    Além disso considero que certos temas bastante sérios, e aqui é uma opinião pessoal, se tornam levianos quando abordados em uma atividade lúdica - um exemplo foi abordar a pedofilia e o abuso infantil no suplemento "Rage Across NY" de Werewolf; a repercussão foi tão negativa que o novo editor da linha, Ethan Skemp, quando assumiu, eliminou toda e qualquer referência ao tema. 

    Aliás, os autores da White Wolf adoravam passar essa imagem de maturidade, mas na maioria das vezes falhavam miseravelmente, pois queriam chocar e polemizar ao invés de tratar certos assuntos como mereciam.

    Ironicamente, um dos cenarcenmais maduros do primeiro "Mundo das Trevas" era Changeling, que abordava, de modo muito belo e melancólico, usando as fadas como metáfora, temas maduros e atuais como a perda da nossa identidade e nossas tradições culturais e sociais e os perigos inerentes à mudança pela mudança.

    Quanto a cenário ou sistema, é indiferente. Já tratei de muitos temas maduros em AD&D, Star Wars d6 e Shadowrun, por exemplo. 

    Aliás, cenários de fantasia são excelentes para trabalhar questões morais e éticas - e, nestes casos, busco sempre inspiração no Professor Tolkien, que deixava bem claro que não é o fim que justifica os meios, mas os meios que determinam o fim.

    Abraços e desculpe a longa mensagem.

    4
  • hildebrando
    499 mensagens MD
    avatar
    hildebrando31/05/19 15:23
    hildebrando » 31/05/19 15:23

    Tenho o mesmo pensamento do ricardosantos76.

    O cenário ou o sistema que voce estiver utilizando não define a abordagem de temas maduros na sua trama. É indiferente.
    Um cenário de fantasia medieval não esta restrito ao classico  "matar-pilhar-destruir".
    Cabe ao mestre querer abordar temas mais sérios e buscar interpretações mais realistas e aos jogadores serem receptivos quanto a isso e abraçarem a ideia.

    E outro ponto? O que define tema mais maduro? O fato de ser um cenario de terror e suspense? Não sei.
    Interpretar a forma com que um guerreiro lida com a morte num cenario fantastico já não seria uma abordagem mais madura? Demonstrar as motivações que ele possui para desembainhar a sua espada transformando esse ato em algo sério?
    Tratar um goblin, gnoll, dragão (o que quer que seja) como um ser igual a voce e não taxa-lo de mais um monstro a ser morto, ja faz voce abordar preconceito e inclusão social em plena epoca medieval.

    Ou seja, qualquer cenário pode ter uma abordagem mais profunda.


    4
  • Diego Azevedo
    11 mensagens MD
    avatar
    Diego Azevedo01/06/19 16:24
    Diego Azevedo » 01/06/19 16:24

    Acho que tem várias discussões em uma só no tópico hehe

    O horror e terror não necessariamente se apresentam como tema mais maduro, já o drama, possivelmente. O que já é consenso na comunidade é trabalhar com ferramentas de segurança e sessão zero, ou seja, o diálogo franco sobre o que será abordado, independente da temática. Particularmente eu prefiro dramas e vínculos pessoais em temáticas mais leves ou mesmo o velho matar e pilhar. Vez ou outra jogo algo de horror, mas sempre com uma abordagem mais amigável. 

    Eu tenho alguns RPGs nacionais que se aproximam de alguns temas mais adultos na minha coleção, Pesadelos Terríveis (Lampião), Arquivos Paranormais (Lampião), Movin'On (Historiart) (de minha autoria, inclusive), mas destes, só o primeiro eu jogo levando mais a sério pela mecânica de traumas e poderes demandar um pouco de seriedade ao lidar com traumas. O próprio Movin'On - que não tem pretensões de ser um jogo maduro - só joguei com mais seriedade quando narrado pelo Diego Bassinello da Câmara Obscura RPG que me deixou tenso do início ao fim.

    De qualquer modo, acredito que o sistema de jogo influencie muito na busca por um jogo mais sério. Você até pode abordar temas sociais e tensões maduras em um DnD, mas ele foi feito pra isso? Cabe aí buscar jogos adequados pra evitar cobrar do grupo o que faltou no gamedesign. Nesse sentido, eu discordo um pouco do que foi dito aí em cima. Claro, RPG é um jogo de conversação e a vivência do grupo interfere na experiência. Ok, existe uma cultura (brasileira?) no hobby que aborda tema e roleplay como antagônico as regras. Por outro lado, afirmar que tudo depende do grupo e da habilidade do mestre, me parece uma diminuição do papel do gamedesign em torno da proposta do jogo. Acho mais sensato encontrar o jogo certo pra essa proposta ^^

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7601/06/19 17:28
    ricardosantos76 » 01/06/19 17:28

    Diego Azevedo::
    De qualquer modo, acredito que o sistema de jogo influencie muito na busca por um jogo mais sério. Você até pode abordar temas sociais e tensões maduras em um DnD, mas ele foi feito pra isso? Cabe aí buscar jogos adequados pra evitar cobrar do grupo o que faltou no gamedesign. Nesse sentido, eu discordo um pouco do que foi dito aí em cima. [...]


    Diego, entendo seu ponto de vista como autor, mas respeitosamente vou discordar.

    Tenho uns bons anos e experiência razoável como mestre, e por experiência própria posso afirmar que não existe tema que não seja apropriado para qualquer sistema.

    É verdade que o cenário e o tema podem favorecer ou incentivar um determinado tipo de campanha, mas com raras exceções (Paranóia ou Toon, por exemplo) um bom mestre não deve se prender a isso - pelo contrário, ele deve ver o sistema como uma caixa de ferramentas utilizada para desenvolver seu mundo, seu cenário e sua campanha.

    Na década de 90 cansei de ouvir que "AD&D é só porrada" e, modéstia à parte, tenho orgulho de dizer que consegui mudar a percepção de vários jogadores com relação a isso.

    Tudo depende do mestre e da disposição dos jogadores. 

    Usando AD&D, Shadowrun, Savage Worlds e Star Wars d6 já abordei temas como escravidão, escolhas morais, ética em tempos de guerra, corrupção (política e espiritual), problemas sociais, terrorismo, autoritarismo, loucura, racismo, etc.

    Sempre, acredito eu, de maneira satisfatória e madura, sem leviandade ou banalização dos tópicos.

    Por outro lado, a imensa maioria das campanhas de Vampire (um jogo supostamente "denso e maduro") que testemunhei sempre descanbaram para o dramalhão mexicano ou "X-Men das Trevas". 

    Assim como já vi muita sessão de Call of Cthulhu cair no "terrir" e sessões de AD&D Ravenloft tensas do começo ao fim.

    Enfim, respeito e entendo sua opinião, mas por experiência pessoal, vou concordar em discordar.

    Grande abraço!

    6
  • Diego Azevedo
    11 mensagens MD
    avatar
    Diego Azevedo01/06/19 22:47
    Diego Azevedo » 01/06/19 22:47

    ricardosantos76::
    Diego Azevedo::
    De qualquer modo, acredito que o sistema de jogo influencie muito na busca por um jogo mais sério. Você até pode abordar temas sociais e tensões maduras em um DnD, mas ele foi feito pra isso? Cabe aí buscar jogos adequados pra evitar cobrar do grupo o que faltou no gamedesign. Nesse sentido, eu discordo um pouco do que foi dito aí em cima. [...]


    Diego, entendo seu ponto de vista como autor, mas respeitosamente vou discordar.

    Tenho uns bons anos e experiência razoável como mestre, e por experiência própria posso afirmar que não existe tema que não seja apropriado para qualquer sistema.

    É verdade que o cenário e o tema podem favorecer ou incentivar um determinado tipo de campanha, mas com raras exceções (Paranóia ou Toon, por exemplo) um bom mestre não deve se prender a isso - pelo contrário, ele deve ver o sistema como uma caixa de ferramentas utilizada para desenvolver seu mundo, seu cenário e sua campanha.

    Na década de 90 cansei de ouvir que "AD&D é só porrada" e, modéstia à parte, tenho orgulho de dizer que consegui mudar a percepção de vários jogadores com relação a isso.

    Tudo depende do mestre e da disposição dos jogadores. 

    Usando AD&D, Shadowrun, Savage Worlds e Star Wars d6 já abordei temas como escravidão, escolhas morais, ética em tempos de guerra, corrupção (política e espiritual), problemas sociais, terrorismo, autoritarismo, loucura, racismo, etc.

    Sempre, acredito eu, de maneira satisfatória e madura, sem leviandade ou banalização dos tópicos.

    Por outro lado, a imensa maioria das campanhas de Vampire (um jogo supostamente "denso e maduro") que testemunhei sempre descanbaram para o dramalhão mexicano ou "X-Men das Trevas". 

    Assim como já vi muita sessão de Call of Cthulhu cair no "terrir" e sessões de AD&D Ravenloft tensas do começo ao fim.

    Enfim, respeito e entendo sua opinião, mas por experiência pessoal, vou concordar em discordar.

    Grande abraço!

    Então, em resumo, não há bem uma discordância. Quero dizer, acho maravilhoso que no RPG possamos nos apropriar do jogo e criarmos nossa própria experiência muito mais que em um BG - e acho realmente ótimo que você tenha conseguido toda essa diversidade em suas mesas - mas a questão continua, esses jogos foram feitos pra isso mesmo? Até existem ferramentas que possam ser usadas em vários desses jogos para diversificar a experiência a partir da habilidade do mestre, mas sempre haverá aquele jogo que foi feito exatamente para o que o grupo busca sem precisar de habilidade alguma por parte da mesa. Mas como você mesmo pontuou, esse sou eu autor de jogo narrativista - e acrescento - que entrou no hobby com jogos contemporâneos com propostas de experiência bem fechadas. Será que influencia no meu pensamento? Com certeza haha

    3
  • Angelucci
    108 mensagens MD
    avatar
    Angelucci03/06/19 10:00
    Angelucci » 03/06/19 10:00

    Acabei sugerindo os temas Terror e Horror como cenários mais maduros porque são quase sempre neles que a gente percebe essa tentativa de adaptação de comportamento de jogo mas eu também acredito que os climas mais densos e dramáticos podem ser empregados em qualquer ambientação, não necessariamente horror ou terror. A proposta do debate é exatamente se nos enquanto Jogadores e Mestres conseguimos adaptar nosso comportamento em mesa em face destes temas mais sombrios.


    Uma conversa prévia com os jogadores é fundamental, porque as abordagens mais dramáticas podem esbarrar em conflitos internos dos próprio jogadores, por exemplo utilizar um plot onde algum personagem tenha algum problema com drogas de abuso pode trazer referencias para algum jogador que enfrente tal problema em sua vida real. A mesma coisa pode ser dita com relação a medos e fobias.


    Me lembro que uma vez participei de uma live action de Vampiro onde uma das jogadoras acabou ficando emocionalmente abalada porque numa das interações um dos outros jogadores abordou assuntos sobre violência contra a mulher que fizeram a ponte com situações que ela havia vivido pessoalmente. Inclusive encerramos a sessão de jogo prematuramente em virtude do ocorrido.



    Acho que há essa necessidade do "contrato social" para a partida, a finalidade do jogo é que todos se divirtam e se foi tomada a decisão de um jogo mais sério todos os jogadores precisam estar cientes e concordando com a opção. Afinal estamos jogando para nos divertir e não para causarmos desconforto nos amigos.





    3
  • Diego Azevedo
    11 mensagens MD
    avatar
    Diego Azevedo03/06/19 17:31
    Diego Azevedo » 03/06/19 17:31

    Falando de jogo com tema maduro, ontem joguei Veridiana, um jogo narrativo sobre animais exilados em busca desse lugar ideal chamado Veridiana, e que jogo tenso e pesado. A arte engana muito. 

    Realmente, é preciso que haja uma sintonia entre o que as regras propõem e a expectativa do grupo, se não, além de talvez ativar gatilhos, outro problema seria, o que geralmente acontece, se tornar uma sátira, galhofa. hehe

    1
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